Por onde começo, realmente?

Dez (10) pontos para começar a construir e manter o sucesso



Vamos dividir estes pontos em 03 (três) blocos da seguinte forma: 

1° bloco

03 (três) ações estruturadoras do êxito 

De limpeza

A ação de limpeza é ideal para começarmos qualquer coisa. Ela nos proporciona exercitarmos o posicionamento principal para toda transformação: a humildade.

Muitos de nós não temos ideia de quanta nobreza há em pegarmos uma vassoura para varrermos um espaço.  

De arrumação

Parecida, mas diferente da limpeza a arrumação é o ponto seguinte que traz uma interação com os diversos ambientes, quer sejam internos ou externos.

De organização

Limpar e arrumar, sem dúvida, são ações básicas de qualquer boa organização. Organizar é um dos princípios da administração e representa um pilar em toda boa gestão.

2° bloco 

04 (quatro) fases para uma construção bem sucedida

Da imagem pensada

A criação, a inovação, a adaptação, a implantação, etc. passam pela construção de uma imagem mental, que denominamos de imagem pensada.

Do alicerce

É o que chamamos de crescimento para baixo. É como jogar investimentos em um buraco pouco considerado. Essa fase é muito rigorosa e relevante. 

Da estruturação

Vamos repetir sempre que possível: sem estrutura, ninguém se atura. A estrutura adequada é tão relevante quanto o alicerce. Desconsiderarmos isto, é querermos andar em terreno minado.

Da imagem construída 

Duas coisas precisamos lembrar: a primeira é que ao chegarmos na consolidação da imagem, finalmente e completamente, construída, ela terá passado por muitos ajustes e sofrido muitas variações.

Tudo que é humano é assim. A constante evolução das coisas e, consequentemente, humana leva a isto. 

A segunda coisa, é: ao estarmos com algo pronto para a inauguração (abertura), estabelecemos um novo começo. 

A celebração, pode ser por alguns dias e o desfrutar deve ser um constante e contínuo aproveitamento saudável, considerando, sobremodo, que agora é um novo começo e que muitos desafios continuarão tendo que ser vencidos a cada dia.  

3° bloco 

03 (três) sugestões de programas para o seu negócio.  

Ao longo dessa trajetória já implementamos muitos programas, uns formais e outros informalmente. 

Entre eles estavam:

Programa de Melhoria;

A implementação deste programa se deu em uma das maiores empresas de pré-moldados do estado do Rio de Janeiro. Conseguimos resultados muito significativos.

Entre os resultados podemos citar: Reestruturação do armazenamento; Redução de horas adicionais (extras) por ganho de produtividade através da eliminação de redutores de produtividade; Criação, elaboração e implementação de equipamentos em substituição a operações feitas manualmente, etc.  

Programa de Recuperação de Crédito;

Este programa foi implementado em uma das maiores empresas de autopeças do Brasil, sediada em São Paulo-SP, sendo que foi realizada em sua filial Rio de Janeiro. De uma inadimplência considerada perdida de cerca de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) conseguimos receber cerca de R$ 80.000,00 (oitenta mil reais).

Outro ganho significativo foi a melhoria dos recebimentos correntes em função da nova forma de tratamento da carteira de clientes. 

Programa de Arrumação de estoque.

Este programa foi implementado na matriz da empresa citada acima, que fica na cidade de São Paulo-SP. Esta implementação foi realizada como preparação da empresa para um balanço auditado e para obtenção da certificação ISO 9001. 

Comecemos todas as coisas pela limpeza física, mental, emocional e espiritual. Apliquemos a arrumação e a organização e as demais atitudes e ações necessárias que tivermos acesso e condições viáveis.

Os resultados são reflexos do que fazemos, assim como os frutos são resultado do que plantamos. 

Caso você não leu os outros artigos, principalmente o ONTEM E AMANHÃ, EXISTEM! Tudo, acontece no presente. sugiro que leia.

Outra leitura que considero de grande valia é o meu novo livro FOCCO.

 


Osmar Marinho

Consultoria Empresarial

Iniciou no SEBRAE, como Técnico estagiário, em 1983, em seguida, atuou como Assistente de RH, Auditoria Interna, Administrativo de Vendas, Coordenador de Vendas, Coordenador de RH, Gerente Administrativo, Gerente Operacional, Consultor Técnico, Consultor de Administração, Consultor Empresarial. Escreveu e publicoui de forma independente os livros CHAMADO PARA VENCER e o 7 JOÃOZINHOS 7 MARIAZINHAS - TRANSFORMANDO ATITUDES EMPREENDEDORAS EM SUCESSO. Seu maior objetivo é cumprir seu juramento de honrar a sua profissão de administrador ajudando a transformar pessoas, empresas e a sociedade, deixando um legado digno de sempre se importar com todos, sem acepção. Linkledin: linkedin.com/in/osmar-marinho-de-santana-21493972




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching