O poder do NÃO!

Cá estou, escrevendo meu primeiro texto para um blog



Mais uma vez disse SIM para um projeto… eu não aprendo mesmo! É claro que estou suuuuper feliz por fazer parte deste time e poder expor meus estudos e percepções sobre se conhecer lá na raiz, aquela cavada que faz doer, chorar, não se conformar, mas que geralmente cura. Este é um dos meus grandes valores, contribuir. Mas isso não pode ser a qualquer custo. Sim, eu AINDA digo mais SIM do que deveria. Muitos deles automáticos, sem pensar. O sim muitas vezes vem da vontade de agradar, de querer se encaixar ou até por pressão (pessoal ou externa).

RESIGNIFIQUE NO CORAÇÃO

Tenho me treinado para dizer um não bem claro e específico ao que não é essencial, e dizer sim ao que realmente importa. Confesso que é um trabalho árduo porque o que somos na essência, ou as crenças que estão encraqueladas dentro do nosso subconsciente levam um tempo para serem resignificadas, não basta somente ficar repetindo novos padrões de comportamentos desejáveis e tchan tchan você transforma suas atitudes e pensamentos. Para uma mudança significativa de mindset e crenças que nos atrapalham de sermos quem desejamos genuinamente, precisamos viver o novo comportamento, sentir no coração e trabalhar a tela mental do novo cenário com cores vibrantes e em movimento. Treino, frequência alta de conexão com o que desejas.

O QUE APRENDI COM O LIVRO “ESSENCIALISMO”

Greg Mckeown em seu livro Essencialismo, diz:  “para que você sempre diga não com tato e gentileza, é útil ter várias respostas possíveis para usar” Olha só os exemplos que ele deixa como “opções de nãos”. 

  • A pausa embaraçosa. 
  • O não suave (ou o não, mas…).
  • Vou conferir a agenda e te retorno. 
  • Mensagem de e-mail automática.
  • Sim, mas o que deixo de fazer em troca?
  • Humor, ex. Nem que a vaca tussa!
  • Fique à vontade para executar X, vou fazer Y.
  • Não posso, mas talvez fulano se interesse.

Viva uma vida essencialmente importante para VOCÊ! Diga NÃO e veja a magia do essencial florescer.
Acredite, estou junto no processo!

 

Descobrindo os prazeres da indisponibilidade.

O fato de estar indisponível para algo, te torna disponível para outras escolhas, ai que começa a deliciosa dança do livre arbítrio (lembrando, é claro que as escolhas que fazemos são frequentemente seguidas de renúncias). De burnout à relacionamentos tóxicos, não tem como se tornar uma pessoa eficaz dizendo sim à todas oportunidades, por mais incríveis que pareçam elas terão um custo, avalie se o preço é pagável ou se sua conta pessoal vai ficar no negativo, pode ser um sinal de indisciplina grave.

Acredite, estou junto no processo!

E você? Diz mais “sim” do que gostaria?

Comente aqui o que você acha sobre o “poder do não”.

Beijo no coração.

#liberdade #escolhas #livrearbitrio


Ana Ferrer

Treinadora Comportamental

- Educadora Cultural e empresária no ramo educacional há 28 anos. - Formada em Letras com especialização em Gestão Escolar. - Pós graduanda pela PUCRS em Neurociência e Comportamento. - Positive Coach e Master em Programação Neurolinguística. -Fundadora do Projeto A.Cor.Da! para jovens adolescentes e professores "Busco a felicidade e inspiro pessoas a fazerem o mesmo. Amor próprio, autoconhecimento e aprendizado constante nos levam à plenitude."    




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching