4 premissas que líderes de negócios precisam saber sobre a “internet das coisas”

Líderes de negócios devem se atentar ao crescimento do número de dispositivos conectados e ao avanço da IoT



Os líderes de negócios devem se atentar ao crescimento do número de dispositivos conectados e ao avanço da IoT (Internet das Coisas). Pelo menos, é o que diz a Equinix, empresa global de interconexão e data center, que vê o avanço do setor como fator determinante para a mudança do cenário tecnológico e das relações socioeconômicas.

Pensando nisso, a Equinix decidiu apresentar quatro premissas a empreendedores que desejam ter sucesso nos projetos de IoT. Confira abaixo:

1 – Ecossistemas são o cerne da IoT

2 – Há ouro nos dados de IoT
A geração de dados de IoT cresce a cada dia. Combinar dados de fontes de diferentes origens permite que a visão seja ampliada, o que não só traz uma série de benefícios para operadores, fabricantes, equipe de manutenção e até empresas do setor, como também produz mais volume, o que aumenta o valor das informações.

“Então, como o valor das informações vem crescendo, torna-se ainda mais importante capturar, gerenciar e compartilhá-las com segurança”, pontua a empresa. “Gerenciamento centralizado e infraestrutura escalável são necessários para implementar estratégias de gestão de dados eficazes, que podem lidar com desafios de escala, gravidade, integração e segurança de dados de IoT”.

3 – Dados de IoT precisam de proteção especial
Sabendo do valor das informações, manter os dados seguros de roubo e os serviços ininterruptos se torna um desafio cada vez maior. Segundo a Equinix, “modems e roteadores são o alvo principal de ataques à IoT, sendo a falta de segurança, senhas fracas, negligência na correção de vulnerabilidades e apropriações de atualizações de software os meios mais comuns de entrada”.

4 – Conscientização contextual melhora os resultados da IoT
Conscientização contextual é a capacidade de um aplicativo acessar informações sobre um ambiente físico e, a partir disso, adaptar seu comportamento em tempo real. Um sistema desses consegue detectar e até antecipar as mudanças no ambiente e reagir a elas rapidamente.

Esse recurso, aplicado em dados de IoT, pode melhorar os resultados. Além de ser uma maneira barata de criar soluções de Inteligência Artificial rápidas, processa um volume menor de dados e consome menos energia.

“Líderes de todo o mundo estão explorando as maneiras pelas quais a tecnologia, inteligente e interconectada, pode ajudar a resolver os desafios macroeconômicos, beneficiando a indústria e a sociedade”, ressalta Equinix.
“Participar de um ecossistema de IoT pode trazer muitos benefícios para as empresas, tais como velocidade de inovação, diferenciação competitiva, alcance de mercado, time-to-market e criação de valor”, afirma a Equinix.

Diana Cheng – Portal Money Times





Rua Conceição de Monte Alegre, 107, Torre B - 10º andar
Conj. 101 B Cidade Monções
São Paulo, SP, 04563-060


2020 - Instituto Life Coaching