Posicionamento excelente, magnífica estratégia

04 (Quatro) atitudes indispensáveis



Seja no esporte, no lazer, no estudo, no trabalho, na família, na amizade, nos negócios, etc., saber se posicionar é fundamental. 

Para cada uma das quatro atitudes traremos um exemplo para ilustrar. Como já é notório por aqueles que acompanham meus escritos, gosto de exemplificar com pessoas do meu convívio. Quer seja familiar, social, profissional, empreendedor, organizacional, etc.

Três, das quatro ilustrações, já são conhecidas, são personagens de um dos meus livros, e são: Alaércio Antônio, que representa Humildade, no conteúdo Pessoas e valores, Jacira de Santana, que representa Coragem e Luiza Marinho que representa Determinação, no mesmo conteúdo. 

Vamos às quatro (04) atitudes: Atitude de Humildade; Atitude de Prudência; Atitude de Coragem; e Atitude de Fé.

Atitude de Humildade

Para mim, muitas oportunidades são perdidas por falta de humildade nos posicionamentos nas diversas áreas da nossa vida. Quando conseguimos agir com humildade, não nos frustramos, ainda que a curto prazo pareça negativo, na sequência dos fatos colhemos bons resultados.

Escrever algo sobre Alaércio Antônio da Silva não é difícil. Atualmente mora no Rio de Janeiro, onde trabalha como Diretor de filial de uma distribuidora. 

Casado com A Senhora Susanei Testi, Pai de Lucas, Thiago e Jessé, também avô de Alice. Conheci meu caro amigo, irmão na fé, colega de empresa e leitor, como ele mesmo diz: sou seu escritor preferido. Aqui, já posso começar a relaciona-lo com o valor (virtude) que Ele representa neste livro:

Humildade

Em 2009, resolvi publicar meu primeiro trabalho editorial, sobre empreendedorismo, e enviei o conteúdo, ADMINSTRAÇÃO PARA TODO TIPO DE NEGÓCIO, para apreciação do meu amigo/irmão Alaércio. Foi uma alegria muito grande, pois obtive uma resposta muito motivadora que resultou na publicação do meu primeiro conteúdo.

Esta atitude de humildade em avaliar-me tão positivamente levou-me a uma força extraordinária fazendo-me não somente publicar o livreto de 34 páginas como iniciar uma campanha de divulgação inédita onde deixava um exemplar do livreto nos pequenos estabelecimentos por sete dias e no final deixava o empreendedor livre para adquirir ou devolver. 

Além de divulgar o trabalho, ainda obtivemos muitas vendas e o depoimento de alguns empreendedores de que aquele conteúdo seria útil para auxiliá-los no seu dia-a-dia.

Tive a felicidade de trabalhar por um tempo na mesma filial que meu amigo Alaércio administra e pude testemunhar muitas atitudes de humildade que hoje me deixam à vontade para trazê-lo neste livro como um referencial deste valor tão escasso nos tempos atuais e, sem dúvida, de muita relevância para que as coisas aconteçam de forma proveitosa nas nossas vidas. 

Quero dizer ao meu amigo Alaércio e a todas as pessoas com as quais me relacionei e me relaciono, seja pessoalmente, pelos livros publicados ou através das redes sociais, em todos esses anos, muito obrigado pela atitudes de humildade que cada um teve e continua tendo para comigo, tenho certeza de que as mesmas são sementes excelentes plantadas no jardim da vida e que no tempo certo florescerão, frutificarão e darão novas sementes mantendo o jardim da vida sempre lindo para nossos olhos e, principalmente, para os nossos corações. (Texto do livro: 07 JOÃOZINHOS 07 MARIAZINHAS – Transformando Atitudes Empreendedoras em Sucesso).

Atitude de Prudência

Já diz o ditado: é melhor prevenir do que remediar. Muitas vezes, não é possível remediar. Não basta agir com humildade, em muitas situações precisaremos aplicar a prudência, também.

Como ilustração, apresentamos o trabalho desenvolvido pelo meu caro Irmão/Amigo, Luiz, Auxiliar de Segurança do Trabalho.

Aquela foi uma construção, hoje, já é uma obra pronta, na qual aprendemos bastante. Um dos valiosos aprendizados, veio da aplicação do DDS (Diálogo Diário de Segurança).

Aquele era um trabalho voluntário, de todos nós, mas as ações preventivas e corretivas, que visam a segurança, devem ser aplicadas sempre, independentemente se é trabalho comercial ou voluntário.

Logo no início daquela obra, tivemos dois pequenos acidentes que influenciaram sobremaneira na relevância da aplicação contínua e constante das práticas de segurança do trabalho.

O trabalho do nosso caro Luiz, que com muita disciplina fez a aplicação prática diária do DDS e o acompanhamento da utilização dos equipamentos e das práticas de segurança, foi, sem dúvida, o diferencial para prevenir os prováveis acidentes. 

Para nossa alegria, a partir disto, o resultado foi uma construção sem acidentes, até o seu final. 

Temos algo a considerar: Se Deus não guardar, em vão vigia a sentinela (Bíblia). Creditamos todo êxito ao cuidado de Deus, que nos deu humildade e submissão para aceitarmos e aplicarmos os conselhos de segurança, preparando, também, o coração dos profissionais de segurança do trabalho, para estarem ao nosso lado.

A prudência, que necessita da forte aliada chamada paciência, é, sem dúvida alguma, uma atitude não apenas relevante, mas determinante para um posicionamento de excelência.

A seguir veremos as outras duas atitudes: coragem e Fé, que devem ser aplicadas, também, constante e continuamente.

 Atitude de Coragem

Não tem nada a ver com arrogância, prepotência, soberba, etc., mas com enfrentar os medos, chamando a responsabilidade para cada um de nós. A coragem, não nos impede de termos medo, faz que o vençamos. (F.O.C.C.O.)

Tive que ir longe para trazer minha cara Irmã, Jacira de Santana Santos, a representante de: CORAGEM. Nascida em Candeias-Ba, Mãe de Anderson Eduardo, Ana Carolina e André e avó de Matheus e Arthur, mora atualmente na Europa. 

Depois de corajosamente empreender em tantos negócios no Brasil, partiu para um desafio internacional e foi para Europa. Como ela mesma diz: se fossemos contar sua história teríamos que reservar um livro denso e não apenas uma página. 

Em 1981, realizei o que para mim era um sonho. Após iniciar minha faculdade de Administração tive a oportunidade de ir conhecer o Rio de Janeiro e quem foi que me levou: Jacira coragem, que para ela era mais uma viagem.

No entanto, as atitudes de coragem que nos influenciaram nela não foram as conquistas comerciais, nem as fronteiras que ela cruzou. 

As referências significantes e marcantes de coragem que ela nos deu foram os enfrentamentos das perdas, foi a coragem para recomeçar, foi a coragem para decidir, conduzir, transitar na estrada da vida como Pai e Mãe presente, constante, reproduzindo o exemplo de sua tão corajosa mãe e minha também, Joana Marinho de Santana.

Coragem, que muitas vezes a fez perder ajuda, pois pensamos que os dotados de coragem excepcional não sentem dor, não choram, não se fragilizam, não se desanimam, etc.

Entretanto, ela sabia como todos sabemos que este é o preço de praticarmos a coragem que pode ser confundida com prepotência, indiferença, orgulho, etc.

Que a Europa, o Brasil, o mundo te receba como uma autentica representante deste valor (virtude) maravilhoso que precisamos cultivar e quando não tivermos plantado, que possamos conseguir de pessoas como você que sempre tem uma reserva de coragem armazenada para repartir em forma de auxílio, abraço, disponibilização, etc., para tantos quantos se acheguem a você.

Obrigado a você minha irmã e a todos que, com esta mesma diligencia, praticam a coragem indiscriminadamente aonde quer que estejam. (Texto do livro: 07 JOÃOZINHOS 07 MARIAZINHAS – Transformando Atitudes Empreendedoras em Sucesso).

Atitude de Fé

A certeza do que esperamos e a convicção do que não vemos (Bíblia) nos faz humildes, prudentes e corajosos e assim vencemos os obstáculos, barreiras e desafios e seguimos vitoriosamente.

Para ilustrar esta atitude traremos um exemplo de determinação. Entendemos que a nossa determinação pode ser testada em três níveis: Resistência, Persistência e Perseverança.

Para nós, a base da perseverança é a fé. Sem fé, não há determinação no seu estágio mais profundo, por isto vamos ilustrar com Luiza Marinho um exemplo de determinação.

Maria Luiza de Siqueira Silva ou Luiza Marinho, como Ela prefere ser chamada e como tem sua página no Facebook é a característica representação da determinação. 

Minha Esposa, Mãe de Janderson, Janara e Vitória e avó de Lara Evelyn e Pedro Heitor, teve uma trajetória em que ser determinada era lição de casa todos os dias. Teve que trabalhar muito para sustentar e educar os filhos. 

Trabalhou durante treze anos numa empresa de cosméticos e enfrentou muitas situações nas quais outros não resistiriam nem aos primeiros meses.

Entretanto, não somente venceu cada ano como também se desenvolveu chegando até encarregada de produção, onde chegava a produzir num dia o que uma consultora não vendia num mês. 

Nasceu em Pernambuco na cidade de Serra Talhada e mudou-se para Feira de Santana-Ba, aos dez anos de idade, onde morou até 2015. Atualmente, mora em São Paulo, em função do trabalho do seu Esposo que presta consultoria a uma empresa nesta mesma cidade.

Outra grande atitude de determinação foi esperar 30 anos para rever sua mãe D. Maria Cícera e seus mais de 20 irmãos que foram separados dela em razão do falecimento do seu saudoso Pai, Sr. Francisco.

Posso afirmar que sua determinação a manteve naquela empresa esperando uma promessa de Deus que dizia que seu esposo viria de longe.

De fato, fui trabalhar como Consultor Empresarial, em Feira de Santana, quando morava no Rio de Janeiro, quando conheci a minha determinada Esposa Luiza Marinho.

No livro Chamado Para Vencer, escrevi um capítulo sobre determinação, posso dizer que Ela (Luiza Marinho) foi testada nos três níveis que me refiro- ali: Resistência, Persistência e Perseverança.

Nestes anos em que estamos casados tenho a felicidade de conviver com alguém que representa autêntica e legitimamente determinação, o que me faz alcançar meus propósitos com muito mais excelência. 

Agradeço à Deus e a todos os que determinadamente, juntos com Luiza Marinho, não deixaram a minha determinação se apagar, antes me ajudaram a mantê-la, viva e brilhante até hoje. (Texto do livro: 07 JOÃOZINHOS 07 MARIAZINHAS – Transformando Atitudes Empreendedoras em Sucesso).

Quando somos posicionados ou necessitamos nos posicionar, e isto é uma constante no dia a dia da nossa vida, quer seja pessoal, profissional, empreendedora, organizacional e, também, espiritual, precisamos de aplicar muitos valores (virtudes) e entre eles estão Humildade, Prudência, Coragem e .

Ao trazer estas ilustrações aqui, o faço como uma preciosa lembrança de que em tudo precisamos uns dos outros e tudo que almejamos e alcançamos passa, inevitavelmente, por essa soma de participações, tanto para cada um de nós, como para os outros.

Posição e posicionamento precisam estar o tempo todo alinhados. Assim como pessoas e valores (virtudes), também.


Osmar Marinho

Consultoria Empresarial

Iniciou no SEBRAE, como Técnico estagiário, em 1983, em seguida, atuou como Assistente de RH, Auditoria Interna, Administrativo de Vendas, Coordenador de Vendas, Coordenador de RH, Gerente Administrativo, Gerente Operacional, Consultor Técnico, Consultor de Administração, Consultor Empresarial. Escreveu e publicoui de forma independente os livros CHAMADO PARA VENCER e o 7 JOÃOZINHOS 7 MARIAZINHAS - TRANSFORMANDO ATITUDES EMPREENDEDORAS EM SUCESSO. Seu maior objetivo é cumprir seu juramento de honrar a sua profissão de administrador ajudando a transformar pessoas, empresas e a sociedade, deixando um legado digno de sempre se importar com todos, sem acepção. Linkledin: linkedin.com/in/osmar-marinho-de-santana-21493972




Rua Conceição de Monte Alegre, 107, Torre B - 10º andar
Conj. 101 B Cidade Monções
São Paulo, SP, 04563-060


2020 - Instituto Life Coaching