Perfil comportamental

Conheça os perfis que determinam os seus comportamentos



As culturas, criações e principalmente os comportamentos são únicos, e isso sempre intrigou pesquisadores e cientistas a entenderem melhor porque cada pessoa reage diferente com os mesmos estímulos.

Estudos mostram que não é de hoje que se busca uma explicação para o perfil comportamental. Os gregos, por exemplo, descreviam inicialmente que o comportamento humano era influenciado pelos quatro elementos da natureza: fogo, água, terra e ar.

Hoje os testes permitem conhecer habilidades e capacidades, bem como pontos fortes e fracos e as maneiras de potencializá-los em favor do sucesso profissional e pessoal, quando a pessoa identifica os principais traços da sua personalidade ela tem mais condições de entender como processar e lidar com as suas questões, como, por exemplo, a rotatividade no mercado profissional quando o perfil comportamental não se comunica com as atribuições do cargo, causando falta de motivação e desinteresse.

Todos possuímos características dos 4 perfis, porém existem um que é dominante, os perfis são classificados como:

Comunicador – É uma pessoa comunicativa, que tem grande poder de persuasão e carisma, é altamente otimista e positiva, é um indivíduo de bons relacionamentos, costuma influenciar outras pessoas rapidamente e contagiá-las com seu ponto de vista. O lado negativo e que costumam pecar no quesito organização e planejamento, alem de ter dificuldade em seguir processos, normas e cronogramas.

Executor – É extremamente competitivo e dominante, defende sempre seus pontos de vista e é bastante corajoso, tem muita autoconfiança, além de ser objetivo determinado e focado em resultados. O lado negativo é que a perseguição a um resultado pode causar prejuízos quando a empreitada é desnecessária ou inatingível. Afinal, o executor dificilmente desiste do que quer.

Analista – A principal característica desse perfil é a organização, alem disso são meticulosos e observadores, são considerados metódicas e cautelosos como também possuidoras de uma poderosa visão estratégica, o que lhes permite traçar planos simples ou complexos e colocá-los em prática com mais efetividade. O lado negativo é que tem dificuldade em tomar decisões e normalmente são introspectivos, evitando os relacionamentos interpessoais.

Planejador– Pessoas desse perfil são consideradas conservadoras e estáveis. A calma e paciência são suas características principais, dificilmente entra em pânico, porque costuma planejar tudo antecipadamente. Gosta de ajudar as outras pessoas e é muito confiável. O lado negativo é que sua criatividade é limitada porque acha difícil inovar ou pensar fora da caixa.

O profissional habilitado irá fazer os testes e a devolutiva de maneira a auxiliar nesse processo de autoconhecimento, potencializando as características únicas do seu cliente.


Rafaela Rabaiolli

Life e Business Coach membro sociedade Brasileira de Coaching

Uma mulher em constante desenvolvimento, conciliando a vida profissional e pessoal com leveza e equilíbrio. Terapeuta, neurocientista, analista, reikiana, Thetahealear, aromaterapeuta, engenheira agrônoma, mãe do Bento, estudante, aspirante a escritora, aventureira, feliz e mega empolgada com a vida.




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching