Educação Financeira

COMO CONQUISTAR A EDUCAÇÃO FINANCEIRA



Hoje temos 60% dos brasileiros endividados, que lutam todos os dias para se livrar das dívidas, porém, sem uma boa Educação Financeira é quase impossível.

Para conquistar a tão falada Educação Financeira é necessário mudança de mentalidade, muito esforço e coragem para buscar conhecimentos em livros, cursos presencial e online. Mas só isso não basta, todo conhecimento deve ser colocado em prática e aplicado na própria vida, porque o conhecimento sem ação é inútil. É preciso entender que esta mudança, não acontece da noite para um dia.

O QUE É TER EDUCAÇÃO FINANCEIRA?
A Educação Financeira não consiste somente em aprender a economizar, cortar gastos, poupar e acumular dinheiro.
É muito mais que isso. É extremamente comportamental, se você não mudar hábitos e comportamentos financeiro dificilmente vai organizar financeiramente ,juntar dinheiro se pagar 1º e investi .

Consiste também em buscar uma melhor qualidade de vida tanto hoje quanto no futuro, proporcionando a segurança material necessária para aproveitar os prazeres da vida e ao mesmo tempo obter uma garantia para eventuais imprevistos.
Na lenda da formiga e da cigarra nós aprendemos um pouco sobre a educação financeira, a formiga mostra isso muito bem, pois a formiga trabalha com planejamento e visão no futuro, para que não falte alimento durante o inverno. Educação financeira leva as pessoas a terem sonhos de curto, médio e longo prazo. Quando falamos de educação financeira não se trata de anotar tudo que compra e sim de planejamento, antes de comprar já devemos ter um orçamento em mente, e registrado em algum lugar, num bloco de anotações, planilha, caderno etc.

MUDANÇAS QUE A EDUCAÇÃO FINANCEIRA PROPORCIONA

1. MODIFICAR O SEU PERFIL DE CONSUMIDOR
Muda o seu perfil de consumidor – Consumidor Tomador para Consumidor Investidor. O investidor acumula e administra seus bens e investimentos pensando no futuro, já o Tomador precisa constantemente de “mais e mais recursos”, e utilizam-se de empréstimos constantes.

2. REDUZ O ESTRESSE
Ajuda você viver bem , tanto no trabalho como na família, pois a sua vida fica sob controle. Aprende a fazer as escolhas certas definindo as metas que possam ser cumpridas, melhorando o seu controle financeiro, e alcance dos seus objetivos sem estresse.

3. PLANEJAR O FUTURO
Sabe exatamente em quanto tempo os seus sonhos se tornarão realidade. Uma pessoa que tem conhecimento pode planejar o futuro e a sua própria vida, com base nos dados que possui. Como ele tem clareza das despesas, paga todos as suas contas e ainda reserva uma quantia para investir no futuro.

4. CONTROLA OS GASTOS/VALORES RECEBIDOS
O fluxo de caixa é uma ferramenta indispensável para sua vida física ou jurídica, mas para utiliza-la corretamente deve criar o hábito de registrar tudo que entra e sai, para não ser pego de supressa em situações difíceis.

5. PROMOVE O CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL
Tem controle das suas receitas e contas a pagar, e ainda considera as despesas emergências.

6. ANALISE DE DÍVIDAS
Analise as contas que têm os juros mais altos e comece a pagá-las. Se está precisando de empréstimo procure as taxas mais baixas e fique de olho se não vai ultrapassar os 25% do seus ganhos totais.

Atenção! A Educação Financeira ajuda acumular riquezas. Dinheiro não foi feito só para pagar boletos, mas também para abençoar vidas e realizar sonhos.


Nilza Macedo

Coach Financeira

Há 10 anos atuando como sócia proprietária e administradora de uma confecção de roupas femininas, onde pôde aprender muito sobre a Gestão de Empresa, de Pessoas e Finanças. Trabalha com cronoanalise e cronometragem. Atua como Coach Financeira para auxiliar as pessoas a colocarem a sua vida financeira em ordem, aumentar as suas chances de realizar os seus sonhos de forma mais rápida, para concretizar seus projetos pessoais, vivendo de verdade a vida que deseja! YOUTUBE: nilzamacedo




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching