Networking em tempos de quarentena

O Covid-19 mudou as nossas vidas.



Estamos há cerca de 60 dias em casa (quem pode estar). Deixamos de ir para o escritório, não marcamos mais happy hours e nem almoços de trabalho. Nem por isso você deveria deixar o seu networking de lado. Te falo o por quê!

A crise do Coronavírus chegou e deixou a vida de muitas pessoas de pernas para o ar. Profissionalmente, estamos vivendo uma experiência totalmente nova. Você pode achar que está mais fácil de se adaptar para quem já fazia Home Office, mas será?! Essas pessoas não estavam acostumadas a ficar 24h dentro de casa, a trabalhar com pessoas da família em volta, ou até mesmo a ter que assumir todas as responsabilidades da casa. Nesse texto quero falar um pouco sobre networking: como investir e manter relações de trabalho.

Mantendo a rotina social da sua vida profissional:

Em seu dia a dia no escritório, você devia ter momentos mais descontraídos como almoço, uma pausa para o cafézinho, e mesmo um happy hour no final da semana. Com todo mundo em casa, os momentos sociais entre colegas de trabalho reduziu muito. Além das várias vídeo-chamadas que eu aposto que você está tendo, precisamos produzir conteúdos do trabalho, cuidar da casa, do filho, do cachorro, gato, mãe, pai e por aí vai, a lista é longa.

É importante arranjar um tempinho para interagir com os seus colegas, ter momentos de descontração. Você sabe como os seus colegas estão passando por tudo isso? Se o seu chefe está levando toda a pressão numa boa? Ou se você é chefe, se a sua equipe está bem emocionalmente? Interesse-se pelo outro. Pergunte se ele está bem. Marque almoço de trabalho (sem computador!), só para bater papo mesmo. Tenho certeza que você terá bons resultados!

Crie momentos de apresentação virtual:

No seu dia a dia “convencional”, você provavelmente fazia novos contatos profissionais de tempos em tempos. Um contato no LinkedIn, que acabava com um café de apresentação. Parcerias profissionais, novas oportunidades de trabalho, indicações…enfim, não é porque não podemos mais estar juntos, no “tête-à-tête” profissional, que não podemos expandir a nossa rede de contatos.

Do meu lado, desde que a quarentena começou, tenho ficado muito mais atenta ao meu LinkedIn. Nesse meio tempo, conheci muita gente interessante, tive a oportunidade de me apresentar, fiz convites para podcast, conheci novos projetos, e mais!

Participar do LinkedIn exige um engajamento. Se você não estiver disposta/o a trocar mensagens, se apresentar e, mais importante, aberto a conhecer o outro, honestamente, nem adianta! Essa é uma rede de trocas, e se você estiver verdadeiramente interessada e engajada, tenho certeza que terá ótimos resultados!

Sabe aqueles contatos que você fazia no corredor da empresa? Eles podem continuar! Provavelmente muitas parcerias, suporte e boas ideias surgiam nos encontros com colegas de trabalho no corredor da empresa, no elevador ou nas escadas (quem nunca aproveitou desses momentos de sobe e desce para fazer exercício? rs). Não é porque você deixou de frequentar o escritório que essas situações deveriam diminuir!

Aproveita para estreitar laços. A pessoa que você mais conversa e te dá bons insights não é do seu time? Marque um call semanal, quinzenal com ela!

Mantenha a relação que vocês tinham, e aproveite para fortalece-la! Tenho certeza que essa pessoa vai te ajudar com prazer e ainda se sentir lisonjeada. Faça o mesmo por outras pessoas! Esteja disposta a ajudar, co-criar e pensar junto.

Eu, pessoalmente, trabalho muito bem de Home Office, mas adoro os momentos dentro da empresa para ter novas ideias, ouvir sobre novos projetos e praticar a minha criatividade! Se você acha que não tem intimidade, tem vergonha de abordar a outra pessoa, pode parar por aí! O “não” você já tem, não é?!

Boa sorte na sua rede de contatos! E conte com o Women Creating e a nossa comunidade incrível para expandir as suas ideias e crescer cada vez mais.

Vamos juntas!


Fernanda Zemel

Co-fundadora da Women Creating

Podcast: Women_creating




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching