Investir na carreira é uma boa escolha para os jovens

Um dos segredos para construir um planejamento inteligente ainda na juventude é a paciência



Ser jovem não é nada fácil. Nessa fase da vida, as pessoas têm sonhos e dúvidas ao mesmo tempo em que começam a construir uma trajetória profissional. Investir na carreira nem sempre aparece entre as prioridades dos jovens. Nesta fase, muitos pensam em deixar a casa dos pais e conquistar uma casa própria.

A busca pela concretização desse objetivo envolve um planejamento financeiro e bastante comprometimento, já que se trata de um bem de consumo de alto valor. A reflexão que proponho neste artigo é a busca pelo equilíbrio entre um sonho como a casa própria e a importância de investir na carreira como forma de garantir um futuro mais confortável.

A ideia deste post é resultado do questionamento de um seguidor, que, aos 27 anos, planeja-se para deixar a casa dos pais em 2020. Sua pergunta dizia respeito a uma possível antecipação desse objetivo por meio de um maior esforço de poupança. Mas, e se a opção mais racional fosse investir na carreira e adiar o objetivo em, digamos, cinco anos?

Investir na carreira é enxergar mais à frente

O exemplo que apresentei no parágrafo anterior é bastante emblemático e reflete uma preocupação muito pertinente dos jovens. É natural a vontade de antecipar a saída da casa dos pais, já que isso representa muito em termos de independência e liberdade.

Mas devemos parar para pensar que uma escolha racional aos 27 anos pode representar décadas de prosperidade no futuro. Priorizar investimento na carreira pode significar o adiamento do sonho de morar sozinho, mas pode ser muito benéfico em médio e longo prazo.

Essa opção desperta dúvidas porque, de início, as pessoas veem muito dinheiro empregado no aprimoramento do currículo e carregam certa insegurança diante de mercados competitivos. Pode surgir o questionamento: “Será que essa atualização garante ganho em meu currículo?”.

Claro que não se trata de uma fórmula matemática. Mas a tendência é que o investimento na carreira sempre gere bons frutos, mesmo que leve alguns anos até acontecer o desejado salto salarial.

A pressa é inimiga da perfeição

Um dos segredos para construir um planejamento inteligente ainda na juventude é a paciência. É preciso sabedoria para adiar um sonho como a casa própria em nome de um fortalecimento do currículo, que deve ser recompensador mais à frente. Talvez, a pessoa não consiga morar sozinha aos 30 anos, mas aos 35 terá um salário mais alto que só foi viabilizado por conta do seu invejável currículo.

A partir daí, ela terá toda a tranquilidade para planejar uma mudança e, inclusive, poderá buscar um imóvel dentro de um padrão mais alto depois do aumento salarial. Adiar um grande objetivo em nome da carreira pode ser a melhor resposta quando se é jovem e se tem o futuro pela frente.

Investir na carreira pode ser decisivo para um futuro próspero. Claro que a construção de um bom padrão de vida não se resume à dedicação em relação aos estudos, há muitos outros fatores que compõem o conceito de Inteligência Financeira. Clique aqui e aprenda mais sobre o tema.

 

Por: Portal Money Times





NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching