Como fazer seu salário durar o mês inteiro

Confira algumas dicas de economia que podem fazer seu salário durar o mês inteiro



Trabalhar o mês inteiro para ter dinheiro e vê-lo se esvair logo após o dia do pagamento é desesperador. Para conseguir fazer seu salário durar é importante ter alguns cuidados para não gastar com itens supérfluos e fazer mais dívidas do que suas receitas suportam.

Como iniciar o controle dos gastos?

É importante manter todos os recebimentos e gastos contabilizados e registrados, além desta conta ser feita em cima do salário líquido – isto é, o que você efetivamente recebe, sem os impostos sobre o seu salário bruto -, deixe todas as despesas essenciais registradas como, por exemplo, aluguel, contas de água, luz, internet e tudo o que você consome para ter uma vida confortável. Os gastos secundários como eventuais problemas de saúde e despesas devem ser registrados também, pois comprometem sua renda da mesma forma. Existem ainda alguns aplicativos e programas que ajudam a registrar os gastos e fazem a média de quanto você gasta com cada segmento, o que irá ajudar bastante a restringir os gastos caso sejam muitos.

Como controlar as despesas variáveis

As despesas variáveis são aquelas que você não tem todos os meses, ou seja, lanches, roupas, compras de itens que não são necessários e demais gastos que não são feitos com frequência. Sempre que puder, evite de gastar dinheiro com almoços quando trabalha, uma saída é levar comida de casa, pois um almoço custará no mínimo 30 reais diários, levando seu almoço de casa a economia será grande. Evite fazer compras por impulso, tenha o hábito de sempre se perguntar se realmente precisa do item a ser comprado, se não tiver certeza dê uma volta e reflita, na maioria das vezes perceberá que pode bem viver ser este gasto. Caso o item seja realmente necessário como, por exemplo, um computador ou algo que precise para sua rotina, tente economizar dinheiro antes de comprá-lo pois assim evita de contrair muitas parcelas no cartão de crédito que irão comprometer sua renda e com o dinheiro já disponível poderá comprar à vista e garantir um bom desconto.

Como fazer o salário durar o mês inteiro?

No início todo esse controle será difícil de ser feito já que estamos acostumados a nos dar pequenos luxos ao longo do mês, afinal, é para isso que trabalhamos, não? Mas ao fazer essas pequenas mudanças em sua rotina financeira irá perceber que a longo prazo seu dinheiro irá durar mais e não precisará passar por apertos financeiros ao longo do ano. Manter esse controle de forma periódica é importante para economizar e, em alguns meses, você perceberá que além de conseguir fazer seu salário durar o mês inteiro ainda conseguirá poupar dinheiro para um grande objetivo como, por exemplo, uma viagem que sempre sonhou. Tenha algo em mente para ajuda-lo a ter foco para a economia e perceberá que logo estará fazendo estes cortes sem precisar pensar nos gastos.

Rafaella Ehlke





Rua Conceição de Monte Alegre, 107, Torre B - 10º andar
Conj. 101 B Cidade Monções
São Paulo, SP, 04563-060


2020 - Instituto Life Coaching