The Wheel

A roda que o leva a conseguir tudo o que deseja na vida



Em um certo momento da minha vida eu me senti presa dentro da minha própria vida, precisava me libertar daquilo tudo. Mesmo estando amparada por uma empresa como CLT por 15 anos e durante todo esse tempo adquirindo experiências com os melhores profissionais do mercado financeiro, além das minhas formações, que não são poucas. 

Mas quando eu quis abrir minha própria empresa, para compartilhar meu conhecimento sobre estruturação de negócios e treinamento, não foi tão fácil quanto eu pensei que seria.

O lançamento de um novo negócio não é fácil. Você tem que desistir do conforto de um salário estável para mergulhar no desconhecido, um abismo imprevisível. Muitas coisas nos impedem de dar o salto — coisas como: medo e insegurança. 

Quando olhei para trás, para os meus dias como Especialista no mercado financeiro, entendi o que era diferente. Lembrei-me do que (ou quem) me fez continuar, mesmo quando eu não queria. A diferença é que, como funcionária, eu tinha o amparo da empresa e dos meus gestores para me direcionar. A estrutura nos mantém focados e um gestor continua nos empurrando e nos desafiando.

Felizmente, passei por essa fase e criei a Awee Business, ajudamos empresários a alavancar e estruturar seus negócios. Decidi recolher as lições que aprendi ao longo do caminho e compartilhá-las com outras pessoas, como você, que estão lutando para se aprimorarem e tornar seus negócios de sucesso. 

Então, eu criei The Wheel, a roda que o leva a conseguir tudo o que deseja na vida.

 

1. Concentre-se no compromisso, não na motivação.
Até que ponto você está comprometido com seu objetivo? Quão importante é para você, e o que você está disposto a sacrificar para alcançá-lo? Se você estiver totalmente comprometido, a motivação o seguirá.

2. Busque conhecimento, não resultados.
Se você se concentrar na empolgação de descobrir, melhorar, explorar e experimentar, sua motivação sempre será alimentada. Se você se concentrar apenas nos resultados, sua motivação será como o clima – ele morrerá no minuto em que você atingir uma tempestade. Portanto, a chave é se concentrar na jornada, não no destino. Continue pensando no que você está aprendendo ao longo do caminho e no que pode melhorar.

3. Torne a jornada divertida.
É um jogo incrível! No minuto em que você tornar isso sério, há uma grande chance de que comece a carregar um grande peso emocional e você perca a perspectiva e fique preso novamente.

4. Livre-se de pensamentos estagnados.
Os pensamentos influenciam os sentimentos e os sentimentos determinam como você vê o seu trabalho. Você tem muitos pensamentos em sua cabeça e sempre pode escolher em quais focar: aqueles que o deixarão emocionalmente paralisado (medos, dúvidas) ou aqueles que o farão avançar (excitação, experimentação, tentativas coisas novas, saindo da sua zona de conforto).

5. Use a imaginação.
O próximo passo depois de se livrar dos pensamentos negativos é usar a imaginação. Quando as coisas vão bem, você está cheio de energia positiva e, quando está passando por dificuldades, precisa estar ainda mais enérgico. Portanto, renomeie sua situação. Se você ficar repetindo “Eu odeio meu trabalho”, adivinhe quais sentimentos essas palavras vão evocar? É uma questão de imaginação! Você sempre pode encontrar algo para aprender, mesmo com o pior chefe do mundo no trabalho mais chato. Tenho um ótimo exercício para você: por apenas três dias, pense e diga apenas coisas positivas. Veja o que acontece.

6. Pare de ser bom consigo mesmo.
Motivação significa ação e ação traz resultados. Às vezes, suas ações não trazem os resultados desejados. Então você prefere ser legal consigo mesmo e não se colocar em uma situação difícil. Você espera pelo momento perfeito, por uma oportunidade, enquanto se conduz à estagnação e às vezes até à depressão. Vá lá, desafie-se, faça algo que você queira, mesmo que esteja com medo.

7. Livre-se de distrações.
Coisas sem sentido e distrações sempre estarão em seu caminho, especialmente aquelas coisas fáceis e usuais que você prefere fazer em vez de se concentrar em novos projetos desafiadores e significativos. Aprenda a se concentrar no que é mais importante. Escreva uma lista de desperdícios de tempo e responsabilize-se por não fazê-los.

8. Não confie nos outros.
Você nunca deve esperar que outros façam isso por você, nem mesmo seu parceiro, amigo ou chefe. Eles estão todos ocupados com suas próprias necessidades. Ninguém vai te fazer feliz ou atingir seus objetivos por você. Tudo depende de você.

9. Planejamento.
Esteja a três passos à frente. Você não precisa de mais. Preencha sua agenda semanal, observando quando você fará – o que e como. Reveja como cada dia passou o que você aprendeu e revise o que você poderia melhorar.

10. Proteja-se do esgotamento (burnout).
É fácil se esgotar quando você está muito motivado. Observe-se para reconhecer quaisquer sinais de cansaço e descanse. Seu corpo e mente descansam quando você agenda momentos de relaxamento e diversão em seu calendário semanal. Faça diversas tarefas, continue alternando entre algo criativo e lógico, algo físico e tranquilo, trabalhando sozinho e em equipe. Mudar de local. Medite ou respire fundo, feche os olhos e concentre-se em uma coisa por cinco minutos.

Mesmo as maiores estrelas, os empresários mais ricos ou os atletas mais talentosos às vezes se perdem. O que os torna motivados é a curiosidade sobre o quão melhores ou mais rápidos eles podem se tornar. Portanto, acima de tudo, seja curioso, e isso o levará aos seus objetivos e ao sucesso.


Nany Martins

Mentora e Executiva

Mentora, executiva e especialista em estruturação de negócios, Nany Martins, em seus 15 anos de experiência no mercado financeiro, se destacou e ganhou prêmios como executiva de inteligência de mercado. Formada em Administração de Empresas, pós-graduada em Finanças, com MBA em Negócios Internacionais e International Professional Master Coach - Institute of Coaching Professional Association (ICPA), órgão afiliado à HARVARD MEDICAL SCHOOL




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching