Luz e sombra: como você lida com seus sentimentos

Somente quando temos coragem suficiente para explorar a escuridão, descobrimos o poder infinito de nossa própria luz.



Em um dos filmes do Harry Potter, Harry ficou achando que era mau porque andava com raiva o tempo todo e tinha sentimentos perversos.

Sirius disse a ele: “Você não é uma pessoa má. Você é uma pessoa muito boa a quem coisas ruins aconteceram. Além do mais, o mundo não está dividido entre pessoas boas e Comensais da Morte.”

Todos temos luz e trevas dentro de nós. O que importa é a maneira como escolhemos agir. Este é quem você realmente é.

Aquela história do anjinho e do diabinho que ficam sobre os nossos ombros, falando aos nossos ouvidos, é verdade. Eles existem. E passamos a dar mais ouvidos ao diabinho quando negligenciamos certas coisas.

Se não reconhecemos e não nos reconciliamos com nossa escuridão, com nossos conflitos, começamos a acreditar que há algo de errado conosco, que somos maus, defeituosos e, pior ainda, começamos a agir com base nestas crenças.

É difícil falar sobre este assunto. Mas essa conversa não tem metade do perigo produzido pelo silêncio.

Quando nossa autoestima não está em jogo, estamos muito mais dispostos a ser corajosos e a correr o risco de mostrar nossos dons e talentos.

Mas quando nos conhecemos verdadeiramente e principalmente, aceitamos que não somos perfeitos, damos espaço à autovalorização.

A autovalorização nos inspira a ser vulneráveis, a compartilhar sem medo e a perseverar. Aquele medo profundo que todos temos de errar, de ser decepcionados e de nos sentir menos do que o outro é o que nos impede de assumir os riscos indispensáveis para evoluir.

A vergonha se transforma em medo; o medo conduz à aversão ao risco; a aversão ao risco aniquila a inovação.

Haverá fracassos, equívocos e reprovações. Se quisermos ser capazes de avançar em meio às duras decepções, aos sentimentos de ingratidão e às tristezas, que são inevitáveis em uma vida plena e bem vivida, não podemos achar que os revezes são provas de que somos indignos de amor, de aceitação e de alegria. Se fizermos isso, nunca nos mostraremos de verdade e nunca tentaremos de novo.

Lidar com nossa sombra dói. Pode ser decepcionante e até devastador. Mas o sucesso externo e a aprovação dos outros não são os valores que devem nos controlar. Nosso maior valor é a nossa coragem. Nós somos corajosos e não devemos nos envergonhar por isso.

Por fim, vai esse texto lindo de Marianne Williamson:

“É a nossa luz, não nossa escuridão, que mais nos assusta.

Nós nos perguntamos: – Quem sou eu para ser brilhante, lindo, talentoso, fabuloso?.

Na verdade, quem é você para não ser? Você é um filho de Deus.

Você, pensando pequeno, não ajuda o mundo. Não há nenhuma bondade em você se diminuir, recuar para que os outros não se sintam inseguros ao seu redor.

Todos nós fomos feitos para brilhar, como as crianças brilham. Nós nascemos para manifestar a glória de Deus dentro de nós. Isso não ocorre somente em alguns de nós; mas em todos. Enquanto permitimos que nossa luz brilhe, nós, inconscientemente, damos permissão a outros para fazerem o mesmo.

Quando nós nos libertamos do nosso próprio medo, nossa presença automaticamente libertará outros.” – (Marianne Williamson)


Renata Cunha

Personal e Professional Coach, membro da Sociedade Brasileira de Coaching

Renata Cunha, 39 anos, é membro da Sociedade Brasileira de Coaching (SBCOACHING) desde 2016. É formada em administração de empresas pela Universidade de Taubaté – UNITAU – com pós-graduação em gestão de logística empresarial pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP. 15 anos de experiência em gestão de pessoas. Possui uma carreira sólida na área financeira em multinacionais. O coaching entrou em sua vida quando, informalmente, conheceu o idealizador do Instituto Life Coaching e grande amigo Mario Meireles, que em pouco tempo, a mostrou o caminho para aquilo que viria a ser sua missão de vida. Ele a dizia: “você é coach, só não sabe disso ainda”. Sua missão: despertar nas pessoas o que de melhor possuem dentro de si, e ajudá-las a desabrochar, encontrando seus verdadeiros propósitos. Acredita que a vida é curta demais para ser pequena e que somos grandes demais para não doarmos o nosso melhor ao mundo.




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching