Finalmente, a ficha caiu!

E agora, o que é que eu faço?



Em alguns momentos que as coisas se tornam evidentes para nós e que, pela lógica, deveríamos saber o que fazermos, ficamos estarrecidos, estatelados, paralisados, etc. e só nos resta a indagação: E agora?  

Seja por averiguação, conhecimento ou prova, algumas constatações podem nos levar, pelo menos, a três (03) circunstâncias: Quebra-cabeça, transformação e continuidade.

 

Quebra-cabeça

Pegando um gancho em um de nossos artigos, vejamos o trecho a seguir:

A construção de algo extraordinário, de forma excepcional, é como a montagem de um quebra-cabeça, onde há várias peças que devem ser unidas de forma precisa.

Como construtores, nosso papel é encontrarmos essas peças e uni-las de forma autêntica e legítima. Sendo assim, podemos encontrar o quebra-cabeça, basicamente, das seguintes formas: 

Completo e desmontado

A maioria de nós sabe o que é um quebra-cabeça. É um conjunto de peças que se encaixam formando um todo. Na vida e nos negócios, também, recebemos quebra-cabeças para montarmos.

Aqui, estamos falando do quebra-cabeça com todas as peças, onde o nosso desafio será localizá-las e montá-las, pois estão todas na mesa (vida/negócio). 

Incompleto e desmontado

Este tipo de quebra-cabeças já é mais rigoroso, pois nos exigirá adquirir e, mesmo, construir as peças faltantes. 

Transformação

Muitas coisas que queremos alcançar terminam não se concretizando por não dispormos de um roteiro, um plano, um caminho, etc. 

Ao definirmos algo como um objetivo podemos começar a pensar nos meios e nos prazos que estão entre os outros pontos de um planejamento.

O objetivo, onde quero chegar. Os meios, como quero chegar e os prazos, quando quero chegar, são os fatores fundamentais de todo planejamento.

Três coisas nos ajudarão no processo de transformação, são elas: Certeza, clareza e firmeza.

Certeza

A dúvida é inimiga da realização. Ao estarmos certos de algo, o que vai confirmar isto, sem dúvida, são as nossas atitudes e ações. Quando fazemos o que tem que ser feito, em qualquer circunstância, demonstramos a nossa certeza na prática. 

Clareza

“Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.” – Provérbios 4:18

O provérbio citado acima nos leva a considerarmos que clareza é um processo. Não teremos uma clareza total. Precisaremos entrar em ação mesmo com pouca clareza e deixarmos que a clareza seja ampliada gradativamente.

Firmeza

Todos estamos sujeitos a oscilações, vacilações, deslizes, tropeços, escorregões, etc. estas coisas vão testar a nossa firmeza, ou seja, nosso equilíbrio, quer seja físico, mental, emocional e espiritual.

Não esperemos uma trajetória sem os testes citados há pouco, mas estejamos prontos e dispostos à preparação para superarmos cada um deles, mostrando um grau de firmeza satisfatório para cada situação.

Continuidade

Quando a nossa ficha cai e entendemos que precisamos continuar algo, precisamos definir se essa continuidade é provisória ou permanente.

Provisória

Há algumas coisas que jamais deixarão de ser o que se tornaram. Outras, serão aquilo que se tornaram, apenas, por um tempo. 

Quando tratamos coisas provisórias como permanentes, estamos fadados à frustração. Chegará o tempo em que aquilo vai se findar e teremos dificuldade de aceitarmos.

Um casamento pode não durar a vida inteira, mas um filho sempre será filho. Um emprego pode durar alguns anos, no entanto, uma qualificação adquirida e aplicada será uma experiência para todos os empregos. 

Permanente

Como dissemos em um de nossos artigos, tudo que é humano é relativo. Permanência, também, é algo que se torna relativo podendo ser visto como temporário quando olhada de outro ângulo.

Para criar um propósito permanente, vamos precisar criar algo que por si só gere continuidade. A permanência, para nós, é simplesmente a possibilidade real de continuidade por um tempo infinito. Minha mãe e meu pai nunca deixarão de ser os mesmos. 

 

Osmar Marinho

Consultor Empresarial e de Empreendedorismo

OSMARNATUS CONSULTORIA


Osmar Marinho

Consultoria Empresarial

Iniciou no SEBRAE, como Técnico estagiário, em 1983, em seguida, atuou como Assistente de RH, Auditoria Interna, Administrativo de Vendas, Coordenador de Vendas, Coordenador de RH, Gerente Administrativo, Gerente Operacional, Consultor Técnico, Consultor de Administração, Consultor Empresarial. Escreveu e publicoui de forma independente os livros CHAMADO PARA VENCER e o 7 JOÃOZINHOS 7 MARIAZINHAS - TRANSFORMANDO ATITUDES EMPREENDEDORAS EM SUCESSO. Seu maior objetivo é cumprir seu juramento de honrar a sua profissão de administrador ajudando a transformar pessoas, empresas e a sociedade, deixando um legado digno de sempre se importar com todos, sem acepção. Linkledin: linkedin.com/in/osmar-marinho-de-santana-21493972




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching