O que é coaching? Funciona?

O termo coaching está em evidência nos últimos anos. Você sabe para quê serve e o que é?



O termo Coaching surgiu em meados de 1830, na Universidade de Oxford, utilizado para os “tutores particulares” que tinham por objetivo conduzir e preparar os estudantes para suas provas. O termo em questão é utilizado para definir o processo em si, já o tutor é conhecido como Coach e a pessoa assistida é apresentada como Coachee.

Com o passar do tempo, este processo foi aprimorado e, atualmente, o Coaching abrange várias áreas sejam elas profissionais ou pessoais. Esta relação de tutoria pode ser formal, utilizada por empresas para maximizar os resultados, ou informal, como no campo pessoal, de autoconhecimento, e amoroso.

Qual é a função do Coaching?

O conceito de Coaching pode ser bem amplo, sendo populamentente conhecido como o método de autoconhecimento que leva o Coachee a atingir seus objetivos, eliminar obstáculos, definir metas, descobrir seu potencial, cultivar autoconfiança e motivação, além de conseguir se realizar pessoalmente e profissionalmente. Porém, diferente da terapia que pode ter alguns pontos anteriormente citados, o coaching foca apenas no presente e futuro do coachee, sem analisar seu passado.

Quanto tempo dura o Coaching?

O primeiro passo a ser definido ao se iniciar o processo de coaching é definir com o Coachee qual a sua necessidade e objetivo da tutoria. Estes podem abranger áreas diversas, como gestão de tempo, motivação, mudança de carreira, aprovação em concurso público, entre outras. Com o objetivo definido, o processo poderá durar entre 3 e 4 meses, dependendo da resposta do Coachee, alguns conseguem obter o resultado com apenas algumas sessões. Os encontros variam de acordo com a necessidade do cliente, podendo ser sessões presenciais ou não e com durações variadas.

O acompanhamento é feito pelo Coach, que avalia e impulsiona o seu assistido a modificar as suas atitudes para atingir suas metas, porém quem define se o trabalho está tendo resultado é o coachee. Por isso, um dos principais pontos a serem analisados durante o coaching é a conexão entre as duas partes, já que ambos devem estar de acordo com o processo para obterem o resultado esperado.

Quais as opções e áreas de Coaching?

Com a popularização deste método de autoconhecimento, há uma vasta opção de áreas e idades para o coaching, já existem profissionais que atuam com crianças e adolescentes, ajudando no aprendizado, desenvolvimento saudável, consolidação de conhecimentos e na resolução de conflitos.
No campo pessoal, o termo aplicado é o life coaching, em que o coach acompanha o coachee no alcance de metas, autorrealização, manter uma vida equilibrada e achar um propósito para seus dias. As áreas a serem trabalhadas no life coaching são diversas, desde uma mudança na vida profissional até em relacionamentos e espiritualidade.

O Coaching funciona?

Nas redes sociais existem diversos depoimentos de pessoas que mudaram sua vida com o coaching, atingindo seus objetivos, aumentando a autoestima e conseguindo equilíbrio em sua vida. Mas é importante manter-se motivado e ter espírito de mudança para o processo funcionar, já que não se pode mudar de vida mantendo as mesmas atitudes de sempre.

 

Equipe Inspirando Sucesso


Mario Meireles

Idealizador e Coordenador editorial

Mario H Meireles, atua como Life Coach desde 2012 e é apaixonado por desenvolvimento humano desde sempre. Fundador do Instituto Life Coaching, sua missão é difundir a paixão pelo conhecimento em todas as áreas da vida. Com 7 livros publicados, diariamente treina, mentora e inspira pessoas em todo o planeta. Encontrar sua missão causou uma grande mudança de rumo em sua trajetória e, hoje, auxilia pessoas que estão na mesma transição e despertar. Formalmente, é formado em Engenharia pela Universidade de São Paulo (USP) com estágio na SEAS - Schhool of Engineering and Applied Sciences da Universidade Americana de Harvard.




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching