Você está plantando o que quer colher?

Passo a passo para melhorar seus resultados na vida



Você conhece aquele ditado popular que diz: “ Quem planta, colhe”?

Acredito que sim, certo? 

Pois bem, desde criança, quando ouvia esse ditado, ele sempre era usado de forma negativa, como por exemplo:

“Sabe o fulano aquele? Quebrou a empresa! Também, gastava mais do que podia! Quem planta, colhe!”

“Sabia que a ciclana e o marido se separaram? Pois é, ele nunca vivia em casa e só aprontava com ela. Agora está implorando pra voltar. Plantou, colheu! Agora aguenta!”

“Sabe a filha do vizinho? Nunca quis estudar, vivia matando aula e só queria saber de namorar. Agora quer reclamar que não consegue nenhum emprego que pague bem. Mas também, não está colhendo nada diferente do que plantou.”

Agora para pra pensar: se ao plantarmos coisas negativas, colhemos resultados negativos, o contrário também é verdadeiro: se plantamos o bem, colhemos o bem.

Quer avaliar melhor o que você está colhendo na sua vida? Então vem comigo que vou te dar um exercício:

Passo a passo para melhorar seus resultados na vida 

1) Pegue lápis e 3 folhas de papel

2) Divida as 3  folhas em 8 quadrados iguais

Separe um quadrado para cada uma das seguintes áreas: Saúde, Equilíbrio Emocional, Profissional, Financeiro, Família, Relacionamento Amoroso, Vida Social, Qualidade de Vid3

3) Na primeira folha, em cada uma dessas áreas, descreva o que você gostaria de estar “colhendo”: 

  • Como seria seu estado de saúde ideal?
  • Qual seria a forma ideal de lidar com suas emoções, com situações de stress, com os relacionamentos pessoais?
  • O que você gostaria de estar vivendo na sua vida profissional? Que profissão seria? Como seria seu trabalho ou emprego?
  • Como seria sua vida financeira ideal para lhe proporcionar tudo aquilo que você gostaria de viver?
  • Idealmente, como seria a sua vida e relacionamento com a família? Como seria essa família?
  • Qual relacionamento amoroso você gostaria de viver? Como seria essa vida a dois? Como seria o seu (sua) parceiro (a)ideal?
  • O que é para você, a vida social que gostaria de viver?
  • O que é para você qualidade de vida? O que você teria ou faria vivendo uma vida de qualidade?

Passo a passo para melhorar seus resultados na vida 

4) Respondidas as questões acima, tendo identificado o que você quer “colher”, chegou a hora de analisar o que você está plantando em cada uma dessas áreas. Pegue a segunda folha e em  cada uma das áreas descritas acima, responda a pergunta: Hoje, o que eu estou “plantando”/ fazendo, para garantir que colha os resultados que já defini anteriormente?

5) Para finalizar, pegue a terceira folha de papel com as mesmas divisões e descreva agora em cada área, quais são as próximas “sementes” que precisam ser  “ plantadas” para serem “colhidas” em cada área da sua vida. O que mais eu preciso fazer para conquistar esses resultados? Quais hábitos preciso mudar? Quem pode me ajudar? Quais habilidades e competências precisam ser desenvolvidas? O que precisa mudar na minha rotina ou dia a dia? O que preciso priorizar para conquistar o que realmente é importante pra mim? Do que preciso abrir mão para chegar onde quero?

Após esse exercício, comece a colocar em prática as ações listadas. Você tem o poder de mudar absolutamente TUDO  que quiser na sua vida, basta identificar os resultados que quer e o que precisa ser feito para chegar lá!

Fique atento (a): Sempre que estiver insatisfeito (a) com alguma área da sua vida, é porque não está plantando as sementes certas ou não está cuidando adequadamente das que foram plantadas. Ao perceber isso, busque imediatamente a solução antes que estas sementes criem raízes profundas e se torne cada vez mais difícil eliminar as “ervas daninhas”.





NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching