Teoria dos traços de personalidade

Conheça mais sobre a teoria dos traços de personalidade e em qual você se encaixa



Conhecer características que formam a personalidade das pessoas com que você convive é uma forma de entender como elas pensam e perceber quais são aquelas que mais se destacam, seja no ambiente de trabalho ou nos relacionamentos pessoais. A Teoria dos traços de personalidade surgiu na década de 40 com o psicólogo Gordon Allport, confira neste artigo um pouco mais sobre essa teoria e como poderá utilizá-la em sua empresa.

O que é personalidade?

Para entender a Teoria dos traços de personalidade é importante compreender o que é a personalidade e como ela forma uma pessoa. Uma explicação básica sobre a personalidade são as características que tornam uma pessoa única. Estas características podem ser os traços, defeitos, qualidades e peculiaridades que a tornam diferente de todos os outros. Já para a psicologia, personalidade são as diferenças que o indivíduo possui nos padrões que caracterizam os pensamentos, comportamentos e sensações. Independente do conceito, o que todos concordam é que a personalidade é o que torna as pessoas únicas e exerce um grande impacto na vida de todas as pessoas.

O que é a Teoria dos traços de personalidade?

O psicólogo Gordon Allport, em suas pesquisas, encontrou que havia mais de 4 mil palavras que descreviam os traços de personalidade no dicionário e, então, decidiu dividi-las em três categorias: traços cardeais, traços centrais e traços secundários. Os traços cardeais são os aspectos que dominam a personalidade de uma pessoa e aqueles que a tornam conhecida por esses traços, de acordo com os estudos de Allport estes traços são raros e podem ser desenvolvidos no decorrer da vida. Os traços centrais não chegam a ser tão dominantes quanto os cardeais, porém formam os fundamentos básicos da personalidade do indivíduo, ou seja, são as características marcantes em uma pessoa e os adjetivos que você poderá utilizar para descrever a personalidade dela. Já o terceiro grupo, os traços secundários, são as características que não se tornam muito evidentes na personalidade de uma pessoa e podem estar relacionadas com as preferências ou atitudes do indivíduo, sendo que estes traços surgem apenas em situações específicas.

Os cinco traços de personalidade

A pesquisa de Gordon Allport foi utilizada como base para outros estudos na área da psicologia e culminou na Teoria dos cinco traços de personalidade que é bastante usada pela Psicologia Cognitiva e Cognitiva Comportamental. Esta teoria divide os traços de personalidade em cinco grupos: extroversão, neuroticismo, abertura, simpatia e conscienciosidade. Os traços de personalidade são bastante utilizados no ambiente de trabalho e o conceito desta teoria é muito aplicado quando se relaciona os traços de personalidade ao espírito de liderança. Existe na internet um teste com uma série de perguntas que irá mostrar quais são suas características mais marcantes e os traços de personalidade que mais se destacam em você, é interessante fazê-lo para autoconhecimento, além de procurar mais informações sobre esta teoria tão importante para definir suas características mais marcantes.

Rafaella Ehlke





NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching