Encarando a realidade

Existe mente milionária?



Não sou sociólogo, mas ao cursar administração de empresas tive uma disciplina chamada sociologia das organizações e não esqueço uma definição que expressa o seguinte: Estratificação-social é a divisão da sociedade em camadas hierarquicamente superpostas.

Esta superposição hierárquica nos leva a constatação de que o número de pessoas milionárias e as que podem se tornar é proporcional ao número de habitantes em um país.

Por mais que o indivíduo tenha a chamada mente milionária, poderá não se tornar milionário, nunca. No entanto, há uma esperança. 

Podemos dizer que a inovação é a mola propulsora do desenvolvimento. O conhecido ovo frito se desenvolveu ao receber a ação inovadora que o tornou uma omelete. 

A bicicleta se desenvolveu ao receber a ação inovadora que a tornou uma motocicleta. Tanto o ovo frito quanto a bicicleta continuam existindo, mesmo tendo se desenvolvido pela inovação.

O livro impresso virou ebook, mas continua existindo como impresso. A máquina de escrever, virou teclado físico e digital. Esta, saiu de circulação no seu formato original. A inovação aqui foi extinguível.

Mas, o que é inovar na sua forma mais simples? Inovar é pegar uma ideia que já existe e adaptá-la naquilo que você já faz para tornar o resultado ainda melhor. (JOE CALLOWAY-Seja o melhor no que realmente importa)

No vídeo a seguir, temos um referencial extraordinariamente relevante de uma simples inovação no atendimento ao cliente que resultou em uma sólida organização empresarial que já ultrapassa 03 (três) décadas de existência: https://www.youtube.com/watch?v=2gkTtDwEkv8&t=32s 

Há muitas mentalidades que precisam ser desenvolvidas para que se obtenha sucesso em qualquer área. Entre elas está a mentalidade inovadora. A seguir um vídeo e um artigo que te ajudarão a ampliar seu conhecimento sobre mentalidade inovadora:

https://www.youtube.com/watch?v=vHg9WNwp1xk 

https://www.mjvinnovation.com/pt-br/blog/5-passos-para-implementar-um-mindset-de-inovacao-na-sua-empresa/ 

Voltando a falar sobre estratificação vou te sugerir uma pesquisa. Que você busque saber quantos milionários tem em sua cidade e qual a projeção de crescimento do número encontrado para os próximos cinco anos.

Se possível, pesquise as suas atividades e veja seus históricos. Essa análise vai te possibilitar checar quais suas reais possibilidades de estar entre as projeções que você mesmo vai pesquisar.

Finalizando vou deixar três textos publicados no Linkedin para sua reflexão. Acredito que eles vão te ajudar a encarar a realidade e transformá-la a seu favor:

 

TRÊS (03) DOS PIORES INIMIGOS DE QUALQUER NEGÓCIO! 

Qualquer um desses três inimigos que vou apresentar aqui pode sozinho quebrar qualquer negócio e juntos podem fulminar. 

Quando me refiro a esses três inimigos quero deixar bem claro que não se trata de desonestidade, picaretagem, etc., envolvidos. Trata-se de incapacidade. 

IRRESPONSABILIDADE. É quando se instala a falta de condições de resposta por parte de quem está relacionado com o negócio.

INCOMPETENCIA. Da mesma forma que a irresponsabilidade em muitos momentos da vida e dos negócios, o que se projetou, seja em mente ou documentado, não encontra, na prática, quem execute. É a velha pergunta: A QUEM COMPETE?

INSUSTENTABILIDADE. É quando o alicerce e a estrutura estão despreparados para atender as demandas existentes, o que leva o negócio ao transtorno descontrolado.

 O grande desafio humano, seja pessoal, profissional ou empreendedor é superar em tempo hábil essas situações que, por certo, vão ocorrer independentemente de qualquer preparação.

Sermos responsáveis e competentes além de desenvolvermos uma sustentabilidade adequada é o nosso compromisso diário que nos levará a alcançarmos nossos propósitos.

 

NÃO EXISTE CONQUISTA SEM DOR!

Existe sim, dor sem conquista. Quanto maior a conquista, maior a dor a ser vencida. Sem dor, sem conquista. Isto é relativo ou absoluto?

Todos os sentimentos emanam de Deus (O criador). Ele como autor da humildade, que não pode negar a si mesmo, experimenta tudo, em si mesmo, antes de passar a diante.

Nós, criados à sua imagem e semelhança, querendo ou não, passamos pelas mesmas coisas num nível relativo. Ele, Deus, no nível absoluto.

Nós, como criaturas novas em Cristo, ou não, temos a condição de escolha relativa, pois, como diz a sabedoria Bíblica: o que sucede ao ímpio, sucede ao justo.

A dor, que pode ser física, mental, emocional e espiritual, vai se manifestar, em cada circunstância, que precede uma conquista grande ou pequena.

Estarmos conscientizados destas coisas poderá ser o divisor de águas entre a vitória e a derrota, entre o sucesso e o fracasso.

Nada fica sem o seu par. O tudo, tem o nada. O sim, tem o não. A noite, tem o dia, o homem, tem a mulher, etc.

Vivamos com os pares criados por Deus. A conquista, para não se tornar derrota, terá que vencer a dor. O resto é abominação. 

 

NADA É, ANTES DE SER!

Essa é uma das lições mais difíceis de aprendermos e praticarmos. Algumas considerações para isto, que tal verificarmos?

Há um estudo que diz: “a ansiedade pode minar a força das pessoas mais capazes”. Imagine o que ela não pode fazer com as menos capazes.

Quando eu atendia clientes (fregueses) na minha banca de bolsas, costumava dizer para aqueles que desarrumavam tudo e depois davam desculpas para não comprarem: “isto acontece com os melhores clientes”. No entanto, pensava: imagine com os piores.

Podemos estar muitas coisas, mas se não tivermos a preparação adequada, a formação exigida e não cumprirmos os requisitos legais ainda não somos o que gostaríamos (desejamos).

Estagiário, não é profissional. Enfermeiro, não é médico. Mestre de obra, não é engenheiro. Tomador de conta, não é pai, nem mãe, nem avô, nem avó, etc.

Que possamos estar muitas coisas, pois é necessário e faz parte do ser. Mas, que sejamos e vivamos o que somos com toda integridade possível.

 

 


Osmar Marinho

Consultoria Empresarial

Iniciou no SEBRAE, como Técnico estagiário, em 1983, em seguida, atuou como Assistente de RH, Auditoria Interna, Administrativo de Vendas, Coordenador de Vendas, Coordenador de RH, Gerente Administrativo, Gerente Operacional, Consultor Técnico, Consultor de Administração, Consultor Empresarial. Escreveu e publicoui de forma independente os livros CHAMADO PARA VENCER e o 7 JOÃOZINHOS 7 MARIAZINHAS - TRANSFORMANDO ATITUDES EMPREENDEDORAS EM SUCESSO. Seu maior objetivo é cumprir seu juramento de honrar a sua profissão de administrador ajudando a transformar pessoas, empresas e a sociedade, deixando um legado digno de sempre se importar com todos, sem acepção. Linkledin: linkedin.com/in/osmar-marinho-de-santana-21493972




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching