Elon Musk e a capacidade de empreender

Lições de empreendedorismo dadas por Elon Musk em sua trajetória rumo ao sucesso



Elon Reeve Musk é um dos nomes mais citados quando o assunto é inovação e empreendedorismo. CEO da Tesla Motors e da SpaceX, empresas ligadas à inovação, Musk é um dos empresários mais bem-sucedidos da atualidade. Sua fortuna estava avaliada em 21,4 bilhões de dólares no início de 2019 e o empreendedor não pretende parar seu trabalho tão cedo. Mas com todos esses dados, o que você, novo empreendedor, pode aprender com esse homem de sucesso?

Busque atingir metas cada vez maiores

Uma das grandes lições dadas por Musk ao longo de sua carreira é a de sempre estar em movimento, seja trabalhando ou estudando. Apesar de dominar uma grande quantidade de matérias e assuntos, Elon Musk reserva um tempo para estudar assuntos novos e multidisciplinares para adaptá-los para seus produtos. Sua rotina de trabalho é bastante regrada e apesar de já ter atingido um lugar de sucesso no mercado, o empresário não se acomoda, muito pelo contrário, continua trabalhando diariamente para conseguir mais. Portanto é importante não se acomodar quando o sucesso chegar, mas batalhar e traçar novas metas para sua empresa. O mesmo pensamento serve para os problemas relacionados ao trabalho, sempre buscar novas soluções e se possível criar um meio de resolução automatizada dos problemas recorrentes para economizar o tempo gasto com as falhas de produção ou de comunicação.

Todos são capazes de ter o seu negócio, basta ter foco e muita vontade de trabalhar

Se você pensa em empreender é importante ter em mente que a caminhada rumo ao sucesso é árdua e irá precisar de muita dedicação, assim como todas as metas em sua vida que valem a pena. O investimento é necessário, claro, porém ter disciplina para trabalhar bastante e ver o retorno chegar aos poucos é algo que você deve ter planejado. Para Elon Musk, o fracasso é uma opção no mundo dos negócios e se as coisas não estão falhando, você não está inovando o suficiente, portanto é de extrema importância saber lidar com o fracasso para empreender e não sucumbir na primeira dificuldade.

Acredite em seus sonhos

Outro ponto que o empresário faz questão de mostrar aos futuros empreendedores é que nenhum sonho é impossível. O seu, por exemplo, é colonizar Marte e Musk é bastante julgado por isso, mas quem disse que ele irá desistir até conseguir realizá-lo? Sonhar é algo inerente ao ser humano e apesar das críticas, você deve acreditar que seu sonho é possível, basta trabalhar duro, se organizar e manter o foco que você conseguirá realizá-lo, mesmo que demore algum tempo. Perseverança é essencial no mundo dos negócios, principalmente para aqueles que estão iniciando com a prestação de serviços ou abrindo uma empresa, por isso é indispensável um planejamento minucioso a longo prazo, com todos os gastos e receitas para que você esteja preparado para eventuais problemas que a empresa pode enfrentar no início.


Mario Meireles

Idealizador e Coordenador editorial

Mario H Meireles, atua como Life Coach desde 2012 e é apaixonado por desenvolvimento humano desde sempre. Fundador do Instituto Life Coaching, sua missão é difundir a paixão pelo conhecimento em todas as áreas da vida. Com 7 livros publicados, diariamente treina, mentora e inspira pessoas em todo o planeta. Encontrar sua missão causou uma grande mudança de rumo em sua trajetória e, hoje, auxilia pessoas que estão na mesma transição e despertar. Formalmente, é formado em Engenharia pela Universidade de São Paulo (USP) com estágio na SEAS - Schhool of Engineering and Applied Sciences da Universidade Americana de Harvard.




Rua Conceição de Monte Alegre, 107, Torre B - 10º andar
Conj. 101 B Cidade Monções
São Paulo, SP, 04563-060


2020 - Instituto Life Coaching