Terapias alternativas para a cura de doenças

O uso das terapias holísticas como alternativa nos processos de cura física, emocional e espiritual.



Existem diversas abordagens quando o assunto é terapia, terapia holística é a abordagem terapêutica que considera o ser humano como um todo, em seus aspectos físico, mental, emocional e energético. Ou seja, ela não trata essas esferas separadamente, mas de forma integrada. Essa abordagem tem o objetivo de trazer mais equilíbrio energético, mental e emocional, expandir a consciência corporal, emocional, mental e espiritual, minimizar o sofrimento e auxiliar no processo de cura.

Algumas técnicas já são usadas a milhares de anos por nossos ancestrais e hoje com a crescente procura pelo natural, essas técnicas têm ganhado espaço e reconhecimento, mostrando através da simplicidade sua efetividade. Em 2017, o Brasil pode contar com cerca de 30 Práticas Integrativas e Complementares no SUS (Sistema Único de Saúde) e percebeu-se que as terapias holísticas são um excelente recurso para prevenir diversas doenças, tais como depressão e hipertensão.

As terapias alternativas, acima de tudo, envolvem uma visão diferenciada do ser humano e dos medicamentos. Algumas são mais voltadas para o interior do indivíduo, tratando suas crenças, percepções sobre si mesmo e feridas do passado, como o Thetahealing.

Thetahealing  é uma técnica meditativa terapêutica que combina ciência e espiritualidade e permite identificar e transformar instantaneamente crenças negativas e limitantes ou traumas que podem estar profundamente armazenadas no inconsciente. Esta abordagem trabalha na frequência das ondas cerebrais Theta, nosso cérebro atua em um dos cinco tipos diferentes de frequência de ondas cerebrais:

  • Delta (0 a 4HZ): quando estamos em sono profundo;
  • Theta (4 a 7 HZ): estado muito profundo de relaxamento; aquele momento em que acabamos de pegar no sono;
  • Alpha (7 a 14 HZ): estado relaxado, meditativo;
  • Beta (14 a 28 HZ): quando estamos ativos e alertas, pensando, falando e fazendo nossas atividades diárias;
  • Gamma (28 a 5000HZ): estado de alta atividade mental, quando estamos muito focados e concentrados em algo.

Theta é aquela primeira etapa do estado de sonho e quando estamos quase acordando, a mesma condição utilizada em hipnose, uma frequência em que acessamos nosso consciente e nosso subconsciente simultaneamente, onde estão guardadas nossas memórias e sensações, e que governa nossas atitudes, crenças e comportamentos.

No enfoque holístico a doença do corpo físico é apenas, e tão somente, o reflexo ou a somatização das desarmonias já existentes nos corpos energéticos e emocionais. Assim sendo, o tratamento holístico visa tratar não apenas dores ou desajustes do corpo físico, ou seja, não somente o efeito, mas busca detectar a origem do males e tratá-los, para que assim deixem de existir não somente os males, mas também as causas que os provocam. A terapia funciona para todo mundo porque somos humanos, passamos por momentos difíceis na vida e não precisamos saber resolver tudo sozinhos.


Rafaela Rabaiolli

Life e Business Coach membro sociedade Brasileira de Coaching

Uma mulher em constante desenvolvimento, conciliando a vida profissional e pessoal com leveza e equilíbrio. Terapeuta, neurocientista, analista, reikiana, Thetahealear, aromaterapeuta, engenheira agrônoma, mãe do Bento, estudante, aspirante a escritora, aventureira, feliz e mega empolgada com a vida.




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching