ORGANIZAR É PRECISO

Organização pessoal e planejamento para uma vida mais leve e feliz



Você gostaria de sentir que sua casa e sua vida estão organizadas e tudo está no seu devido lugar? Você gostaria de não perder compromissos importantes e conseguir diariamente manter uma rotina produtiva e de ter mais tempo para o que realmente importa?

Pois é disso que vou falar aqui. Sobre como a organização pode ser usada como uma ferramenta poderosa para uma vida melhor e mais leve.

Tornar-se uma pessoa organizada é um processo construído aos poucos.  É como uma reeducação alimentar que vamos aprendendo como funciona e tomando pequenas atitudes no dia a dia, que vão construindo resultados ao longo da nossa vida. Depois torna um hábito e com ele, nosso caminho vai sendo moldado de acordo com o que queremos. 

Eu ouso dizer que tudo pode ser organizado e que organização pode te ajudar em tudo nessa vida. 

Quando eu penso em organização, eu penso em vida, em saúde, em bem-estar. Uma ferramenta, um hábito que pode e deve ser desenvolvido e aplicado. Até porque, afinal, onde existe vida, existe bagunça.

Organização tem a ver com funcionalidade. Ser organizado é criar sistemas que facilitem o nosso dia a dia. Ser organizado não é ser perfeito, é fazer as coisas funcionarem para facilitar o seu dia a dia. 

 

SER ORGANIZADO FAZ BEM!!!!!

 

  1. Sua mente fica mais tranquila
  2. Você não se estressa tanto, uma vez que tem o que é possível dentro do seu controle 
  3. Você ganha tempo e tempo é o nosso bem mais precioso
  4. Você aprende a não reclamar do tempo
  5. Consegue priorizar o que realmente é importante, não gastando seu tempo com coisas irrelevantes
  6. Você consegue dar mais atenção às pessoas importantes para você
  7. Consegue arrumar um tempo 

Parece um sonho, mas o bom de tudo isso é que é um sonho muito possível e vou te contar aqui alguns pequenos passos que você já pode começar a dar para se tornar mais organizada.

Comece aos poucos, no seu ritmo, organizando sua casa, desfazendo de coisas que já não faz mais sentido ou não tem mais uso, de coisas velhas e quebradas, desapegando de roupas paradas, isso é energia estagnada, jogando fora papéis e documentos antigos e desnecessários, organizando as gavetas, mas a grande dica para você começar a se organizar é eleger uma ferramenta de organização pessoal, essa sim, vai te ajudar e muuito. Existem hoje diversos tipos de ferramentas disponíveis para te ajudar na sua organização, sejam ela digitais ou em papel. Um Planner por exemplo, é uma excelente ferramenta para você treinar sua organização, que pode ser em papel ou digital, você só precisa identificar o melhor método para você, pois entendo que cada um se organiza de um jeito diferente, desde que seja funcional para sua rotina. 

Planejamento pessoal é algo extremamente individual e exclusivo. Não importa como você vai se organizar, mas você precisa se organizar. Uma outra grande dica neste início é: NÃO DEIXE NADA PARA DEPOIS. Apareceu um compromisso, anote na hora. Surgiu aquela ideia, tome nota naquele momento, não deixe passar, nossa cabeça processa um turbilhão de informações a todo momento e depois passa. Um hábito muito importante para você incluir na sua organização pessoal é fazer o planejamento de toda sua semana. Tire uma horinha do seu domingo ou da sua manhã de segunda feira para fazer o seu planejamento da semana, anote as prioridades da semana, as pendências para resolver, as contas para pagar, seus compromissos sociais.

 

EXISTE UM SEGREDO PARA AS PESSOAS SEREM ORGANIZADAS?

Sim, eu vou te dizer qual: elas são rígidas com suas prioridades. Ser rígido com prioridades significa conhecer os seus limites acima de tudo. Significa dizer não para algo que atrapalhe sua rotina. Ou mesmo dizer não a tantas outras coisas, como a um chocolate quando se está de dieta. Quanto definimos nossas prioridades fica mais fácil dizer não às outras coisas que vão nos tirar da nossa rota. É impossível se organizar se você não tem a menor noção de quais são suas prioridades.

Sugiro aqui um Exercício Mental:

Reflita sobre todas as atividades que você exerce hoje em sua vida e defina aquela que realmente são prioridades (importantes, pois só arrumamos tempo para aquilo que é importante para nós), as que precisam se equilibradas na sua rotina e as que estão simplesmente tomando seu tempo sem necessidade. 

Quais são as prioridades na sua vida hoje por ordem de importância? (filhos, cônjuge , carreira, você mesma, trabalho, atividade física, trabalho voluntário… )

Como você organiza seu tempo destinado ao lazer? 

Qualquer pessoa pode ser tornar mais organizada se estiver disposta a fazer da organização um hábito. Não é fácil, é um processo, mais é muito possível, EU TE GARANTO. 

 

O que mais escuto atualmente é que os dias estão corridos. Eu mesma repito essa frase vez ou outra. Precisamos lidar com as questões da casa, do trabalho, do marido, do filho, da saúde, etc. Eu não sei vocês, mas se eu não tiver um mínimo de organização, enlouqueço!

Eu me considero uma pessoa bem articulada com as tecnologias e presente nas mídias digitais. Mas, para me organizar, preciso do apoio do papel. Preciso escrever de próprio punho e ter meu jeito próprio de registro visual, mas há quem prefira uma organização quase que 100% digital – para não dizer on-line. Eu escolhi como ferramenta de organização pessoal, um planner em papel, pois além de poder anotar todos os meus compromissos como uma agenda, ela me dá a possibilidade de fazer o planejamento da minha semana e até o planejamento do mês e o melhor é que fica tudo anotado.

Aprender a como administrar o tempo de modo eficaz é fundamental para estabelecer uma rotina mais produtiva e tranquila. Isso evita a exaustão física e mental e só conseguimos administrar bem o nosso tempo quando já possuímos uma organização pessoal adotada em nossa rotina, e a boa administração do tempo está totalmente relacionada com a definição das suas prioridades. 

 


ANELIVE COSTACURTA

Biomédica e Professional Life Coach

Biomédica e Professional Life Coach formada pela sociedade Latino Americana de Coaching – SLAC, especialista no desenvolvimento pessoal da mulher, analista comportamental e palestrante. Despertei para meu propósito, após sofrer um acidente por atropelamento, enquanto treinava pra uma maratona na USP. Vivência da superação e o desejo de compartilhar minhas descobertas e realizações com mais pessoas, principalmente com as mulheres, que enfrentam hoje os mesmos desafios que eu enfrento, de alinhar nossos papéis tradicionais com novos papéis, inseridas em uma sociedade exigente, com escassez de tempo, espaço e reconhecimento. Assim surgiu a WBalance, um programa de desenvolvimento pessoal da mulher, onde apoio mulheres que buscam iniciar um processo de desenvolvimento pessoal e transformação em suas vidas para viver com mais leveza, mais realização, com mais equilíbrio e propósito. Tenho como meu propósito de vida, ajudar e apoiar mulheres a buscarem sua melhor versão REDES SOCIAIS Instagram: @anelivecostacurta @plannercaminhodaessencia @wbalancebr Linkedin: Anelive Costacurta




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching