Sobre impor limites importantes em nossas vidas

Como reduzir a ansiedade?



Reduzir a ansiedade, significa prestar atenção em quanto podemos fazer e em quanto é demais para nós. Aprender a dizer “chega!”. Ter a clareza sobre o que é realmente importante e sobre o quanto devemos abrir mão de alguma coisa.

Vivemos atarefados, excessivamente ocupados, consequentemente ansiosos. Buscamos meios de aliviar / acalmar nossa ansiedade. Tomamos um café para desetressar, um não, xícaras e mais xícaras de café. Isso quando não são utilizados outros meios, como compulsão alimentar, alcoolismo. Um entorpecimento desta ansiedade.
A chave para a redução deste mal que nos afeta tão fortemente, está no mesmo ponto que o potencializa. Nossos hábitos.

São nossos pensamentos, comportamentos e emoções que geram a ansiedade. Devemos buscar harmonizar nossas vidas com nossos valores, e aprender a impor limites. Nem sempre seremos agradáveis quando colocamos limites, as pessoas gostam que estejamos à disposição. Mas lembre-se, quando você diz um “não” para fora, você diz um “sim” para dentro.
Hoje é uma questão de orgulho nas rodas de amigos, no trabalho, um mostrar ao outro o quanto suas agendas são ocupadas, passamos isto para nossas crianças, que desde bebês, possuem uma rotina totalmente preenchida. Vivemos entorpecidos. Não olhamos o que realmente tem valor. Estamos muito ocupados para isso.

Este é um dos motivos de encontrarmos pessoas tão infelizes, que aparentemente, têm uma vida confortável, porém, sem brilho no olhar.

Nos dias de hoje, ser simples é ser ousado. Viver com ousadia, significa abraçar a vulnerabilidade. Impor limites aos outros e a nós mesmos. Reconhecer que embora a expressão: “O céu é o limite”, seja bastante motivadora, termos limites, nos faz humanos.

Sobreviver ou vencer, podem ser sinônimos de sucesso. O medo da escassez alimenta este conceito de sucesso. Sobreviver não é viver. Viver com ousadia é redefinir “sucesso”.

São poucas as pessoas que conseguem desde sempre viver com plenitude, no meu entendimento, a plenitude é um estado conquistado, com muita luta, e todos esses estágios fazem parte do processo. Costumo falar muito da dualidade, precisamos sim conhecer um lado para valorizarmos o outro, isto é inerente à grande maioria das pessoas.

Passamos a buscar a plenitude, quando decidimos dizer “chega!”, quando nos cansamos. Assim como, grandes exemplos de plenitude, benevolência, que temos como referências mundiais, são pessoas que passaram por situações extremas, precisaram “Sobreviver” para depois aprender a “Viver”.

O sobreviver é conseguir estar inteiro após uma “prova”, quantos de nós, ao final de um dia de trabalho já falou: “Ufa, sobrevivi ao dia de hoje!”? Quanto do seu dia você se dedica a viver, fazer algo que lhe dê prazer?

Precisamos trocar o urgente pelo importante.

Nosso tempo é um bem muito preciso e irressarcível. Colocar limites, significa valorizar cada segundo. Significa dar a devida atenção ao que de fato é importante, significa fazer com dedicação, com qualidade.

Como exercício, sugiro que avalie seu dia a dia, atividades, pessoas, situações as quais tem sugado sua energia, e para as quais você precisa dizer “Chega!”, impor limites.

Bom trabalho! E seja feliz!


Renata Cunha

Personal e Professional Coach, membro da Sociedade Brasileira de Coaching

Renata Cunha, 39 anos, é membro da Sociedade Brasileira de Coaching (SBCOACHING) desde 2016. É formada em administração de empresas pela Universidade de Taubaté – UNITAU – com pós-graduação em gestão de logística empresarial pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP. 15 anos de experiência em gestão de pessoas. Possui uma carreira sólida na área financeira em multinacionais. O coaching entrou em sua vida quando, informalmente, conheceu o idealizador do Instituto Life Coaching e grande amigo Mario Meireles, que em pouco tempo, a mostrou o caminho para aquilo que viria a ser sua missão de vida. Ele a dizia: “você é coach, só não sabe disso ainda”. Sua missão: despertar nas pessoas o que de melhor possuem dentro de si, e ajudá-las a desabrochar, encontrando seus verdadeiros propósitos. Acredita que a vida é curta demais para ser pequena e que somos grandes demais para não doarmos o nosso melhor ao mundo.




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching