Indisciplina, sinônimo de falta de vontade

Combater a falta de disciplina tem sido desafio constante na vida de muitas pessoas



É meus amores, faz tempo que não apareço por aqui, e o assunto que trago hoje para nossa reflexão é justamente o “culpado” pela minha ausência. Foram alguns meses sem escrever, e assim como a disciplina, a indisciplina é um hábito, no primeiro mês, estava bastante atarefada com outras atividades e “dei a desculpa” de que estava sem tempo, no outro mês, ainda a mesma conversa, até que reconheci que era falta de vontade, preguiça mesmo.

Sim, falta de sentar, escolher um tema, levantar informações e escrever.

Grande parte dos meus clientes de Coaching, me procura por causa da falta de disciplina.

Embora indisciplina e rebeldia sejam sinônimos no dicionário, a aplicabilidade destas duas palavras em nosso dia a dia é bastante diferente.

A rebeldia, eu entendo como intencional, ela tem um fim, um propósito, que é contrariar, transgredir uma regra.

Já a indisciplina, é vazia, sem propósito. É a ausência de atitude.

Quem me conhece, sabe o quão clara sou, e não faço rodeios para dizer o que precisa ser dito, então, indisciplina, nada mais é do que a fraqueza de vontade. É a rejeição da nossa própria produtividade.

Pessoas funcionais, ou seja, sem distúrbios mentais, psicológicos, que sabem o que precisa ser feito e simplesmente não fazem, não fazem por falta de vontade, e ponto final.

O grande problema, o que mais incomoda a maioria das pessoas ditas indisciplinadas, não é a falta de disciplina, mas sim, as consequências, a falta de resultados.

As pessoas, lá no íntimo, não querem ser disciplinadas, elas querem os resultados que as pessoas disciplinadas têm.

Muitas vezes, essas pessoas buscam por atalhos, uma maneira mais fácil, mais rápida, menos trabalhosa de fazer algo, e em alguns casos, esta estratégia pode funcionar. Acontece que algumas coisas na vida, principalmente aquelas mais importantes, são construídas, e construção não se faz com atalhos.

Imagina construir um prédio sem fazer a fundação? Vocês já observaram uma construção de prédio, quanto tempo leva entre a fundação e o edifício começar a subir? É muito tempo, muito trabalho, escavando, colocando ferro, concreto. Parece até um desperdício, não é?

É um trabalho que não aparece, é um dos trabalhos mais pesados em uma obra, e no final, vai ficar escondido, mas é justamente o que dará sustentação a todo o resto.

Na vida, a disciplina é assim, é fazer aquilo que tem que ser feito, na hora que deve ser feito, mesmo que os resultados não sejam evidentes de imediato.

Construir uma carreira, uma família, uma amizade, um corpo saudável e bonito, uma vida financeira estável, relacionamentos sadios, exige disciplina.

Para construirmos uma carreira, temos um período de construção do conhecimento, desenvolvimento de habilidades, e se desejamos ter sucesso, isso segue pela vida toda. Precisamos ser assíduos com nossas atividades, comprometidos, dedicados.

Para construirmos uma família verdadeiramente feliz, precisamos passar por todas as etapas anteriores com integridade, cuidado.

E com a nossa saúde? Somos resultado daquilo que comemos, daquilo que pensamos, daquilo que fazemos. Não é aquele docinho que acaba com a nossa dieta, mas sim aquilo que consumimos nas 24 horas do nosso dia. E nossos pensamentos? São eles que levam às nossas atitudes. É inevitável que um dia estejamos mais negativos, pessimistas, isto é normal, o que não é normal, é que isso seja nosso padrão.

E sobre conquistar uma vida financeira estável? Requer abrir mão de prazeres imediatos, requer trabalho, equilíbrio, e tudo isso se constrói com disciplina.

Então, quando me perguntam qual é o primeiro passo para ter disciplina, eu respondo que é ter um objetivo, um objetivo claro e importante. Ter disciplina e não ter um objetivo não serve para nada, assim como ter um objetivo e não ter disciplina, não te leva a lugar algum.

Seguindo com o “papo reto”, e porque a vida é feita de escolhas, não posso deixar de dar um conselho.

Se você quiser continuar a sua vida do jeitinho que é, fazendo apenas aquilo que você quer, na hora que você quer, está tudo bem também. Só alinhe suas expectativas, porque frustração nada mais é do que expectativa mal dimensionada.

Um grande beijo, é muito bom estar de volta, porque não estava satisfeita com a minha indisciplina.


Renata Cunha

Personal e Professional Coach, membro da Sociedade Brasileira de Coaching

Renata Cunha, 39 anos, é membro da Sociedade Brasileira de Coaching (SBCOACHING) desde 2016. É formada em administração de empresas pela Universidade de Taubaté – UNITAU – com pós-graduação em gestão de logística empresarial pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP. 15 anos de experiência em gestão de pessoas. Possui uma carreira sólida na área financeira em multinacionais. O coaching entrou em sua vida quando, informalmente, conheceu o idealizador do Instituto Life Coaching e grande amigo Mario Meireles, que em pouco tempo, a mostrou o caminho para aquilo que viria a ser sua missão de vida. Ele a dizia: “você é coach, só não sabe disso ainda”. Sua missão: despertar nas pessoas o que de melhor possuem dentro de si, e ajudá-las a desabrochar, encontrando seus verdadeiros propósitos. Acredita que a vida é curta demais para ser pequena e que somos grandes demais para não doarmos o nosso melhor ao mundo.




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching