A adaptação do Vale do silício no Brasil

Como o modelo do Vale do Silício está sendo adaptado no Brasil?



O que é o Vale do Silício?

Se você gosta de acompanhar todas as novidades tecnológicas já deve ter se deparado com esse nome “Vale do Silício”, porém sabe qual a importância deste local? Em 1971 o termo Vale do Silício foi utilizado pela primeira vez, pelo jornalista Don Hoefler, para definir a área da Baía de São Francisco que abrigava empresas como a INTEL e a AMB. A ascensão da região acompanhou a revolução da tecnologia da informação e hoje é referência para empresas deste nicho.

O Vale do Silício e o empreendedorismo

Empresas como o Facebook, Netflix e Airbnb são conhecidas no mundo inteiro e surgiram na região do Vale do Silício, seus criadores foram extremamente empreendedores e investiram em ideias que revolucionaram a sociedade. O Facebook surgiu em Harvard e agora a sede da empresa está localizada em Menlo Park, a rede social conta com mais de 2 bilhões de usuários ativos mensalmente. Já a Netflix surgiu quando o CEO da empresa precisou pagar uma multa porque esqueceu de devolver um VHS do filme Apollo 13, hoje é referência em serviço de streaming e agora está produzindo séries e filmes. O Airbnb surgiu quando três amigos estavam sem dinheiro para pagar seu aluguel em São Francisco, a oportunidade surgiu quando aconteceu uma conferência de designers na cidade e todos os hotéis estavam cheios, então eles decidiram alugar os espaços de sua própria casa e assim surgiu o site que é mais utilizado pelas pessoas que precisam de hospedagem em suas viagens.

E existe o Vale do Silício no Brasil?

Este termo é utilizado para fazer referência aos parques tecnológicos que existem no país como:

  • Porto Digital, Recife.
  • San Pedro Valley , Belo Horizonte.
  • Vale da Eletrônica , Santa Rita do Sapucaí.
  • Parque Tecnológico do Rio, Rio de Janeiro.
  • Tecnopuc, Porto Alegre.
  • Parque Tecnológico de São José dos Campos
  • Sapiens Parque, em Florianópolis
  • Polo tecnológico de Campinas.

Todos estes locais contam com um grupo de empresas voltadas para a tecnologia e são grandes produtores de tecnologia e referência no Brasil.

A escola para empreendedores

No Brasil, abriu suas portas a escola Conquer, voltada para os alunos com espírito empreendedor. Idealizada por Josef Rubin, Hendel Favarin e Sidnei Junior, desde o início das atividades a escola já atendeu mais de 5 mil alunos, de idades, profissões e metas variadas, ajudando-os a seguir com seus sonhos empreendedores. A criação da escola foi um empreendimento de três sócios que estavam insatisfeitos com suas profissões e inspirados pelo Vale do Silício buscaram tornar o aprendizado e empreendedorismo mais acessível no Brasil, o que não acontecia por causa do modelo de ensino regular. Em uma viagem ao Vale do Silício, Josef Rubin, teve acesso ao sistema empreendedor utilizado na região, além de visitas em escolas, para poder desenvolver uma metodologia para a Conquer, baseada nas escolas e empresas do Vale do Silício.

 

Equipe Inspirando Sucesso


Mario Meireles

Idealizador e Coordenador editorial

Mario H Meireles, atua como Life Coach desde 2012 e é apaixonado por desenvolvimento humano desde sempre. Fundador do Instituto Life Coaching, sua missão é difundir a paixão pelo conhecimento em todas as áreas da vida. Com 7 livros publicados, diariamente treina, mentora e inspira pessoas em todo o planeta. Encontrar sua missão causou uma grande mudança de rumo em sua trajetória e, hoje, auxilia pessoas que estão na mesma transição e despertar. Formalmente, é formado em Engenharia pela Universidade de São Paulo (USP) com estágio na SEAS - Schhool of Engineering and Applied Sciences da Universidade Americana de Harvard.




Rua Conceição de Monte Alegre, 107, Torre B - 10º andar
Conj. 101 B Cidade Monções
São Paulo, SP, 04563-060


2020 - Instituto Life Coaching