Lições de empreendedorismo dadas por Elon Musk

Confira as frases inspiradoras de Elon Musk sobre empreendedorismo



Ser o seu próprio chefe é uma das motivações pelas quais a maioria dos empreendedores persegue esse sonho, além de fazer seu próprio horário e ser bem sucedido financeiramente. Um dos nomes mais conhecidos pelos novos empreendedores é Elon Musk que sempre deixou bem claro em suas entrevistas que para se dar bem no mundo dos negócios é preciso ter foco em um objetivo, traçar metas, arregaçar as mangas e mergulhar no trabalho duro.

Elon Musk e a motivação para empreender

Quem conhece a história desse visionário percebe que tudo o quê o empreendedor tem hoje é fruto do trabalho duro e força de vontade de realizar seus sonhos. Apesar de ter seu nome consolidado no mundo dos negócios, o empresário continua trabalhando e estudando arduamente para se manter no topo. Em suas entrevistas, Musk busca motivar os novos empreendedores a seguirem seus sonhos, mas se dedicarem 100% ao que desejam atingir e assim serem bem sucedidos.

As frases de Elon Musk sobre empreendedorismo

Para Musk, os problemas ao longo do caminho são inevitáveis, mas é importante manter o foco e continuar batalhando pelo que você deseja. Em uma entrevista o empresário afirmou que – “Geralmente, no começo, há muito otimismo e está tudo ótimo. Então você encontra todo tipo de problema e o nível de felicidade começa a cair; você passa por um mundo de dor e, eventualmente, atinge o sucesso – e, na maior parte do tempo, não vai ter sucesso”. Uma de suas empresas, a Tesla, passou próximo do fracasso, porém se recuperou e conforme o empresário, assim que você for bem sucedido finalmente voltará a ser feliz.

Para o empresário, nenhuma tarefa é inferior demais e você precisa estar preparado para realizar tarefas simples, assim como as que demandam mais trabalho. O início de qualquer negócio é brutalmente difícil e o empreendedor precisa estar motivado a passar por isso, caso contrário é melhor nem iniciar o negócio. Buscar críticas é importante para realizar grandes feitos, Musk pontua que uma crítica bem feita com relação ao seu trabalho pode ser tão valiosa quanto o ouro e você deverá buscá-la até mesmo entre seus amigos, já que normalmente as pessoas próximas sabem o que está errado e apesar de não desejarem machucá-lo, são as críticas mais importantes para a sua evolução. Segundo o empresário, um empreendedor precisa se basear na suposição de que está errado e buscar soluções para estar menos errado.

Saber lidar com falhas é outro ponto apresentado pelo empresário em seus ensinamentos “Se as coisas não estão falhando, você não está inovando o suficiente” afirma Musk. Suas duas empresas são do ramo de tecnologia, uma de carros elétricos e a outra no ramo espacial, portanto suas ideias são extremamente inovadoras e isso faz com que Elon Musk fale com propriedade sobre o sistema e suas falhas. Para inovar é preciso sempre pensar fora da caixa e esse sistema apresenta diversas falhas, mas você, como empreendedor, deve adquirir informações o suficiente para contornar as falhas e assim garantir a inovação para seus produtos e o sucesso de sua empresa.


Mario Meireles

Idealizador e Coordenador editorial

Mario Henrique Meireles, 33 anos, é membro da Sociedade Brasileira de Coaching (SBCOACHING) desde 2012. É formado em engenharia pela Universidade e São Paulo - USP - com estágio na SEAS - School of engineering and applied sciences da universidade americana de Harvard. Desde os 23 anos de idade é palestrante e treinador. Seus vídeos e treinamentos já foram vistos por mais de 1 milhão de pessoas online e já treinou mais de 10 mil pessoas em suas palestras em todo o país. O coaching entrou em sua vida como cliente durante a sua atuação como engenheiro e, naturalmente, estava ali determinado uma grande mudança em sua vida ao determinar ser propósito de vida como coach, palestrante e empresário. Sua missão: inspirar pessoas e impactar vidas positivamente com o propósito de mudar o mundo para melhor. É autor da série de livros LIFECOACHING e do Livro À PROVA DE CRISE, com uma proposta de trazer o coaching de forma prática e simples ao público em geral.




Rua Conceição de Monte Alegre, 107, Torre B - 10º andar
Conj. 101 B Cidade Monções
São Paulo, SP, 04563-060


2020 - Instituto Life Coaching