Privacidade ou publicidade?

Desliga essa câmera aí, por favor



Antes da internet e das redes sociais o pedido expresso no subtítulo deste artigo, normalmente, era feito aos câmeras de reportagens externas, quando alguém se sentia invadido em sua privacidade.

Durante algum tempo é comum, após definir o título e subtítulo de um artigo, ficar buscando o que e como tratarei o assunto.

Falarmos de privacidade nos tempos atuais é mexermos com algo um tanto polêmico. Há uma intenção implícita em algumas formas de comunicação que tem por objetivo inverter valores.

Como expressa o pensamento jurídico, o direito de um termina quando começa o do outro. O que para um é privativo, para o outro pode ser publicável. 

Nessa linha reflexiva não vamos invadir o direito alheio, mas desfrutarmos do que chamamos, nosso direito. 

Duas coisas significativas para construirmos relacionamentos nesses novos tempos, são: acesso e publicação.

Tanto para o que acessamos quanto para o que publicamos, vamos usar os diversos tipos de conexões que possuímos: de casa, da escola, do trabalho, da igreja, comerciais, das redes sociais, etc.

A publicidade. Tudo que fazemos e que queremos que se torne público, precisa ser divulgado (contado, anunciado, compartilhado, etc.).

Essa ação, seja social ou comercial é uma ação de publicidade. Entretanto, tem algumas coisas que precisamos manter em sigilo. Aqui entra a outra coisa interessante:

A privacidade. Aquilo que é privado algumas vezes tem que se tornar guardado e muitas vezes não conseguimos ocultar o tempo que seria necessário, divulgando fora de hora.

Aqui, surge a seguinte indagação: o que é pior, falar antes da hora, para quem não devíamos ou da forma errada?

Na maioria das vezes, nós mesmos é que quebramos a nossa privacidade e depois nos ressentimos com os efeitos. Tanto falarmos antes ou fora de hora, para a(s) pessoa(s) errada(s) quanto da forma errada, é negativo.

Há pouco, fizemos referência a acesso e publicação, aqui faremos referência a sigilo e segredo.

Sigilo. Uma das coisas que desestabilizam os relacionamentos é a ausência de sigilo nos compartilhamentos presenciais ou virtuais. Guardarmos sigilo daquilo que nos é confidenciado, proporciona uma elevação no grau de confiança mútua entre nós.

Segredo. Afirmo, categoricamente, que alguém só divulga um segredo quando o cofre não possui nada de valor que deva ser mantido confidencial.

Há muitos vendedores de todo tipo de segredo, principalmente, no meio digital. É preciso ficarmos atentos para não nos deixarmos influenciar equivocadamente, pois a perda de tempo é irreparável.

Sem contar que essa perda de tempo sempre vem acompanhada de perda de trabalho e investimento. 

Há algum tempo atrás, para portarmos microfones e câmeras era necessário termos aparelhos gravadores e máquina filmadoras. Hoje não, praticamente todos os celulares tem microfone e câmera.

Que nossos aparelhos (celulares, tablet’s, notebook’s, etc.) sejam para registrar e transmitir fatos edificadores vividos por nós e não para nos aprisionarem nem se tornarem armas de contendas e confusões.

Desliga ai, essa câmera e esse microfone, também, e vamos aproveitar a vida de forma autêntica, legitima e original.

Equilibrarmos o que é público e o que é privado, no nosso dia a dia, é um exercício muito exigente, mas com um bom posicionamento conseguimos ótimos resultados.

Vamos ajustar publicidade e privacidade, com humildade, prudência, coragem e fé, e seremos bem sucedidos.

Osmar Marinho

Consultor Empresarial e de Empreendedorismo

OSMARNATUS CONSULTORIA


Osmar Marinho

Consultoria Empresarial

Iniciou no SEBRAE, como Técnico estagiário, em 1983, em seguida, atuou como Assistente de RH, Auditoria Interna, Administrativo de Vendas, Coordenador de Vendas, Coordenador de RH, Gerente Administrativo, Gerente Operacional, Consultor Técnico, Consultor de Administração, Consultor Empresarial. Escreveu e publicoui de forma independente os livros CHAMADO PARA VENCER e o 7 JOÃOZINHOS 7 MARIAZINHAS - TRANSFORMANDO ATITUDES EMPREENDEDORAS EM SUCESSO. Seu maior objetivo é cumprir seu juramento de honrar a sua profissão de administrador ajudando a transformar pessoas, empresas e a sociedade, deixando um legado digno de sempre se importar com todos, sem acepção. Linkledin: linkedin.com/in/osmar-marinho-de-santana-21493972




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching