O que significa para você ser um superhumano?

Somos resultados do que pensamos, sentimos e agimos com frequência



Eu entendi em todos esses meus anos de amor ao aprendizado, de dedicação ao meu desenvolvimento humano e no compartilhamento das informações adquiridas, que ser um SUPERHUMANO, é ser aquele que consegue por si só, impactar positivamente seu próprio corpo, sobre seus pensamentos e sentimentos, se tornando cada dia mais capaz de superar todos os desafios que esta vida nos lança, com toda frequência possível, contribuindo para nosso desenvolvimento e EVOLUÇÃO, nos deixando cada vez mais aptos e preparados para viver bem o agora e construir um futuro ainda melhor.

Eu tenho certeza que todos nós somos SUPERHUMANOS, só que estamos enlatados nos estados físico, mental e espiritual devido às informações, “ensinamentos”, comandos recebidos desde nossa primeira infância, que nos programaram, para sermos “normais”, para assim vivermos como todo mundo vive, fazer o que todo mundo faz, e ter o mesmo resultado que todo mundo tem… “Vivendo” uma vida sem pensar, sem evolução e com poucas realizações. Sendo facilmente conduzidos como um gado, indo para onde quem comanda a boiada quer que sejamos levados, sem questionamentos, sem mudanças e sempre com os mesmos resultados, não é?

Meu papel aqui, é afirmar como já disse, que todos nós somos sim SUPERHUMANOS.

Eu quero te convidar agora, para uma jornada linda e libertadora, que envolverá seu corpo, coração e sua mente, para começarmos esse assunto tão interessante. O primeiro passo é saber um pouco mais sobre seu cérebro, que basicamente é dividido em 3 partes, ou de uma maneira lúdica, devo te informar, que temos 3 cérebros dentro de 1, e cada um deles tem uma função, que se dividem em: PENSAR, FAZER E SER…

Vamos falar primeiro do Neocortex, o cérebro consciente, que é a parte mais consciente de todas, é o que nos conecta com toda a realidade tridimensional que vivemos. Essa parte do cérebro é como se fosse o CEO, o dono da empresa, o poderoso chefão, o MAESTRO, com essa função. É aí que mora nosso processo criativo, nossa concentração, as especulações, intenções, o aprendizado, atenção, ele é o centro criativo, que cria tudo, inclusive sua realidade, onde mora seu discernimento. É nesta parte do cérebro que você desenvolve a capacidade de novas habilidades e aprendizados e assim tem novas experiências.

Todas as vezes que você estuda ou aprende algo novo, você força essa parte do cérebro a criar novas conexões. Estudos recentes da neurociência apontam, que com uma hora de concentração extrema, foco total em apenas um assunto, ou ideia, o número de conexões em seu cérebro literalmente dobra e produz uma interação com o meio ambiente, e essa informação toda tem um propósito, é dizer que você é um ser pensante, que realmente é inteligente e que tem muito poder a sua disposição, mas será que você está fazendo bom uso deste potencial todo?

Vamos começar aos poucos a entender o poder que fomos perdendo com o passar dos tempos, com tantos impactos negativos em nossas vidas, com tantas crenças que nos limitavam… E fazendo os ajustes apropriados entre seus comportamentos, sincronizados com suas intenções, fazendo com que suas ações sejam iguais aos seus pensamentos, gerando essa sincronização toda, você terá a harmonia que faltava para que seu corpo e mente trabalhem juntos a teu favor, te proporcionando novas e ótimas experiências.

Em meio a toda essa experiência chamada vida, recebemos a maior parte das informações, via nossos 5 sentidos, visão, olfato, tato, audição e paladar; são os 5 sentidos que conectam o nosso mundo interior com o mundo exterior, bombardeando nossos neurônios com informações e isso tudo acontece de forma imensamente rápida, formatando nossos padrões de pensar, sentir e agir e com essa enxurrada de estímulos externos e internos, entra em ação o nosso segundo cérebro, o cérebro límbico, o cérebro emocional.

É onde se encontra toda uma química que envolve todos os sentimentos e emoções, as químicas do nosso organismo que ensinam como nosso corpo deve se comportar. Então, sempre que nós vivenciamos emoções ou sentimentos, que fazem nos sentirmos completos, felizes, amados, abundantes, livres de qualquer outra experiência, é nesse momento que ensinamos nosso corpo. Assim como ensinamos nossa mente com os estudos, nosso corpo aprende com nossas emoções, desta maneira, nós vamos interiorizando essa filosofia de vida, “adestrando” nosso corpo e nossa mente.

Nós recebemos novas informações a cada segundo, somos inundados pelos nossos 5 sentidos com estímulos de diversos tipos, que podem ser grandes influências definindo até nossa construção genética, alterando todo nosso funcionamento químico corporal, afetando nosso funcionamento, físico e mental. Isso funciona como um treinamento para nosso corpo e mente de como reagir aos estímulos recebidos, sem mais a interferência consciente, sim agora, nos tornamos “robozinhos”, que vivem a maior parte do tempo no piloto automático. Aí começa todo o perigo, pois como um robô condicionado, os comportamentos e pensamentos se tornam automáticos, repetidos e inconscientes; começando assim um ciclo nocivo, vicioso onde continuamos fazendo algo todos os dias, mesmo sabendo que é ruim, e isso se torna uma das principais causas de todo seu estresse, insucesso profissional e pessoal.

O segundo cérebro, o límbico, tem um impacto importante em nossas vidas, pois ele também é o responsável por cuidar de todo nosso funcionamento fisiológico, tudo que está acontecendo aí agora dentro de você, sem você ter ideia, e sem você se preocupar com tantos processos simultâneos, que estão em pleno funcionamento, agora, como: o controle dos níveis glicêmicos, seus batimentos cardíacos, a respiração, liberação hormonal, controle da temperatura…

Quando vivemos sem perceber uma enxurrada de informações, sentimentos e emoções sem controle algum, sem bom-senso, apenas vivendo reagindo automaticamente a cada estimulo recebido, vamos assim construindo sem saber nossa fisiologia, nossa forma de pensar, sentir e agir, gerando reações orgânicas que passam a nos comandar de maneira inconsciente e de forma natural, pois o corpo se condicionou e fará sempre mais do mesmo. Por ser uma forma já familiar, neuro quimicamente normal, se tornou fácil e tão repetido que assumiu o piloto automático. Com tantos estímulos repetidos, nos tornamos mestres naquilo que fazemos tantas vezes, e assim se instala o comportamento automático e é aí que mora toda a benção e toda a maldição de nosso funcionamento.

Quanto mais fazemos isso repetidamente, passamos a ativar o terceiro cérebro, o cerebelo, vamos entender um pouco mais deste processo todo, que funciona conjugado e cada vez mais automático e em níveis inconscientes, devido aos hábitos repetidos, informações processadas sempre da mesma maneira. Nossos comportamentos iguais se tornam tão introjetados em nós, que é onde moram nossas memórias implícitas e não declaradas, onde tem muita informação vivenciada e não percebida, onde tem todas as informações de nossa existência… é teoricamente o que nós realmente somos.

Precisamos então ganhar a consciência disso tudo, e nosso trabalho é usar nosso conhecimento, convertendo-o em experiências vivas e evidentes, e assim transformando isso tudo em sabedoria, caminhando da mente para impactar o corpo e assim trabalharmos fortemente nossa essência, nossa alma.

E faremos isso treinando muito, aprendendo o máximo possível com nossa cabeça, agindo com nosso corpo e sentindo o conhecimento, a sabedoria pelo nosso coração. E pessoas pelo mundo todo, que já entenderam essa equação, estão mudando e muito seus resultados pessoais e profissionais, promovendo a autocura, ajudando os outros, se livrando de traumas, mudando de carreiras, se tornando cada dia mais prósperas, plenas e felizes.

Ouvimos dizer que perdermos neurônios e que não são regenerados, mas também já ouvimos dizer que, todo novo aprendizado, experiências, vivencias, informações isso tudo provoca o crescimento de novos neutrinos, isso é chamado neogênese. Sobre os neurônios que perdemos e não se recuperamos, isso foi um argumento dado no começo do século XIX, esse fato sim é real, quando não há mais estímulos para o desenvolvimento cerebral, porém foram comprovados que ao receber novos estímulos podemos sim mudar todo nosso funcionamento, cerebral, físico, mental… Somos resultados do que pensamos, sentimos e agimos com frequência, normalmente 90% dos nossos pensamentos, de hoje, foram iguais aos de ontem, de anteontem… Por isso somos chamados seres de hábitos repetidos, sendo assim, seus resultados também serão repetidos e para mudar os resultados, precisamos entender tudo isso que estamos refletindo até agora.

Para mudanças de nossos resultados, precisamos ter novos estímulos, dedicações, novos hábitos instalados, que gerarão novos comportamentos, ou seja, nova forma de pensar, sentir e agir, pois somente quando há uma combinação poderosa dessas é que conseguimos sair dos loops que vivemos repetidamente por meses, anos ou décadas. 

Se tudo permanece igual nesse circuito, todos os resultados também permanecerão assim.

Sendo assim: novos pensamentos, novas escolhas, novos comportamentos, novas experiências, novas emoções e novos sentimentos inspirando novos pensamentos que mudarão nossa biologia, o que nos indica que teremos mudanças significativas em nosso cérebro e em todo nosso corpo…

Então eu posso te afirmar que, QUANDO VOCÊ MUDA, TUDO MUDA AO TEU REDOR.

Vamos falar sobre coerência agora, o que significa, ter uma ordem, um ritmo ou sincronização, esse tema é de suma importância para o entendimento, pois isso nos levará a lugares que realmente trarão mudanças significativas em nossos resultados.

Atenção, 70% do tempo útil da população mundial é vivido sob constante pressão e estresse, devido a este cenário, o corpo de maneira “inteligente”, de forma cibernética, ativa o módulo da sobrevivência, pois tudo ao redor é uma ameaça em potencial sempre, assim vivemos num estado de alerta constante para qualquer eventual sinal de perigo, isso tudo ativa seu sistema nervoso parassimpático, aquele que você teoricamente não tem controle, pois está condicionado, está treinado pelo seu inconsciente para fazer o que tem que ser feito (lembra disso?) e é aí que mora o perigo, pois o nosso corpo por já está adestrado a reagir a qualquer mínimo sinal de uma possível ameaça, ele entra em ativação, ficando todo preparado em nossa fisiologia para a lutar ou fugir. Esse estado todo é o que causa tanta ansiedade, tanta predisposição ao perigo, fazendo-nos acreditar que tudo e todos são ameaças “reais”, causando uma enxurrada de reações químicas no organismo, sobrecarregando todo nosso sistema fisiológico e danificando nossa máquina constantemente, e isso tudo acontece, pois tentamos manter sobre controle tudo ao nosso redor, o que é mais triste das ilusões e nos traz muito sofrimento. Quando estamos diante deste cenário, tudo fica incoerente, desde nosso funcionamento mecânico do organismo, até a nossa forma de pensar, sentir e agir o que causa mais desordem ainda dentro de todo esse caos criado por nós mesmos.

O que é necessário ser feito?

Recuperar essa coerência, criando ordem entre o cérebro, o coração, o corpo e nossa mente, quando somos treinados adequadamente para gerenciar esse estado vivenciado, sem necessidades de qualquer tipo de medicamento, ou droga em geral, temos o potencial real de alterar toda cibernética de nosso corpo, ativando módulos saudáveis, e toda a sincronização entre o cérebro, o coração e todo corpo, criando novos estados emocionais e nos fazendo sentir melhores.

Por isso devemos ficar nos vigiando, e treinando para criar toda a coerência entre a forma de pensar, sentir e agir, para que o cérebro, o coração e todo nosso corpo, tragam novos condicionamentos, entendimentos e novos resultados para nossa vida, alterando toda nossa biologia para um modo saudável, o que trará mais resultados positivos, e nos fará viver cada vez melhor o momento presente, melhorando nossas relações, sendo mais produtivos e melhorando também nossas condições físicas, mentais, financeira…

Para começarmos as mudanças definitivamente para vivermos uma vida melhor, devemos ir além da memória que temos de nós de mesmos, SUA PERSONALIDADE CRIA SUA REALIDADE, e nossa personalidade é criada pela maneira que pensamos e sentimos sobre nós mesmos e como reagimos as coisas que nos acontecem. Então se desejamos mudar nossa realidade, precisamos mudar nossa personalidade, sendo assim, como já foi dito, mas ainda não assimilado, precisamos vigiar nossos pensamentos, perceber como estamos agindo e prestar muita atenção em como estão nossos sentimentos. O ato de manter essa observação, essa gestão sobre nós, provoca uma desconexão com seu Eu atual, o que será saudável, pois esse Eu presente aqui, está viciado em tudo que é de nocivo para nós, criando estados de estresse constantes.


GUSTAVO HOHENDORFF

Reprogramador Comportamental Positivo

Gustavo Hohendorff é uma pessoa contagiante. Traz luz e boas vibrações por onde passa. Graduado em Administração de Empresas e Marketing, com mais de 25 anos de experiência na área Marketing e Vendas nas maiores empresas da indústria farmacêutica mundial e de nutrição esportiva. Treinador comportamental, palestrante, consultor, escritor e colunista de revistas, foi professor de pós-graduação em Administração de Empresas da FGV, desde 2006. Atualmente é Mestrando em Science in Business Administration, pela Florida Christian University. Acredita que na vida tudo é dádiva e oportunidade e que qualquer acontecimento pode trazer, sempre, três presentes para a vida de quem o recebe. • Autor do livro “Pequenas Atitudes Grandes Vitórias” e do livro “Introdução à R.C.P.” • Coautor dos livros “Competências Profissionais” e “Coaching Cinema e Pipoca 2” • Faixa-preta de Jiu jitsu amante de atividades esportivas, um incentivador e praticante da vida saudável.




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching