Home Office & Maternidade

Como ser produtiva trabalhando com os filhos em casa



Lockdown, home office e escolas fechadas: palavras que estão deixando as mães de cabelo em pé!

Não importa se você é empreendedora ou funcionária. Não importa se já trabalha em home office ou se nunca o fez.

Conciliar o trabalho em casa com aulas online, além de gerenciar o seu equilíbrio emocional e do restante da família, têm sido um grande desafio no momento atual.

Mas calma! Não é necessário amarrar os filhos para conseguir trabalhar de casa.

Eu sei que parece impossível ser produtiva tendo que dar conta de tudo isso ao mesmo tempo, e por isso, abaixo eu compartilho com você algumas dicas que eu mesma coloquei em prática na minha rotina e que vão te ajudar a superar esse período da melhor forma possível.

Como ser produtiva trabalhando com os filhos em casa


Então, por onde começar?

Antes de qualquer coisa, diminua suas expectativas: não espere que você vá conseguir trabalhar a mesma carga horária de antes com a mesma dedicação. Não espere que vai ter o mesmo nível de concentração e foco de quando está na empresa ou sozinha em casa. Quando você começa por aceitar que as coisas não serão como antes, já vai sentir um grande alívio e assim, fica mais fácil de fazer o que precisa ser feito, da forma conseguir fazer e no tempo que for possível.

Faça combinações prévias com chefes e clientes: nada como se antecipar e informar todos aqueles que dependem do seu trabalho. Compartilhe que estará com as crianças em casa e que talvez não possa responder de imediato quando lhe enviarem uma mensagem, que será necessário um prazo maior para a entrega de algo importante ou que talvez seja interrompida enquanto estiver em uma vídeochamada. Enfim, reporte a eles sua situação para que possa compreender o que se passa e assim, evitar futuros inconvenientes ou insatisfações.

Monte um cronograma para as crianças: crianças precisam de rotina. Para que eles possam saber o que irá acontecer ao longo do dia e assim, aumentar as possibilidades de evitar que eles lhe interrompam, monte um cronograma e coloque em local visível, especificando o horário das aulas, horário dos lanches e refeições, horário para brincar e eletrônicos, horário para estar com você. Dessa forma eles também aprendem que há horário para cada coisa e que precisa ser respeitado.

Como ser produtiva trabalhando com os filhos em casa

Quando for trabalhar, elimine distrações: como provavelmente sua carga horária de trabalho acabará sendo menor, nos momentos em que estiver trabalhando, elimine distrações para aproveitar o tempo da melhor forma possível, evitando erros e um possível retrabalho. O que seriam as distrações? Notificações de redes sociais, muitas abas abertas no computador, televisão ligada, desorganização na mesa de trabalho. Quanto mais foco puder colocar naquilo que estiver fazendo, melhor será o resultado e antes estará feito.

O possível não é inimigo do ideal: eu sei que na sua cabeça, existe aí uma rotina ideal, uma postura ideal, um resultado ideal, mas, nem sempre o ideal acaba acontecendo, ainda mais nesse momento. Por isso, lembre de fazer o possível, o que estiver ao seu alcance, o melhor de acordo com a situação. O possível não é inimigo do ideal.

Combine um sinal com as crianças para evitar interrupções: para que as crianças não fiquem lhe interrompendo a todo momento, combine algum sinal com elas que signifique que você está ocupada e não poderá ser interrompida. Pode ser uma plaquinha na porta do seu local de trabalho, um objeto em cima da sua mesa ou ainda, podem combinar bilhetes por debaixo da porta quando eles quiserem algo. Enfim, use sua criatividade! 

Trabalhe enquanto eles dormem: essa é uma frase que pode valer para esse momento, mas “eles”, não são outras pessoas e sim, seus filhos. Às vezes, mesmo colocando todas essas dicas em prática, fica difícil de conseguir trabalhar durante o dia (falo por experiência própria) e nesse caso, uma opção é realmente aproveitar para trabalhar enquanto eles estão dormindo, não tem jeito. Seja levantando mais cedo ou indo dormir mais tarde. 

Novos tempos pedem mudanças. 

Novos tempos, pedem adaptações.

Novos tempos, pedem menos expectativa e mais realidade.

Desejo que você possa tirar o melhor proveito desse momento e possa dar o seu melhor diante da sua realidade.

Isso também vai passar.





NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching