Jovens Empreendedores

Histórias inspiradoras de jovens que se sobressaíram e são referência para o empreendedorismo



Assim como tudo na vida, não existe uma idade certa para casar, ter filhos ou abrir uma empresa. Algumas pessoas conseguem estar no cargo que planejaram aos 25 anos, outras constituem família aos 40 ou abrem uma empresa aos 50. Cada um tem seu próprio tempo e é por isso que algumas histórias de jovens empreendedores acabam sendo amplamente divulgadas e ajudam a motivar aqueles que acham que já passaram da idade para seguir seus sonhos.

Quando começar a empreender?

Algumas pessoas nascem com o espírito empreendedor, o que já é de grande ajuda, porém algumas situações que passam pode ser o ponto de partida para uma grande ideia. À princípio algumas taxas analisadas sobre o perfil empreendedor podem desmotivar, por exemplo, a taxa de sucesso ou até mesmo a quantidade de empresas que fecham sem completar dois anos de atividades. Porém é importante ter uma análise de mercado e verificar se o que você pretende vender é algo rentável, além de ter a noção de que o dinheiro investido poderá voltar apenas depois de alguns anos. Essa preocupação poderá ser algo a contribuir para o encerramento precoce das atividades de empresas criadas no impulso.

A criação do Facebook

Com apenas 19 anos de idade Mark Zuckerberg criou o Facebook, em 2004, e que em 2006 foi aberto ao público. Este sucesso de Zuckerberg é referência a todos que procuram se há idade mínima para empreender, a rede social surgiu de forma despretensiosa e conta com mais de 127 milhões de usuários ativos por mês, conforme pesquisa divulgada em 2018. Além do Facebook, Mark Zuckerberg é dono de outros serviços populares: Whatsapp e Instagram.

Empreendedores antes dos 18

Dois nomes conhecidos são Henrique Dubugras e Pedro Fransceshi, que criaram a startup Pagar.me. Logo no primeiro ano de existência, a startup recebeu investimentos de 1 milhão de reais e hoje conta com clientes como Magazine Luiza, Ricardo Eletro e Livepass. Apesar da pouca idade, os adolescentes já mostravam o espírito empreendedor desde muito cedo, com apenas 12 anos, Pedro Franceschi conseguiu desbloquear um iPhone3, algum tempo depois criou um aplicativo para organizar as janelas no iPad e este ficou cinco meses na lista dos aplicativos mais baixados na Apple Store. Já Douglas Dubugras viajou e estudou em muitas escolas antes de se formar no ensino médio, até 2013 havia passado por 12 instituições de ensino, aos 12 anos o garoto conseguiu burlar o pagamento de um jogo online e acabou conseguindo faturar com isso, pois criou um servidor para hospedar seu próprio jogo e as pessoas pagavam para entrar nesse espaço.

Outros nomes ligados ao empreendedorismo

As mulheres também estão se sobressaindo como empreendedoras, Lynsi Snyder foi eleita pela Forbes como uma das jovens mulheres empreendedoras mais ricas do mundo, em 2017 se tornou a dona majoritária da empresa da família, porém desde 2010 tem se mostrado empreendedora como presidente da companhia. A fundadora da Kickante, Candice Pascoal, trabalhou com arrecadação de fundos para ONGs e agora coordena a maior plataforma de crowfunding do Brasil,  em 2017 ela venceu a edição do Cartier Women’s Iniciative Awards, que tem como objetivo encorajar as mulheres empreendedoras.

 

Equipe Inspirando Sucesso


Mario Meireles

Idealizador e Coordenador editorial

Mario Henrique Meireles, 33 anos, é membro da Sociedade Brasileira de Coaching (SBCOACHING) desde 2012. É formado em engenharia pela Universidade e São Paulo - USP - com estágio na SEAS - School of engineering and applied sciences da universidade americana de Harvard. Desde os 23 anos de idade é palestrante e treinador. Seus vídeos e treinamentos já foram vistos por mais de 1 milhão de pessoas online e já treinou mais de 10 mil pessoas em suas palestras em todo o país. O coaching entrou em sua vida como cliente durante a sua atuação como engenheiro e, naturalmente, estava ali determinado uma grande mudança em sua vida ao determinar ser propósito de vida como coach, palestrante e empresário. Sua missão: inspirar pessoas e impactar vidas positivamente com o propósito de mudar o mundo para melhor. É autor da série de livros LIFECOACHING e do Livro À PROVA DE CRISE, com uma proposta de trazer o coaching de forma prática e simples ao público em geral.




Rua Conceição de Monte Alegre, 107, Torre B - 10º andar
Conj. 101 B Cidade Monções
São Paulo, SP, 04563-060


2020 - Instituto Life Coaching