Como aumentar o seu Serasa Score

O que é, como funciona e dicas para aumentar a sua pontuação



Você sabe o que é o Serasa Score? Essa é uma ferramenta utilizada para a análise de crédito por instituições bancárias e financeiras que serve para saber se determinada pessoa é uma “boa pagadora”, estabelecendo então um grau de confiança.

Um Serasa Score pode implicar em problemas para conseguir crédito, enquanto ter uma boa pontuação ajuda na hora de conseguir um financiamento, abrir uma conta ou solicitar um cartão de crédito, por exemplo.

No artigo de hoje, além de explicar como o Serasa Score funciona, vamos trazer também algumas dicas para aumentar a sua pontuação. Mas é importante ressaltar que essas ações podem não surtir um efeito imediato, sendo assim, você vai precisar de um pouco de paciência para ver os resultados.

Veja a seguir o que é e como funciona o Serasa Score além de dicas de ações que você deve tomar para aumentar a sua pontuação. Continue a leitura para saber mais.

O que é o Serasa Score?

O Serasa Score consiste em uma pontuação usada pelos órgãos de proteção de crédito para classificação dos consumidores a partir do seu histórico, medindo o grau de confiança dos mesmos em relação ao pagamento de suas contas.

Sendo assim, alguém que tenha uma pontuação considerada baixa, pode ter dificuldades quando solicitar crédito no mercado.

A análise de crédito consiste em uma avaliação usada por instituições financeiras e bancos para definir se o crédito vai ou não ser liberado para determinado cliente, levando em consideração o seu comportamento em relação ao pagamento das suas contas, prevendo se aquela pessoa tende ou não a honrar faturas e parcelas.

É comum que muitas solicitações de crédito sejam recusadas durante essa análise em virtude da confiança, afinal de contas, as instituições procuram se prevenir de calotes e atrasos no pagamento.

Vale a pena ressaltar que o Serasa Score não é o único fator levado em consideração durante uma análise de crédito.

O processo é realizado por meio de diversas ferramentas. Existem instituições que podem usar mais de 100 critérios diversos durante uma análise de crédito.

Em geral, a análise de crédito considera:

– A documentação, para verificar quem é a pessoa que solicitou o crédito;

– O histórico de relacionamento com a instituição, analisando se já houve uma contratação anterior e como foi realizada a quitação;

– Análise junto aos órgãos de proteção ao crédito, por meio do Serasa Score, das informações do solicitante como consumidor e do histórico das finanças do mesmo;

– Avaliação do cartão de crédito ou do empréstimo para saber se o solicitante tem o perfil do produto solicitado.

O Serasa Score é gerado a partir de uma pontuação que vai de 0 até 1000, sendo:

– 0 – 300: alto risco de inadimplência;

– 300 – 700: médio risco de inadimplência;

– 700 ou mais: baixo risco de inadimplência.

Por meio de diversos fatores relacionados ao seu perfil como consumidor é que o seu Serasa Score é gerado. De forma geral, as situações a seguir podem baixar a sua pontuação:

– Dívidas em aberto atrasadas;

– Histórico financeiro de contas não pagas;

– Consumidor negativado;

– Atraso no pagamento de contas e de faturas;

– Solicitação de vários cartões de crédito;

– Solicitação de vários empréstimos;

– Solicitação de aumento de limite exagerado;

– Não possuir contas em seu nome.

 

5 dicas para aumentar seu Score
Se você está precisando de crédito e quer aumentar o seu Serasa Score, trazemos a seguir 5 dicas para que você consiga aumentar a sua pontuação.

Lembrando que o aumento na pontuação não será imediato e que você vai precisar de um pouco de paciência para ver os resultados.

 

DICA 1 – Pague suas contas em dia
Para aumentar o seu Serasa Score, é importante manter suas contas em dia e não atrasar pagamentos.

Esteja atento às datas de vencimento de suas faturas e boletos. Atrasos de pagamento baixam a sua pontuação e conseguir crédito acaba se tornando mais difícil.

Vale muito a pena pagar as suas contas sempre em dia e até mesmo de forma adiantada. Isso com certeza vai ser levado em consideração para traçar o seu perfil de consumidor.

 

Dica 2 – Tenha contas em seu nome
Pode ser que mesmo que você nunca tenha sido negativado e mesmo assim não consiga um cartão de crédito ou um empréstimo.

O motivo disso pode ser o fato de que você não tenha nenhuma conta no seu nome e por isso não é reconhecido pelo mercado como um consumidor ativo.

Dessa maneira, quando um banco ou instituição financeira realizam uma análise de crédito sobre você, eles não conseguem encontrar informações suficientes.

Mesmo o Serasa Score não pode ser gerado sem informações sobre o seu perfil de consumo.

Contas bancárias e contas básicas, tais como luz, água, telefone e internet no seu nome, por exemplo, podem ajudar a gerar o seu score e fazer com que você seja reconhecido como um bom consumidor, lembrando, é claro, que o pagamento dessas contas deve estar em dia.

 

Dica 3 – Mantenha os seus dados atualizados
É importante que você mantenha os seus dados atualizados, tanto nas instituições onde você solicita crédito quanto nos próprios órgãos de proteção ao crédito como o Serasa e o SPC.

Se você ainda não tem um cadastro junto a essas instituições, acesse o site das mesmas, se inscreva de forma gratuita e atualize suas informações pessoais, como endereço, documentação e telefone, por exemplo.

Fazer isso pode ajudar a aumentar o seu Serasa Score uma vez que garante que você seja reconhecido e não deixe nenhuma dúvida de que existe uma outra pessoa se passando por você.

 

Dica 4 – Tome cuidado com frequência que você solicita crédito
Talvez você não saiba disso, mas solicitar crédito muitas vezes em pouco tempo pode ter uma influência negativa sobre o seu Serasa Score.

Solicitar diversos cartões de crédito, pedir aumento no limite e solicitar empréstimos, tudo ao mesmo tempo, podem acabar baixando o seu score.

Isso é uma forma de proteger o próprio consumidor, uma vez que os sistemas de análise entendem que pode ser que exista alguém agindo de má fé, usando o seu número de CPF para pedir crédito.

Levando isso em consideração, quando isso acontece, o seu Serasa Score é baixado para que os bancos e financeiras não liberem crédito para você.

Para evitar que a sua pontuação fique baixa por algum tempo caso isso aconteça, sendo assim, caso você tenha uma solicitação de crédito negada, o ideal é aguardar pelo menos um período de 6 meses para tentar fazer uma nova proposta.

 

Dica 5 – Negocie as suas dívidas
Caso você tenha dívidas a pagar em aberto, você deve tentar negociar o pagamento delas com o credor.

 

Se você pretende solicitar um novo crédito, o mais indicado é que você esteja com todas as suas contas em dia.

Para aumentar o seu Serasa Score, uma boa forma de começar é você procurar seus credores e negociar o pagamento das suas dívidas.

Antes de solicitar um empréstimo para quitar suas dívidas, tente negociar o pagamento.

Na negociação, você pode acabar conseguindo uma redução considerável das taxas de juros ou até mesmo a isenção das mesmas, o que pode diminuir bastante o montante final do que você deve.

Um bom diálogo com o credor e a negociação da dívida podem dar resultados muito melhores do que você imagina.

É comum que as instituições financeiras recusem as solicitações de crédito de quem tem dívidas em aberto.

Caso não exista a possibilidade de negociar com o credor, você pode recorrer a um empréstimo para conseguir regularizar a sua situação, retirando seu nome dos cadastros de proteção ao crédito.

Antes de fazer a solicitação do empréstimo, porém, você deve planejar com cuidado e avaliar se o valor das parcelas do empréstimo vão caber no seu orçamento.

Dessa maneira você pode evitar que o seu endividamento acabe aumentando cada vez mais e a saúde das suas finanças fique cada vez mais prejudicada.

Como consultar o seu Score
Para saber quantos pontos você tem no Serasa Score, de forma gratuita, você pode consultar o site Serasa Consumidor clicando no link a seguir https://www.serasaconsumidor.com.br/.

Depois de entrar no site, basta fazer o seu cadastro, criar sua conta e esperar que o seu Score seja calculado depois da confirmação dos seus dados.

Depois de consultar quantos pontos você possui no Serasa Score, comece a realizar as ações necessárias para subir a sua pontuação.

Lembre-se, porém que, por meio dessas dicas a sua pontuação poderá subir, entretanto, isso poderá levar algum tempo.

No artigo de hoje você viu o que é e como o Serasa Score e o que você deve fazer para aumentar a sua pontuação, garantindo assim maiores chances de conseguir empréstimos, financiamentos e outros tipos de crédito na praça quando você precisar.

Se você gostou desse artigo e quer ver mais conteúdo como este, continue acompanhando as nossas postagens e confira também os nossos artigos anteriores no arquivo do blog.

Aqui você encontra diversas dicas para organizar as suas finanças, mantendo as suas contas no azul e orientações para escolher os melhores investimentos para fazer o seu dinheiro render mais e realizar os seusobjetivos financeiros e sonhos.

 

App Renda Fixa – Portal Money Times





NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching