Fundos multimercados

Aprenda a investir em Fundos Multimercado



Nos artigos anteriores apresentamos algumas opções de investimentos que podem ser rentáveis se você souber como fazê-los. Há ainda a opção de investimentos de Fundos Multimercados, você conhece essa forma de investir? Confira a seguir o que são os fundos multimercados e como é possível fazer essa aplicação.

O que são os fundos multimercados?

Diversificar em suas aplicações e investimentos sempre é uma opção válida, pois assim você poderá aumentar a rentabilidade e aproveitar as opções do mercado de investimentos, sendo assim foi criado os fundos multimercados que são basicamente os investimentos feitos nas diversas opções de mercados como, por exemplo, no CDB, CDI, Ações, Imóveis e Tesouro Direto. Ao invés de focar em apenas uma opção de investimento, os fundos multimercados são voltados a mais de uma aplicação financeira e interagem com os diversos mercados. Estes investimentos poderão ser feitos por um administrador único ou por um grupo de pessoas voltados para tal finalidade, como é o caso das administradoras contratadas para cuidar de seus investimentos e que contam com pessoal preparado para fazer seu dinheiro render.

Qual é o risco de investir em fundos multimercados?

Assim como todas as aplicações, o investimento em fundos multimercados pode trazer riscos, porém a rentabilidade de sua aplicação é maior do que os outros tipos de investimentos que já apresentamos. Esta é uma aplicação que deve ser feita de forma estratégica e por alguém que entende os riscos e sabe em qual momento aplicar o dinheiro, caso contrário a perda será maior. Os riscos atrelados a este investimento são o risco de liquidez, em caso de investimentos com liquidez diária o ativo poderá ser recuperado a qualquer momento, já no caso dos fundos multimercados o seu dinheiro ficará retido até o prazo dado no momento da aplicação, por isso fique atento ao regulamento; risco de mercado, é a volatilidade do mercado que muda conforme inúmeros fatores, esta oscilação terá reflexo no que foi investido e alguns dos fatores para tal mudança são a inflação e a política monetária; outro ponto de risco é o crédito, que poderá ser ameaça para qualquer investimento e é a chance do fundo falir por causa do mercado ou má administração.

Vale a pena investir em fundos multimercados?

Ainda com os riscos, os fundos multimercados são uma das melhores opções de investimentos atuais, pois o investimento é feito com risco controlado e caso o administrador saiba o quê está fazendo poderá ser uma opção muito mais rentável do que o investimento em rendas fixas. A melhor forma de conter o risco é investir em diversas naturezas, assim quando uma estiver em baixa, a outra pode suprir as perdas. Em compensação a principal desvantagem deste tipo de investimento é o custo de se investir, pois as taxas cobradas pelas administradoras podem ser altas e se seu fundo não render o quanto for esperado, o resultado em curto prazo poderá ser desmotivador. Ainda assim é uma opção, que se feita com estratégia, pode ser a melhor opção de rentabilidade dos investimentos.


Mario Meireles

Idealizador e Coordenador editorial

Mario H Meireles, atua como Life Coach desde 2012 e é apaixonado por desenvolvimento humano desde sempre. Fundador do Instituto Life Coaching, sua missão é difundir a paixão pelo conhecimento em todas as áreas da vida. Com 7 livros publicados, diariamente treina, mentora e inspira pessoas em todo o planeta. Encontrar sua missão causou uma grande mudança de rumo em sua trajetória e, hoje, auxilia pessoas que estão na mesma transição e despertar. Formalmente, é formado em Engenharia pela Universidade de São Paulo (USP) com estágio na SEAS - Schhool of Engineering and Applied Sciences da Universidade Americana de Harvard.




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching