Desenho e empreendedorismo – Divulgação, público-alvo e a importância dos seguidores

Conheça a história do River e como o seu criador conseguiu empreender como cartunista e trabalhar com o que sempre sonhou, o desenho



Como mencionei no último artigo, “Desenho e empreendedorismo – Rivergo uma capivara que vem conquistando adultos e crianças” (caso ainda não tenha visto, te convido a ler para entender como foi o meu processo de início empreendendo com o desenho), abordarei a seguir, sobre uma personagem especial do projeto e também sobre as estratégias de divulgação e a importância do público alvo/ seguidores.

Suly mãe de River

Um personagem fundamental no desenho é Suly a mãe de River, ambos são muito próximos e carinhosos um com o outro.

São verdadeiros companheiros, se ajudam e vivem muitas aventuras juntos.

No desenho, Suly é uma mãe solteira e como todas as mães sabem criar um filho é muito prazeroso, mas não é uma tarefa fácil e sendo uma mãe solteira esses desafios as vezes ficam um pouco maiores. Suly traz à tona no desenho algumas situações cotidianas que as mamães passam.
Suly, além de ser uma mãe muito amorosa e dedicada é muito sábia, sempre está ensinando para o River as coisas mais importantes da vida.

Divulgação

Decidi desde o início utilizar o Instagram como principal canal para postar as artes do Rivergo, é curioso por que eu nunca tive uma conta no Instagram, porém, a primeiro momento eu achei bem dinâmico e também seria a oportunidade para explorar algo novo.

Mesmo ainda não tendo engajamento por ser um perfil novo e sem estratégia alguma, percebi que as pessoas começaram a participar comentando, curtindo, compartilhando o conteúdo.

Ainda que com números pequenos isso me animou, pois acredito que o trabalho de todo artista seja ele qual for, é um pouco solitário.
Então esse retorno, mesmo que mínimo, foi muito significativo.

Entendendo o público

Conforme os seguidores começaram a participar mais, eu também comecei a interagir mais com eles.

Essa atenção e carinho com as pessoas que gostam e seguem o seu trabalho é muito importante, pois não se trata apenas de desenvolver um conteúdo que faça sentido para um público, mas de trazer uma mensagem de apoio naquele dia em que você quer jogar tudo para o alto, mostrar o grande valor que existe nas pequenas coisas da vida, de conseguir enxergar o humor nos problemas que enfrentamos todos os dias. Se trata de emocionar as pessoas.

A cada dia que passa aprendemos e nos inspiramos em nossos seguidores.
Sem eles faltaria alma aos nossos desenhos que tem como objetivo passar valores que não podemos simplesmente aprender nos livros, precisamos viver.

Os seguidores

Hoje, os nossos seguidores são formados em sua maioria por professoras, psicólogas, terapeutas, amantes de leitura, mas unido a todos esses e outros perfis existe um que é disparado o maior de todos.
As mães e quando eu digo as mães são todas as mamães.
Definitivamente Rivergo conquistou o coração das mães de todo o Brasil.

Muitas mães enviam mensagens quase que diariamente expressando o quanto amam o River, que toda mãe gostaria de ter um filho como o River,
como ele é fofo e por ai vai.

Isso porque River e sua mãe Suly tem uma relação muito próxima não apenas de afeto, carinho, mas de companheirismo. River é o companheirinho de Suly.

Além de ser um filho muito amoroso, River ajuda Suly com as tarefas de casa e juntos vivem muitas aventuras de faz conta.
Você deve estar se perguntando, mas e as crianças? Afinal estamos falando de um personagem infantil. As crianças também são um grande público do River, as mães que seguem o personagem acabam repassando o conteúdo para os seus filhos, por serem muito novos ainda não acessam as redes sociais e internet como um todo. Muitas delas mandam mensagens falando o quanto a filha ou o filho ama o River, mandam desenhos que as crianças fazem.

Isso foi algo que nos inspirou a disponibilizar desenhos para colorir em nosso site, para que as crianças tivessem mais acesso ao personagem e ao mesmo tempo ter uma atividade divertida.

Mães especiais

As mães são de longe as maiores fãs do River, mas algo que foi muito interessante de notar é que muitas mães com filhos especiais começaram a interagir com o personagem, pois se identificavam muito com as situações abordadas, as dificuldades, as alegrias e o humor.

Se abriam e comentavam como aquela mensagem foi importante naquele dia que estava sendo tão difícil e também como River parecia com seu filho.
Isso me deixou muito feliz, pois eu nunca direcionei o personagem para esse perfil, mas a imagem que as pessoas enxergavam do personagem era a mesma independente de ser ou não uma criança especial.

Evolução

Apesar de ainda não ter nem um ano, muitas coisas aconteceram nesse pequeno espaço de tempo. Começamos a fazer participações especiais em nossas postagens, isso despertou o interesse de muitas pessoas a ter sua versão retratada. Fomos convidados para fazer algumas parcerias com outros perfis, alguns deles dos Estados Unidos, Japão e do próprio Brasil. em desenho no universo do River.

Criamos o nosso site: www.rivergo.art onde disponibilizamos nosso conteúdo, atividades infantis e animações.
Atualmente estou trabalhando em um livro do Rivergo.
Hoje ainda estamos apenas no começo de uma jornada que eu sei que renderá novos e grandes frutos, será apenas uma questão de tempo.
O mais apaixonante e intrigante é que tudo começou apenas por diversão e hoje existem inúmeras possibilidades.
O mais importante é que o trabalho nunca deixe de ser
divertido e emocionante.

Continuem nos acompanhando para que você também possa ser parte dessa evolução e quem sabe contar a nossa história, juntos.


Luiz Gustavo

UX UI Designer




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching