Ler ou ler, eis a questão!

Prazer e propósito, a dupla de sucesso que nos leva à realização!



Em uma das minhas consultas com minha astróloga (diga-se de passagem que a astrologia é uma ciência desconhecida para muitos, mas que impacta diariamente em nossas vidas, acreditando ou não), ela me falou algo sobre a mania de ler várias obras ao mesmo tempo que me fez pensar a respeito. Sempre fui aquele perfil frenético para leitura, me empolgo com vários títulos, livro na bolsa, no carro, no trabalho, no sofá, no banheiro, vários começados, poucos de fato terminados. Sem autojulgamento, mas percebi que isso não me ajudava muito, me perdia facilmente no assunto e no tempo. E estava claro pra mim que isso eu não queria, afinal de contas o tempo não volta e eu literalmente não pretendo desperdiçá-lo. 

Menos é mais.

Na ânsia de acelerar nosso desenvolvimento pessoal, nos pegamos lendo vários livros, nos inscrevendo em cursos variados (os convites “gratuitos” pipocam o tempo todo nas nossas telas), ouvindo a diferentes podcasts, nos conectando a vários mestres gurus, e assim, sem propósito claro e organizado, enchemos nosso balaio da sabedoria com frases bem elaboradas, fórmulas para uma vida abundante e feliz, relatos e histórias inspiradoras, mas que caem no esquecimento com a mesma rapidez que entramos em contato com elas.

Saiba como adquirir conhecimento.

Em primeiro lugar, decida o tipo de conhecimento especializado de que precisa e o propósito a que se destina. O conhecimento adquirido deve ser organizado e colocado imediatamente em prática, com uma intenção definida. O que aprendemos só tem valor se for aplicado e de preferência com um fim louvável. O período de aquisição do conhecimento não termina com o final de um livro, da palestra sensacional que acabou de assistir, ou de uma aula com um professor espetacular.

O cérebro responde ao seu pedido.

Voltando a história da minha astróloga, menos é mais, leia e releia o mesmo material várias vezes, conecte-se profundamente com a riqueza de conteúdo o qual acabaras de descobrir. Pratique o que fizer sentido para você em seu momento atual. Não há problema algum em ler dois ou três livros simultaneamente, aliás, o cérebro abre o espaço para mais memória que precisa para o novo encaixe. Tem seu lado positivo, mas faça sua autoavaliação, afinal de contas, tem alguns materiais que não precisam chegar até o fim para saber do que se trata. 

Se dê o luxo de se envolver em atividades agradáveis, que te traga prazer, alinhadas com seu propósito e carpe diem!


Ana Ferrer

Treinadora Comportamental

- Educadora Cultural e empresária no ramo educacional há 28 anos. - Formada em Letras com especialização em Gestão Escolar. - Pós graduanda pela PUCRS em Neurociência e Comportamento. - Positive Coach e Master em Programação Neurolinguística. -Fundadora do Projeto A.Cor.Da! para jovens adolescentes e professores "Busco a felicidade e inspiro pessoas a fazerem o mesmo. Amor próprio, autoconhecimento e aprendizado constante nos levam à plenitude."    




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching