Tudo o que você precisa saber sobre Roda da Vida

Conheça mais sobre a Roda da Vida e sua aplicação para equilibrar sua rotina.



A profissão de Coach tem ganhado visibilidade nos últimos anos e as palestras motivacionais e o coaching têm feito parte da rotina de grande maioria das pessoas. Atualmente existem profissionais que auxiliam nas mais diversas áreas: esportes, concursos, vida em geral, relacionamentos, saúde, amor e tantas outras áreas que podem necessitar de ajuda. Uma das ferramentas de autoavaliação feita no processo de coaching é a Roda da Vida, você sabe o que ela é e para que serve? Confira a seguir mais aplicações e como analisar sua vida por essa perspectiva.

O que é a Roda da Vida?

Como já mencionamos, a Roda da Vida é uma ferramenta utilizada no processo de coaching para autoconhecimento da pessoa que buscou ajuda para melhorar uma, ou mais, áreas de sua vida. A Roda da Vida consiste, basicamente, em uma figura com formato de mandala – um círculo que é composto por quatro grandes tríades que o estruturam: Pessoal, Profissional, Qualidade de vida e Relacionamentos. Nestas quatro áreas há a divisão de três fundamentos principais, dando um total de doze áreas a serem analisadas com notas de 1 a 10. Estas notas são dadas por quem está fazendo a Roda da Vida como uma forma de avaliar estas áreas em questão, o processo poderá ser demorado, mas é uma importante ferramenta para a autoavaliação e autoconhecimento. É importante que esta avaliação seja feita quando você está focado e sendo sincero, para que o resultado represente realmente o que você faz e sente.

Qual é a divisão da Roda da Vida?

Para ter uma vida plena e realizada é importante conseguir equilibrar todas as áreas de nossa vida, conforme a Roda da Vida temos quatro grandes áreas: Pessoal, Profissional, Qualidade de Vida e Relacionamentos. Cada uma destas áreas pode ser dividida em três grupos, por exemplo, a área pessoal pode ser dividida em Desenvolvimento Intelectual, Equilíbrio emocional e Saúde/Disposição. Já a Tríade da área profissional poderá ser: realização e propósito, recursos financeiros e contribuição social. A divisão dos relacionamentos é: vida social, família e relacionamento amoroso. Já a qualidade de vida contempla os seguintes temas: espiritualidade, plenitude e felicidade, criatividade, hobbies e diversão. Para o Instituto Brasileiro de Coaching, para que sua vida esteja em harmonia com seus sonhos e metas é ideal que o índice de satisfação de sua Roda da Vida esteja em, pelo menos, 60% em cada área analisada. Caso esteja abaixo disso, há grandes possibilidades deste ponto em sua vida estar sendo negligenciado e você deverá iniciar uma mudança para que este indicativo aumente.

Como começar a mudança?

Com os resultados de sua Roda da Vida sendo analisados é importante ver as mudanças que você precisa fazer em sua vida para que sua Roda da Vida esteja sempre em movimento e de acordo com suas metas. Caso queira saber mais sobre essa ferramenta, indicamos a leitura do livro Life Design, que apresenta como aplicar a Roda da Vida em sua rotina para atingir melhores resultados em todas as áreas de sua vida.

Por: Rafaella Ehlke





NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching