Sua vida importa!

Como procurar ajuda em casos de tentativas de suicídio e a conscientização da população para o Setembro Amarelo



O mês de setembro é marcado pela campanha pela conscientização sobre a prevenção do suicídio. Quem nunca viu divulgações sobre o Setembro Amarelo e frases positivas e que buscam motivar as pessoas a se engajar nesta causa nobre? Você sabe como surgiu essa campanha? Sabe como procurar ajuda se você, ou algum familiar, está passando por isso? Confira a seguir mais informações sobre o Setembro Amarelo e como buscar ajuda em casos de suicídio iminente.

Como surgiu o Setembro Amarelo

Em 2003 o dia 10 de setembro foi escolhido para ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, assunto que era considerado tabu por muitas pessoas e, agora, tem sido divulgado amplamente, pois as taxas de suicídio aumentaram consideravelmente com o passar dos anos. Já a cor amarela foi adotada, de acordo com a Associação Catarinense de Psiquiatria, devido a um caso marcante de suicídio em 1994. Um jovem americano de 17 anos tirou sua vida ao dirigir um carro amarelo. O carro foi restaurado e pintado pelo próprio adolescente, Mike Emme, e em seu funeral a família e amigos distribuíram mensagens de apoio e fitas amarelas para os presentes. A mensagem se espalhou pelo mundo e agora faz parte da campanha brasileira de prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo, que foi iniciada em 2015.

Dados sobre suicídio no Brasil e no Mundo

O erro das pessoas é pensar que isso não acontece com elas e nem em sua família. De acordo com os dados divulgados no site da campanha do Setembro Amarelo, 90% dos casos de suicídio poderiam ser evitados caso a pessoa que pensa em atentar contra sua própria vida ou os seus familiares procurassem ajuda. O suicídio, no Brasil, é considerado um problema de saúde pública e tem aumentado consideravelmente. Cerca de 32 pessoas se matam por dia, esta média é maior do que as mortes por câncer e AIDS. O Brasil, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, é o oitavo país com o maior número de suicídios. No mundo, o suicídio fica em terceiro lugar nas causas de morte entre jovens de 16 a 29 anos, e nas crianças entre 10 a 14 esta causa fica em sétimo lugar. Por isso é importante o acompanhamento dos familiares no tratamento de pessoas que têm histórico de ansiedade, depressão e outros transtornos psiquiátricos.

Como buscar ajuda em casos de suicídio

Caso você esteja passando por dificuldades e precise de ajuda, o primeiro passo é ir ao médico e iniciar um tratamento com psicólogos, psiquiatra e terapeutas. Em casos mais específicos e pontuais, como crises de ansiedade, ataques de pânico e outros sintomas de picos emocionais o CVV disponibilizou o número 188 que conta com cerca de 3 mil voluntários, em mais de 100 postos que prestam serviço gratuito 24 horas, todos os dias do ano. O serviço é voluntário, sigiloso e busca ajudar as pessoas que estão passando por crises e querem conversar sobre os seus sentimentos, descobertas, dificuldades, dores e alegrias de forma a prevenir o suicídio e prestar apoio sem qualquer julgamento, com confiança e compreensão. Além do CVV, instituições de ensino superior costumam ter apoio psicológico de preços acessíveis para casos em que a pessoa não possa custear um tratamento particular. O importante é, sem dúvidas, buscar ajuda e ao dar esse primeiro passo você perceberá que ainda existem muitas alegrias por vir.

Por: Rafaella Ehlke





NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching