Não tenho palavras para agradecer!

Seis (06) dicas e um conselho, imperdíveis



Como tudo na vida, a leitura deve ser praticada na medida certa. Nem demais, para não nos tornarmos confusos e indecisos, nem de menos, para não nos tornamos mal informados e obsoletos. 

Ao longo da minha trajetória li vários livros, não muitos, mas o necessário para poder aplicar ao máximo, cada um deles.

Neste artigo, vou trazer, como já digo no início, 06 dicas de leitura e no final um conselho. Sabendo, como o ditado diz, que se conselho fosse bom não seria dado, mas vendido, vou considerar que toda regra tem exceção e ditado não é lei.

Para começarmos quero deixar bem claro que esta é a minha forma de agradecer, em primeiro lugar à Deus, e depois a todos os autores das publicações que estarei citando.

Dica número um (01)

Gerência Descomplicada. Esta publicação foi o primeiro livro que teve uma relevância muito grande em minha vida profissional. Acredito que muitos já leram. 

Em um dos meus livros cito a frase deste livro que me marcou, que diz: É responsabilidade do administrador criar um ambiente onde todos encontrem oportunidades.

O conteúdo deste livro foi publicado pela revista exame em 1984. Há muitos conceitos nele que ainda aplico, até hoje. Se você ainda não leu, vale a pena. O autor é Richard S. Sloma.

 

Dica número dois (02)

O sucesso não ocorre por acaso.

Esta publicação (livro) é de autoria do Dr. Lair Ribeiro. Foi através dele que conheci a ciência do sucesso. Foi através desse livro, quando foi lançado em fascículos, também, por uma revista, onde vinha acompanhada de vídeos em CD, ou DVD, não me recordo agora, que passei a ter interesse em fazer vídeos, também. 

Naquela época não tínhamos o Youtube. Hoje, já gravei duas séries que estão publicadas no Youtube e distribuídas no Linkedin, também. É uma leitura muito interessante, também, para quem ainda não leu.

 

Dica número três (03)

Gerenciando sem recorrer a soluções paliativas

Esse livro foi muito marcante. Marca o momento em que escrevi minha primeira publicação: Administração Para Todo Tipo de Negócio 

Foi usando os conhecimentos desse livro e os que eu já tinha que implementei o Programa de Melhoria Contínua em uma das maiores e melhores empresas de Tubos de Concreto do Brasil, de 2002 a 2004.

Adquiri esse livro em uma feira de livros. Com ele aprendi, apliquei e fixei o propósito de realizar mudanças duradouras. Ótimo conteúdo.

Gerênciando sem recorrer a soluções paliativas: Um programa totalmente integrado para criar e Manter o Sucesso Organizacional De Ralph H. Kilmann, Rio de Janeiro, Editora Qualitymark, 1991, 263 páginas. Tradução brasileira de “Managing Beyond the Quick Fix” por associação Alumni – Janice M. Louzada.

 

Dica número quatro (04)

Estratégia em perspectiva

Esse foi outro livro que chegou para mim de forma muito especial e já o citei em minhas publicações. Vou deixar aqui um pequeno trecho que gostei muito:

Richard K. Lochridge, 1984. Liberte a intuição. Página 308.

Todas as organizações podem se tornar mais intuitivas. Para que isso aconteça, a liderança deve reconhecer que a intuição funciona melhor quando as pessoas criativas têm a oportunidade de reconhecer padrões que os outros não podem perceber.

A capacidade de reconhecer novos padrões é amplamente melhorada quando lançamos mão do conhecimento coletivo e da experiência da empresa.

Estratégia Em Perspectiva The Boston Consulting Group Carl Stern E George Stalk. Livro em Português (Brasil) Editora: CAMPUS Ano: 2002. 

 

Dica número cinco (05)

Reconstrua sua vida – Como sobreviver às crises

Por mais incrível que possa parecer, não costumo ler livros evangélicos, mas, seria ingrato se não citasse esse livro, pois o mesmo me ajudou muito a superar uma das maiores crises que tive, até hoje.

Vou citar um pequeno trecho que li recentemente: 

“Se Deus é por nós, quem será contra nós? ”

Faça algo maior do que você já fez. Posso falar por experiência própria, porque, na verdade, estou fazendo coisas maiores hoje do que já fiz antes. Essa é a razão pela qual as cicatrizes estão se tornando estrelas.

Use a imaginação. Expanda sua mente. Consulte um especialista. Tenha uma grande ideia, algo maior do que você já tentou fazer antes. E siga em frente, com a ajuda de Deus, que você transformará suas cicatrizes em estrelas.

Reconstrua Sua Vida – Como Sobreviver às Crises de Dale Galloway – Casa Nazarena de Publicações.

 

Dica número um (06)

Bíblia Sagrada.

Esse é o livro (escrituras sagradas) da minha alma. Dispensa apresentações. Essa é a minha leitura e meditação diária.

 

Conselho Único

Leia sempre. Aplique ao máximo. Seja grato.

Em alguns momentos muito especiais, ficamos sem palavras que possam expressar a nossa gratidão. Normalmente, isto ocorre por termos ouvido ou lido algo que aplicamos e se tornou magnifico em nossas vidas.

Não termos palavras para agradecer é não conseguirmos reconhecer verbalmente o que só as lágrimas de um sincero entusiasmo reconhecerão.

Gratidão à Deus e a todos.


Osmar Marinho

Consultoria Empresarial

Iniciou no SEBRAE, como Técnico estagiário, em 1983, em seguida, atuou como Assistente de RH, Auditoria Interna, Administrativo de Vendas, Coordenador de Vendas, Coordenador de RH, Gerente Administrativo, Gerente Operacional, Consultor Técnico, Consultor de Administração, Consultor Empresarial. Escreveu e publicoui de forma independente os livros CHAMADO PARA VENCER e o 7 JOÃOZINHOS 7 MARIAZINHAS - TRANSFORMANDO ATITUDES EMPREENDEDORAS EM SUCESSO. Seu maior objetivo é cumprir seu juramento de honrar a sua profissão de administrador ajudando a transformar pessoas, empresas e a sociedade, deixando um legado digno de sempre se importar com todos, sem acepção. Linkledin: linkedin.com/in/osmar-marinho-de-santana-21493972




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching