Tempo: Um ótimo escravo, mas um péssimo senhor

Até que ponto "dar tempo ao tempo" é a solução de nossos problemas?



Não é de hoje que ouço coisas do tipo:

“O tempo resolve”
“Com o tempo tudo dá certo”
“O tempo leva nossos problemas embora”
“Somente o tempo coloca as coisas no lugar”.

O engraçado é que levam isso a sério, mesmo que na prática isso nunca se confirme!

Pense em um casamento. Você faz algo de errado e ao invés de se desculpar e se redimir pelo erro, você pensa assim: “Ah, com o tempo tudo vai se resolver.”

Ou pense na sua mesa de trabalho/estudo. “Não vou organizar ela, o tempo coloca as coisas no lugar”. Ou seu quarto… sua cozinha… sua vida?

O tempo não resolve nada de forma automática, ele piora. Até na natureza se observa que é necessária uma intervenção, caso contrário, com o tempo tudo se destrói. Olhe para nós! O tempo só piora nosso corpo no piloto automático. Até a experiência sem orientação faz mal.

Endeusar o tempo tem criado pessoas passivas nessa geração. Verdadeiros zumbis em busca do nada, vagando pela vida apenas em movimento, mas nunca com direção, sobrevivendo mais não vivendo.

É trágico o quanto a linguagem altera os valores de uma sociedade e faz dela escrava de suas palavras. Primeiro colocam a esperança no tempo e quando ele te leva ao caos, transferimos a culpa para o “Deus quis assim”. Como me referi no título, o tempo é um péssimo Senhor! Mas pode ser seu melhor escravo se colocado para trabalhar para você!

Sim, você já deve ter ouvido falar em colocar o dinheiro para trabalhar para você, mas o tempo é muito mais poderoso, pois tempo não tem inflação! Pelo contrário, o tempo se valoriza a cada dia. E se você o coloca como seu escravo, tudo é possível!

Usando o tempo em seus relacionamentos

Comece colocando o tempo a seu favor nos seus relacionamentos, começando a servir sem intenção alguma. Plante milhares de sementes e o tempo é obrigado a trazer seus frutos. Mesmo que no presente você se sinta um trouxa, manipulado, esquecido, rejeitado, abandonado… e em alguns casos até mesmo traído e humilhado. Superar esses sentimentos e servir, coloca o tempo a nosso favor, na obrigação de trazer frutos dessas sementes.

Usando o tempo na Saúde

Em um tempo de pandemia, quem ficou anos sendo disciplinado na alimentação, nos exercícios, sem vícios, cuidando do sono, da mente, e de tudo que importa nessa área, agora está em uma tremenda vantagem competitiva. Seus concorrentes, amigos ou inimigos que não colocaram o tempo a seu favor, agora estão morrendo de medo, tendo o tempo contra eles!

Usando o tempo na vida profissional

Pense na sua profissão e nas suas finanças. Você que trabalhou mais horas que a média, estudou mais, se preparou, abriu mão de prazeres para ter reservas, fugiu do impulso do risco para acumular capital, agora está comprando ações, imóveis, ferramentas ou o que quiser, a preço de banana.

Quanto mais durar essa crise, mais forte e próspero você ficará, porque o tempo está a seu favor.

Isso vale para empresas que sempre deixaram seu fluxo de caixa positivo, para pais que cuidaram bem de suas famílias, para líderes religiosos que se doaram de verdade à sua causa, para vendedores que acompanharam de verdade seus clientes… Todos que plantaram, tem o tempo como seu escravo para trazer frutos e mais frutos.

O plantio causa dor, causa renúncia, e muitas vezes até solidão. Mas a colheita do tempo escravo, há a colheita! Ela causa surpresas, dádivas, alegria, abundância e… mais tempo.

Afinal, quem planta tempo, colhe…?

Isso mesmo: tempo!


Marcos Duda

Estrategista Digital




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching