Esbarrando na porta de vidro!

Literal, figurativamente ou das 02 (duas) formas?



Na nossa rotina diária, uma coisa que temos muito contato e que nem notamos o quanto passamos por ela, é a porta. São portas em casa, no trabalho, na escola, no transporte, nos utensílios domésticos e profissionais, etc. 

Perguntas são como portas. Podem estar fechadas ou abertas. Podem ser simples ou sofisticadas (complexas). Mas, o que me levou ao tema deste artigo?

Algo, no mínimo, interessante. Estava no correio para postar um livro que havia vendido de uma forma especial, quando entrou uma mãe com uma garotinha no colo.

Até então, nada demais. De repente, a mãe soltou aquela garotinha no correio e ela começou a descer uma pequena escada de três degraus. Com seu jeitinho, conseguiu descer e, vendo a rua por uma parede de vidro, notou a saída.

Partiu toda animada para a porta giratória de vidro e, surpreendentemente, esbarrou na porta de vidro. Um tanto sem graça, voltou para perto da mãe, subiu sozinha na poltrona de espera e ficou, acho, tentando entender o que aconteceu.

Não sei com você, meu querido(a) leitor(a), mas passei por essa situação, literalmente. Certa vez, há muito tempo, quando portas de vidros não eram tão comuns, estava entrando todo animado em um órgão público e, de repente, ouvi aquele barulho enorme e fui paralisado. Havia acabado de esbarrar na porta de vidro.

Sem nenhuma dúvida, fiquei como a garotinha citada, sem graça. A minha sorte, diferente daquela garotinha, foi que ninguém viu. Na vida e nos negócios também é assim.

As portas de vidro são as situações que nos deparamos de forma inesperada e, por um determinado tempo, não sabemos muito bem o que aconteceu. Estes são os esbarrões figurativos em portas de vidro.

Duas coisas, ao menos, podemos considerar no ocorrido com a garotinha e com sua atitude: posicionamento e reposicionamento.

Posicionamento 

Tudo, em nossas atitudes e ações, que dizemos, fazemos, não dizemos, não fazemos, etc., será tido como um posicionamento. Quer queiramos ou não, agindo ou não, estamos nos posicionando.

Nosso posicionamento pode ser causado pelos mais diversos motivos. Vejamos alguns:

Humildade

A Bíblia nos ensina que adiante da honra vai a humildade. Então, quando nossos posicionamentos são causados por atitudes e ações de humildade, por certo, colheremos bons frutos.

Simplicidade

Alcançarmos posicionamentos simples é uma forma de avanço que muitas vezes não consideramos. Entretanto, simplificação nos relacionamentos e nos empreendimentos é o caminho para conquistarmos muitos outros resultados que desejamos.

Coragem

Dizemos em uma das reflexões do livro FOCCO, que a coragem não nos impede de termos medo, ela faz que o vençamos. Posicionamentos corajosos foram, são e serão um dos causadores principais de nossas conquistas.

Prudência

Ao sermos prudentes nos nossos posicionamentos estaremos equilibrando humildade, simplicidade, coragem, etc. em nossos resultados.

Reposicionamento 

Nada mais é do que um novo posicionamento sobre outro já ocorrido, quer tenha sido voluntário ou involuntário. Será necessário observarmos o que já consideramos aqui e também o(s) posicionamento(s) anteriores. 

Voltando à nossa garotinha, após ela ter se inquietado fazendo com que a mãe a soltasse e tendo se dirigido à porta giratória, logo que esbarrou, levou um susto e uma leve pancada, voltou em direção aonde estava sua mãe.

A sua reação (reposicionamento), ao se dirigir para perto da sua mãe, nos mostra uma atitude de humildade, simplicidade, prudência, etc. que resultou em maior segurança para ela.

Os esbarrões nas portas de vidro, literalmente e figurativamente falando, são, praticamente, inevitáveis. Ao nos reposicionarmos como esta garotinha de menos de 02 (dois) anos de idade, mostraremos sabedoria e maturidade, por incrível que possa parecer.    

Osmar Marinho           

Consultor Empresarial e de Empreendedorismo

OSMARNATUS CONSULTORIA


Osmar Marinho

Consultoria Empresarial

Iniciou no SEBRAE, como Técnico estagiário, em 1983, em seguida, atuou como Assistente de RH, Auditoria Interna, Administrativo de Vendas, Coordenador de Vendas, Coordenador de RH, Gerente Administrativo, Gerente Operacional, Consultor Técnico, Consultor de Administração, Consultor Empresarial. Escreveu e publicoui de forma independente os livros CHAMADO PARA VENCER e o 7 JOÃOZINHOS 7 MARIAZINHAS - TRANSFORMANDO ATITUDES EMPREENDEDORAS EM SUCESSO. Seu maior objetivo é cumprir seu juramento de honrar a sua profissão de administrador ajudando a transformar pessoas, empresas e a sociedade, deixando um legado digno de sempre se importar com todos, sem acepção. Linkledin: linkedin.com/in/osmar-marinho-de-santana-21493972




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching