Quando vencer é ser derrotado!

Estamos vencendo situações ou pessoas?



Quando o melhor vence, todos saem ganhadores. No entanto, quando vence o pior, todos saem perdedores.

Aqui, quero começar contando uma pequena história real que aconteceu há cerca de doze (12) anos atrás.

Naqueles dias, aquele moço passava por uma situação muito delicada e precisava vencer algo sem que atingisse ninguém. Sabemos que é extremamente difícil, na maioria das situações, as pessoas não serem atingidas quando há desencontros de necessidades e desejos.

E aquele era um momento assim. Muitas adversidades pairavam na vida daquele moço e entre elas estava a separação conjugal, o desemprego, problemas de saúde, etc.

Então, naquele dia, ele sem ter mais ao que recorrer sentiu que deveria sair e distribuir uns folhetos evangélicos. E foi nesta atitude que ele encontrou aquele morador de rua.

Ao entregar o folheto ao morador de rua e, achando que ele podia não saber ler, perguntou: você sabe ler? E o morador de rua lhe respondeu: você não sabia que é antiético perguntar a alguém se sabe ler?

Então, aquele moço, que já estava bastante transtornado ficou sem reação e sentiu que deveria ampliar a conversa com aquele morador de rua. Foi aí que soube um pouco da sua história.

O morador de rua lhe disse que era um ex-jogador da seleção brasileira de futebol e que conhecia o poder do mal, mas jamais viu o poder do bem. Fato é que o tempo se passou e aquele moço está hoje escrevendo este artigo.

Acredito que o que me fez vencer aquele momento foi ter sido levado, por Cristo, a deixar que o melhor vencesse o pior e chegasse até aqui.

Em função disto, trago neste artigo alguns dos melhores e dos piores sentimentos (poderes internos em constantes conflitos e confrontos) que carregamos na nossa configuração humana e que podemos escolher quais vamos aplicar em cada situação. Vejamos a seguir:

Melhores X Piores

Humildade X Soberba

A humildade vai adiante da honra. A soberba precede a ruína.

Respeito X Arrogância

O respeito considera as posições e os posicionamentos. A arrogância atropela os relacionamentos.

Lealdade X Falsidade

A lealdade permanece até o final da jornada. A falsidade abandona quando o interesse desaparece.

Paciência X Ansiedade

A paciência produz experiência construtiva. A ansiedade gera precipitação e danos colaterais.

Obediência X Teimosia

A obediência alimenta a confiança. A teimosia provoca a dúvida que conduz à incerteza.

Conhecimento X Ignorância

O conhecimento, quando verdadeiro, gera liberdade.  A ignorância leva a decisões e ações atrofiadas.

Admiração X Inveja 

A admiração inspira a reprodução do bom exemplo. A inveja corrói o invejoso e tenta destruir o invejado. 

Honestidade X Corrupção 

A honestidade alicerça os relacionamentos. A corrupção mina a mente, o coração e a alma.

Coragem X Medo

A coragem enfrenta os temores, os pavores, os horrores e vence. O medo transforma obstáculos, barreiras e desafios em monstros destruidores e indestrutíveis.

Cooperação X Egoísmo 

A cooperação estabelece a união, condição principal para prosperidade. O egoísmo rejeita, despreza, desvaloriza e desconsidera o outro. 

Quando estamos agindo por soberba, arrogância, falsidade, ansiedade, teimosia, ignorância, inveja, corrupção, medo, egoísmo e outros sentimentos negativos, podemos vencer, mas logo (em tempo inoportuno) isto se tornará uma derrota.

No entanto, quando agimos com humildade, respeito, lealdade, paciência, obediência, conhecimento, admiração, honestidade, coragem, cooperação e outros sentimentos positivos podemos ser derrotados, mas logo (no melhor tempo) a derrota se transformará em vitória.

Quando escrevia este artigo, me deparei com o filme do link a seguir que recomendo aos queridos leitores: https://www.youtube.com/watch?v=HraRDJaPj8g 

 

Osmar Marinho           

Consultor Empresarial e de Empreendedorismo

OSMARNATUS CONSULTORIA


Osmar Marinho

Consultoria Empresarial

Iniciou no SEBRAE, como Técnico estagiário, em 1983, em seguida, atuou como Assistente de RH, Auditoria Interna, Administrativo de Vendas, Coordenador de Vendas, Coordenador de RH, Gerente Administrativo, Gerente Operacional, Consultor Técnico, Consultor de Administração, Consultor Empresarial. Escreveu e publicoui de forma independente os livros CHAMADO PARA VENCER e o 7 JOÃOZINHOS 7 MARIAZINHAS - TRANSFORMANDO ATITUDES EMPREENDEDORAS EM SUCESSO. Seu maior objetivo é cumprir seu juramento de honrar a sua profissão de administrador ajudando a transformar pessoas, empresas e a sociedade, deixando um legado digno de sempre se importar com todos, sem acepção. Linkledin: linkedin.com/in/osmar-marinho-de-santana-21493972




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching