Pare de procrastinar e deixe sua vida em ordem

Dicas de como deixar de adiar seus compromissos e ter uma rotina em ordem



A definição de procrastinar, segundo o dicionário, é transferir para outro dia ou deixar para depois, adiar, postergar, entre outros sinônimos, e atire a primeira pedra quem nunca deixou para fazer um trabalho da faculdade, planejar uma reunião ou fazer um documento nos últimos minutos. Esta atitude é frequente na vida das pessoas que tem a rotina corrida e acaba deixando ainda mais complicada a resolução de todas as atividades, pois elas se acumulam e fica fácil de se enganar e perder os prazos.

Como deixar de procrastinar

Não se sinta culpado se você tem o costume de adiar as responsabilidades até os últimos segundos, pois isso acontece nas melhores famílias. Mas saiba que deve hoje mesmo começar a mudar esse comportamento para conseguir gerenciar melhor suas atividades futuras. Ao procrastinar uma atividade você pode acumular várias e uma bola de neve irá se formar e quando perceber terá perdido prazos por deixar de entregar trabalhos na faculdade ou até mesmo em seu emprego. Ao ter consciência de que você costuma deixar tudo para a última hora é importante avaliar suas atividades e ver o que pode resolver em seus momentos de folga, ou até mesmo quais são as prioridades por complexidade ou prazos curtos.

Como avaliar as atividades a serem realizadas

Um importante passo é deixar sua rotina organizada, todas as atividades e seus prazos em uma agenda para não se perder nas datas e não deixar uma atividade complexa de ser realizada para a última hora. Existem alguns aplicativos que ajudam nesta organização, pois contam com abas de atividades realizadas, atividades para realizar e os próximos passos, além de um calendário que irá o ajudar a se programar nas datas. Todas as semanas busque repassar o cronograma dos estudos ou do trabalho para ver se todas as pendências foram incluídas e o que você precisa terminar com rapidez e o que pode ser resolvido com mais calma. Ao definir suas prioridades você conseguirá tirar um pouco da carga de ansiedade que a procrastinação acaba trazendo, além de conseguir otimizar o tempo e acelerar a produtividade.

Dicas para não procrastinar mais

A primeira dica é organizar tudo o que você precisa fazer em um calendário com os prazos e a atividade em si, avaliando se ela é complexa e precisa de foco total ou se pode ser feita rapidamente em um momento de folga. Além disso é importante analisar quais as atividades que você costuma procrastinar e tentar mudar esse comportamento para não sofrer com uma rotina agitada, sem tempo, foco e motivação de produzir. Se você sofre ao procrastinar, mas não consegue mudar esse comportamento busque realizar pequenos passos para mudar essa atitude. Divida as atividades em vários pequenos pedaços, tente controlar as emoções ou até mesmo faça uma caminhada quando não consegue manter o foco, pois o psicológico também interfere em sua produtividade e pode ser um estressor para seu corpo. Com o passar do tempo estas pequenas mudanças se tornarão hábitos e você não conseguirá lembrar de como era sua vida antes de deixar de procrastinar.

Por: Rafaella Ehlke





NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching