Por que a sua empresa precisa de um programa de líderes?

Desenvolvimento de lideranças como pilar estratégico do negócio



No cenário da nova economia, as soluções em produtos e serviços digitais permitiram o crescimento exponencial e orgânico de muitas empresas, tornando assim, a única opção para que se mantenham competitivas. Com isso, a necessidade de líderes no mundo corporativo vem aumentando quase na mesma velocidade, para sustentar todo este crescimento. Contudo, atualmente a demanda por líderes eficazes é muito maior do que a oferta. Há um excesso de candidatos a posições de gestão, porém, muitos com competências técnicas e falta de preparo em habilidades de liderança. 

POR QUE DESENVOLVER LÍDERES?

Em uma pesquisa da Flow realizada em 2018, com mais de 110 executivos, 90% dos entrevistados receberam pelo menos uma proposta de novo emprego no ano. Aproximadamente metade trabalham em empresas que passam por uma transformação digital e um quarto deles não acredita que os líderes estejam preparados para gerir estas mudanças. A pesquisa ressalta também o alto turnover (taxa de rotatividade) entre os cargos de liderança.

Segundo o autor Ram Charan, as empresas têm dificuldades em contratar líderes do mercado, pois, a escassez de profissionais com habilidades de liderança é muito alta. Além disso, os ótimos líderes exigem grandes remunerações e costumam ser muito disputados, podendo migrar de empresas em pouco tempo. Sendo assim, se tornando ainda mais difícil sua retenção. Outra dificuldade de achar profissionais desse nível, é a aderência com a cultura da organização, líderes de alto nível possuem valores pessoais muito claros e buscam desafios que estejam alinhados com seus propósitos.

Com todo esse cenário, a melhor estratégia para empresas é formar seus próprios líderes. Investir no desenvolvimento de lideranças pode ser um grande diferencial competitivo, desde que, façam de forma estruturada e alinhada com as estratégias do negócio. Dessa forma, é possível obter maior retenção de talentos e ainda garantir o suprimento das vagas de gestão com a aderência à cultura da empresa.

COMO ESTRUTURAR UM PROGRAMA DE LIDERANÇA

A seguir, será abordado alguns passos para estruturar um programa de desenvolvimento de líderes em empresas, estes foram utilizados por mim em um projeto implementado em uma grande empresa do sul do país. O intuito é apenas apresentar algumas ideias e sugestões que gestores e profissionais de RH podem usar neste processo.

Primeiramente recomenda-se identificar qual o perfil de líder a empresa busca. Ou seja, quais as características, qualidades, atributos e princípios esperam de seus líderes. Uma estratégia interessante, é criar uma persona ou personagem que represente esses itens, isto facilita o entendimento do que se procura e pode ser usado em ações de endomarketing do programa. O mais importante é que este perfil esteja muito conectado com a missão, valores e visão de futuro da organização. Para isso, é necessário alinhamentos e brainstormings com a alta gestão, área de recursos humanos e/ou outros profissionais chave.

Após este entendimento, a segunda etapa é transformar as características definidas em competências e com isso, os comportamentos que permitem identificar cada uma delas. Por exemplo, se dentro do perfil de líder esperado pela empresa, foi encontrado a característica agente de mudanças, pode-se transformar esta habilidade nas competências de: influência, comunicação assertiva e inovação. Para tanto, dentre as competências que serão trabalhadas, indica-se as abordadas no artigo publicado neste portal, O DNA de um líder. Estas foram baseadas em uma pesquisa acadêmica que realizei em 2019.

A partir disso, serão estruturadas ações e programas internos focados no desenvolvimento das lideranças, como trilhas de treinamento, formações continuadas, cursos externos e capacitações, coaching e mentoring, palestras, onboarding de novos gestores, avaliações etc. Idealmente, deve-se ter definido objetivos para cada ação, junto com o plano e orçamento anual. O mais importe é que tudo isso tenha como foco principal o desenvolvimento das competências, visando o perfil de líder que a empresa busca. As avaliações de desempenho irão auxiliar como fonte de insumo para a priorização dos participantes e os temas aplicados nos programas.

O MUNDO ESTÁ CARENTE DE LÍDERES

Diante do que foi abordado aqui, entende-se que as empresas da nova economia precisarão cada vez mais de líderes competentes para suportar todo o crescimento de forma sustentável e conduzir as futuras mudanças organizacionais. Portanto, o desenvolvimento de lideranças torna-se um grande diferencial competitivo no mercado e deve ser considerado um dos pilares estratégicos do negócio. O surgimento de novos líderes é indispensável atualmente, não só no mundo corporativo, mas também em diferentes áreas da sociedade, como: política, religião e meio acadêmico.


Gabriel Lopes

Profissional de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas

Atua na área de gestão de pessoas com: capacitações,  treinamentos e desenvolvimento de lideranças. Além disso, cursa especialização Black Belt em Lean Six Sigma, para otimização de processos.

Sua carreira profissional iniciou em uma multinacional italiana, onde teve a oportunidade de liderar uma equipe, implementar projetos e comandar o planejamento industrial da empresa. Neste período, através de um mentor dentro da Organização, despertou o interesse por liderança e gestão de pessoas. Seu objetivo profissional é auxiliar executivos, gestores e jovens profissionais, a se desenvolverem como líderes.




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching