Desbravando o Senhor Mercado Financeiro

Nesse artigo vamos abordar sobre os conhecimentos básicos que se deve ter ao entrar nesse mercado específico. Sonhos de alguns, pesadelos de outros, saiba como ele funciona e se beneficie de sua estrutura.



Mercado Financeiro

O que é o Mercado Financeiro?

O nome já sugere, porém, é importante ressaltar, estamos dentro de um Mercado, ou seja, um ambiente de troca de mercadorias e capital. As pessoas se conectam para comercializar, para comprar, vender, alugar, financiar, emprestar, ou qualquer outra manobra financeira. Todos com intuito de lucrar ou minimizar suas perdas com algum produto ou, serviço financeiro.
Aí é que surgem duas ideias importantes: Investidores e Tomadores.

Investidor – aquele que tem recurso sobrando e busca um investimento compensador.

Tomador – aquele que precisa de recurso, indo buscar de alguma forma no mercado, minimizando os riscos e o montante a ser pago, no final das contas.

Nós, como Planejadores Financeiros, devemos saber lidar nas duas pontas, tanto na de quem tem, quanto na de quem precisa.
Situação: Você, empreendedor, domina a técnica de fabricar pedais de guitarra! (exemplo vivo de um de nossos seguidores), porém pelo desconhecimento da maioria em relação aos seus pedais, você não consegue emplacar sua venda, pois já está esgotando seus recursos e não consegue criar uma campanha de marketing forte o suficiente para divulgar o seu produto, que por sinal, é de alta qualidade! Existem algumas formas para isso.

Uma delas é pegar dinheiro emprestado com algum banco para criar suas campanhas. Ou pode, por exemplo, buscar alguém com recurso sobrando e que esteja disposto a investir no seu projeto, mas não só com dinheiro, mas com conhecimento e contatos, o que seria melhor?

Entendeu o porquê de nós, empreendedores, sabermos como funciona o Mercado?

Onde aplicamos nosso dinheiro?

Onde pedimos emprestado? Como saber a hora de buscar mais dinheiro? Será que o empréstimo é a única solução?

Onde acompanho o Mercado?

Hoje, empresas que estão atentas ao Mercado, aplicam seu dinheiro, que foi ganho com muito esforço, em áreas que gerem maior retorno, e que se torna uma Receita Financeira! Você além de ganhar dinheiro naquilo que domina, ainda ganha com os juros rendidos nas operações! Ter sempre um caixa compatível com seus projetos, é fundamental, pois assim, você poderá reinvestir nas áreas que acredite que exija melhora, ou até adquirir outras empresas.

Empreendedores de sucesso estão sempre em busca de novas oportunidades, e o Capital Próprio pode facilitar, e muito, a vida, pois através dele poderão aumentar ainda mais seu patrimônio.

Lembrem-se que seus negócios são para serem cada vez maiores e mais lucrativos, por isso, o Mercado pode facilitar ou dificultar a sua vida!

No próximo post, falaremos mais sobre como investir seu dinheiro e onde seriam os melhores locais para captar recursos, para você, microempreendedor e/ou microinvestidor, e o que o nome MICRO seja temporário!


Léo Jaguaribe

Capitão do Exército




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching