Como abrir meu primeiro negócio?

Dicas para começar a empreender



Muitas pessoas nascem com o espírito empreendedor, vontade de seu seu próprio chefe e gerenciar um negócio. Por muito tempo esse sonho era muito difícil de alcançar, porém com a internet e diversos consultores para empreendedores este sonho está cada vez mais acessível. O Sebrae é uma entidade que fornece cursos, dicas e muito material para pesquisa para os novos empreendedores, além de estatísticas sobre os últimos anos e seus dados de empreendedorismo no Brasil.

Como abrir meu próprio negócio?

Uma das frases inseridas na busca do Google é “Como abrir meu primeiro negócio?” e muitos sites estão sendo mantidos com essa finalidade de ajudar os jovens empreendedores. Antes de abrir qualquer negócio é extremamente importante colocar as ideias no papel, em um plano de negócios, verificando se a ideia de negócio irá dar lucro, quanto você investirá no negócio e qual é o capital de giro – dinheiro necessário para financiar as operações da empresa -, além de analisar se o negócio conseguirá lhe fornecer um salário mensal.

Com esses pontos você já percebe se o negócio tem chances de se manter no mercado ou irá dar problemas desde a criação, caso não tenha a resposta positiva para os três itens anteriores é importante ver o que poderia ser adaptado e o projeto ser repensado, aguardando o momento ideal para a sua inauguração.

O que preciso saber antes de abrir meu negócio?

Antes de iniciar um negócio é importante pesquisar bastante sobre o produto ou serviço a ser vendido, o quanto irá custar manter o negócio aberto, qual o dinheiro a ser investido, qual o dinheiro a ser recorrido caso o negócio não dê lucro logo nos primeiros meses e qual a alternativa a ser considerada nesse caso. Uma métrica válida para essas dúvidas são as pesquisas realizadas pelo Sebrae com os empreendedores, tanto os que tiveram sucesso na empreitada, quanto os que não tiveram resultados satisfatórios.

Avalie as estatísticas

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae SP, com os empreendedores falidos, foi concluído que 54% dos empresários perdeu tudo quando a empresa quebrou, e grande parte destes empresários teve seu nome incluído no SPC e Serasa. Este resultado poderia ter sido diferente caso os empresários tivessem feito uma pesquisa anterior à abertura do negócio, já que nesta mesma pesquisa divulgada pelo Sebrae SP – 46% destes empresários não conhecia o perfil dos clientes e não contava com uma previsão de vendas, 39% não sabia o valor do capital de giro e 31% desconhecia o valor do investimento antes de começar o negócio. Com essa pesquisa já se pode prever o por quê da maioria das empresas fechar as portas antes de dois anos de existência.

Como posso orientar meu plano de negócios?

Existem diversos planos de negócios, cursos sobre empreendedorismo, análise de mercado na internet, então não é preciso ir atrás de uma graduação para essa finalidade. Mas é extremamente importante a análise destes pontos antes de começarem os investimentos, uma dica é ler tudo o que puder sobre o assunto – principalmente no site do Sebrae – buscar ajuda de pessoas que já empreenderam e colocar todos os gastos e lucros na ponta do lápis, para não ter problemas logo que abrir seu próprio negócio.

 

Equipe inspirando Sucesso


Mario Meireles

Idealizador e Coordenador editorial

Mario Henrique Meireles, 33 anos, é membro da Sociedade Brasileira de Coaching (SBCOACHING) desde 2012. É formado em engenharia pela Universidade e São Paulo - USP - com estágio na SEAS - School of engineering and applied sciences da universidade americana de Harvard. Desde os 23 anos de idade é palestrante e treinador. Seus vídeos e treinamentos já foram vistos por mais de 1 milhão de pessoas online e já treinou mais de 10 mil pessoas em suas palestras em todo o país. O coaching entrou em sua vida como cliente durante a sua atuação como engenheiro e, naturalmente, estava ali determinado uma grande mudança em sua vida ao determinar ser propósito de vida como coach, palestrante e empresário. Sua missão: inspirar pessoas e impactar vidas positivamente com o propósito de mudar o mundo para melhor. É autor da série de livros LIFECOACHING e do Livro À PROVA DE CRISE, com uma proposta de trazer o coaching de forma prática e simples ao público em geral.




Rua Conceição de Monte Alegre, 107, Torre B - 10º andar
Conj. 101 B Cidade Monções
São Paulo, SP, 04563-060


2020 - Instituto Life Coaching