“No Pain No Gain”é uma atitude vencedora mesmo ou uma crença limitante?

“Não existe triunfo sem perda, não há vitória sem sofrimento”. Até que ponto essa afirmação é válida?



“NO PAIN NO GAIN” (sem dor, não há ganho), originariamente, um termo usado na prática do halterofilismo (FISIOCULTURISMO E DO UNIVERSO FITNESS…), traduzindo ao “pé da letra”, sem fazer esforço a ponto de doer o músculo, a pessoa não ganhará aquele tão sonhado “corpo sarado”.

Este princípio também é válido para outras áreas, principalmente no campo dos negócios, no mundo corporativo, além de demais campos da vida.

Eu particularmente cheguei por bom tempo acreditar no poder desta afirmação “NO PAIN NO GAIN”, SEM DOR SEM GANHO, mas quanto mais sabedoria fui buscando e entendendo mais sobre estados de coerências harmônicas entre corpo/mente e resultados, percebi que tive melhores resultados em todas as áreas da minha vida, quando retirei, o “sofrimento” que há na pratica do “sem dor sem ganho”, substituindo para:
“SEM DEDICAÇÃO NÃO HÁ RECOMPENSAS”

Ao ler essa coluna, você entenderá que podemos sim, conquistar tudo aquilo que queremos para nossa vida, seja para nosso benefício, físico, mental, espiritual, pessoal, profissional…

Usando ao máximo o potencial escondido e pouco trabalhado do nosso cérebro e da nossa mente, mas para isso precisamos entender a diferença de cérebro e mente e como o controle deles poderá nos ajudar a sermos cada dia melhores em todas as áreas de nossa vida.

Tentarei de uma maneira simples e lúdica explicar rapidamente a diferença entre o cérebro e a mente, além de definir os papéis de cada um deles:

CÉREBRO: O cérebro é uma estrutura localizada no interior do crânio, que pode ser visualizada e manipulada. Sua arquitetura é caracterizada por diferentes células, substâncias químicas, como neurotransmissores, hormônios e enzimas. Ou seja, o cérebro é o computador mais moderno do mundo, que pode muito te ajudar na evolução, ou em sua autodestruição, isso só depende de como VOCÊ irá programa-lo.

MENTE: A mente representa a essência do homem, que emerge da existência de funções mentais, que permitem a ele pensar e perceber, amar e odiar, aprender e lembrar, resolver problemas, comunicar-se através da fala e da escrita, criar e destruir civilizações. Assim, sem o cérebro, a mente não pode existir, sem a manifestação comportamental, a mente não pode ser expressa. Ou seja, a sua mente é o programador do seu cérebro, é quem irá te ajudar o máximo de seu potencial ou te sabotar, fazendo que você desista de seus objetivos, que fará você abandonar um programa de treinamento, um estilo de vida saudável…

Iremos fazer jus ao ditado que há milênios vem sendo dito, “MENTE SÃ CORPO SÃO” e notem em primeiro lugar vem a mente e depois o corpo.

Para finalizar, quero deixar uma frase do grande mestre Arnold Schwarzenegger para nossa reflexão, pois muito antes de ser um grande Campeão do Fisiculturismo, antes de ser um ator renomado e Governador de um dos estados mais importantes do mundo (Califórnia/EUA) e é uma grande mente, e sabe todos os segredos para extrair ao máximo o potencial dela para conquistar todos seus interesses, reflitam sobre a frase abaixo:

“A mente não tem limite. Quando a mente pode antever o fato de que você pode realizar algo, você realmente pode, desde que acredite nisso 100%.”
Até a próxima pessoal, aguardem os temas seguintes, que irão provocar muito seu desenvolvimento e autoconhecimento, ajudando a você em suas conquistas pessoais e profissionais.

Abraços fraternos.


GUSTAVO HOHENDORFF

Reprogramador Comportamental Positivo

Gustavo Hohendorff é uma pessoa contagiante. Traz luz e boas vibrações por onde passa. Graduado em Administração de Empresas e Marketing, com mais de 25 anos de experiência na área Marketing e Vendas nas maiores empresas da indústria farmacêutica mundial e de nutrição esportiva. Treinador comportamental, palestrante, consultor, escritor e colunista de revistas, foi professor de pós-graduação em Administração de Empresas da FGV, desde 2006. Atualmente é Mestrando em Science in Business Administration, pela Florida Christian University. Acredita que na vida tudo é dádiva e oportunidade e que qualquer acontecimento pode trazer, sempre, três presentes para a vida de quem o recebe. • Autor do livro “Pequenas Atitudes Grandes Vitórias” e do livro “Introdução à R.C.P.” • Coautor dos livros “Competências Profissionais” e “Coaching Cinema e Pipoca 2” • Faixa-preta de Jiu jitsu amante de atividades esportivas, um incentivador e praticante da vida saudável.




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching