O poder da Comunicação

Como alcançar objetivos e metas com a arte de falar em público



Muito se fala de técnicas de oratória, de postura de palco, de entonação de voz etc., como ferramentas para se apresentar em público. De fato, são eficazes, mas se alguém não tiver a habilidade para usá-las, qual diferença fará para sua atuação?

É necessário olhar para dentro e descobrir primeiro os entraves e bloqueios, liberando, assim, esta capacidade implícita com coragem. Mário Sérgio Cortella diz que, “coragem é preparo e não mera disposição eufórica”. Portanto, busque ajuda nesse processo.

Imagine um profissional querendo argumentar com um chefe, um aumento de salário (porque falar em público não é somente palestrar ou apresentar um trabalho). Ele já reuniu todas as provas de que seu trabalho rendeu muito em determinado período, sabe que sua atividade é imprescindível para a empresa, mas na hora H não sai nada…

Na hora de falar com o chefe, ele trava. Percebe que não tem coragem de falar sobre o assunto e vai adiando o que, talvez, o chefe esteja esperando para dar-lhe o aumento.

Essa foi uma situação hipotética, mas pode ser qualquer outra que te impeça de falar algo importante para outra pessoa. Pois, uma comunicação interpessoal já é falar para algum público, mesmo que seja apenas uma pessoa que irá te ouvir. Aí que entra a necessidade de trabalhar as habilidades para dominar as técnicas da oratória.

A apresentadora Oprah Winfrey, reconhecida mundialmente por seu discurso, confessou durante entrevista, que só consegue falar bem porque já dominou os demônios que existem dentro dela. E, certamente, Oprah se referia aos traumas e limitações que se impôs por um tempo…

Ao longo dos meus 15 anos como jornalista, passei por diversas experiências: repórter das TVs Band, Record, Globo, CNN Brasil; repórter online para o site do Jornal Correio; locutora de rádio, apresentadora de eventos corporativos; assessora de imprensa de pequenas empresas e, também, uma multinacional e assessoria política.

Quando eu ressalto essa trajetória, é para que você compreenda que essa caminhada foi longa e cheia de percalços, a ponto de reunir uma bagagem sobre como falar em público corretamente. 

Trata-se de quem foi lá, viveu todas as etapas e compilou para que todos possam aprender com mais objetividade (sem tanto sofrimento). Sabe aquela expressão: “ninguém morreu e voltou para contar como é lá”. Pois é… não morri… sobrevivi com sucesso para te ajudar.

Agora imagine outra situação: você alcançando todas as suas metas, objetivos ou sonhos. Não acha que vai precisar passar pela experiência de conversar com algumas pessoas para que isso se concretize? Está aí o poder da Comunicação! Falando bem você pode ganhar o mundo!

 

Eliane Moitinho


ELIANE MOITINHO

Jornalista, Coach de Oratória e Hipnoterapeuta.

Graduada há 15 anos, com MBA em Marketing Digital e especialista em Audiovisual. Atuou como repórter/apresentadora nas TVs GLOBO, BAND, RECORD e CNN Brasil. Linkedin: https://www.linkedin.com/in/eliane-neves-moitinho?originalSubdomain=br




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching