Loja no Instagram: como vender pelo Instagram passo a passo

Agora está bem mais fácil de vender pelo Instagram!



Recentemente, no Instagram, é possível, literalmente, realizar vendas a partir dos posts da rede social. Se você ainda não tem uma loja no Instagram, é melhor garantir logo sua loja. Afinal, o Instagram tem mais de um bilhão de contas ativas, segundo a própria plataforma.

Além disso, 130 milhões de pessoas acessam as publicações de compras todos os meses, de acordo com um estudo realizado em 2018 pelo Facebook IQ.

Consegui te convencer a abrir sua loja no Instagram?

Vamos começar pela habilitação do recurso de vendas no Instagram.

Para ter uma loja no Instagram, você precisa de uma conta comercial e também de uma página do seu negócio no Facebook (ou uma conta no Gerenciador de Negócios). Seus produtos do catálogo do Facebook poderão ser marcados em posts do Instagram, gerando vendas.

Basicamente, o Compras no Instagram é uma ferramenta para vender direto pelo Instagram, exibindo seus produtos nas publicações orgânicas.

A ideia é oferecer uma vitrine que os seguidores explorem seus produtos, compartilhando as ofertas por meio dos story’s e posts do dia a dia.

Ao tocar nos produtos, os seguidores veem descrições detalhadas, mais imagens, itens relacionados e preços, tendo a opção de clicar no link da sua loja para finalizar a compra.
Vale lembrar que os pagamentos ainda não estão disponíveis na plataforma e que as transações devem ser realizadas no seu e-commerce externo.

A função do Compras no Instagram é atrair a atenção dos compradores online e agilizar a conversão. Desse modo, as pessoas podem descobrir sua empresa e produtos, mesmo que não sigam seu perfil.

Antes de mais nada você precisa atender aos seguintes requisitos:
• Ter a última versão do aplicativo do Instagram
• Ter um perfil comercial (ou converter seu perfil pessoal em um perfil de negócios)
• Ter uma conta no Facebook vinculada à sua conta comercial do Instagram, vai precisar cumprir essa etapa antes de criar sua loja (basta ir até seu perfil, selecionar Editar perfil e escolher a opção Página nas informações do negócio. Então, é só selecionar a página do Facebook que será conectada ao perfil, que deve corresponder ao seu negócio)
• Ser administrador de uma página do Facebook ou ter uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook
• Ter uma loja no Facebook ou um catálogo de produtos no Gerenciador de Negócios
• Ter uma empresa que vende bens materiais e está dentro dos mercados aceitos pela plataforma
• Cumprir as políticas comerciais do Instagram.

Computador e celular na mão e vamos para o passo a passo, todo o processo para a criação da loja:

Conectando o Instagram a um catálogo do Facebook

Existem três maneiras de criar esse catálogo: a partir de uma página de loja no Facebook, por meio do Gerenciador de Negócios ou por meio de plataformas parceiras.

Para criar o catálogo, você precisará instalar o aplicativo Facebook Anúncios Dinâmicos em sua loja.

1. No painel, siga pelo caminho Soluções > Aplicativos > Facebook Anúncios Dinâmicos e clique em Instalar.

2. Você verá 2 opções. Para que todos os produtos da loja apareçam no catálogo, deixe marcada a opção anunciar todos os produtos da loja. Já se você quer escolher os produtos que vão compor o catálogo individualmente, deixe marcada a opção anunciar apenas os produtos da lista e selecione os produtos na lista.

3. Clique em Salvar Alterações para ativar o aplicativo.

4. Após salvar as alterações, você deve gerar a URL do Link do XML. Basta clicar para gerar a nova URL. Se ela já aparecer, basta copiar a URL.

Habilitar a guia Loja em sua fanpage

Para conseguir enviar seu catálogo para o Facebook, será necessário habilitar a funcionalidade de Loja em sua fanpage.

1. Acesse sua fanpage e no menu superior clique em Configurações.

2. No menu lateral esquerdo, clique em Modelos e guias. Na seção Modelos, certifique-se de que o modelo aplicado é Compras. Isso habilitará a guia Loja em sua fanpage.

3. Volte para a página inicial de sua fanpage, e no menu lateral esquerdo clique na guia Loja. Marque que concorda com os termos e políticas, e clique em Continuar para prosseguir.

4. Na próxima tela, marque a opção finalizar a compra em outro site, pois queremos que o comprador vá para sua loja completar a compra. Clique em Continuar e escolha a moeda oficial de sua loja, Real brasileiro. Clique em Salvar.

Enviando o catálogo para o Facebook

Após habilitar a guia Loja em sua fanpage, a estrutura do seu catálogo já estará pronta, agora precisamos enviar os produtos

1. Acesse o Gerenciador de negócios do Facebook, e no menu principal clique em Catálogos, na seção Ativos.

2. Você verá uma lista, que provavelmente só terá um catálogo criado, com 0 produtos. Clique sobre ele.

3. Agora, precisamos enviar o link do XML para o Facebook. No menu lateral direito, clique em Fontes de dados de produtos.

4. Clique em Adicionar produtos. Depois, clique na opção Use Data Feeds, e em seguida em Next.

5. Agora, você deve configurar o catálogo da seguinte forma:
• Como você deseja carregar o seu feed de dados? – marque a opção definir uma programação;
• Adicione uma URL de feed de dados – no campo disponível, cole a URL;
• Adicione seus detalhes de login da URL de feed de dados (opcional) – deixe em branco;
• Programe seus carregamentos automáticos – marque a opção A cada hora. O horário você pode deixar como está, só garanta que o GMT está em -3;
• Insira o nome do feed de dados – coloque um nome de fácil identificação do seu feed;
• Selecionar a moeda padrão – mude para BRL – Real brasileiro.
Clique em Start Upload para iniciar a importação dos produtos.

6. Após a conclusão da importação, clique em ver produtos, para visualizar os produtos importados para o Facebook.
Você verá os produtos que estão no catálogo. Para visualizá-los em sua fanpage, vá até ela e clique na guia Loja.

Marcando os produtos no Instagram

Como falei antes, para conseguir marcar os produtos, sua conta no Instagram precisa ser comercial.

1. No Instagram, acesse as configurações de sua conta e clique em Empresa.

2. Em seguida, clique em Cadastre-se para comprar e siga os passos para liberar a funcionalidade. A liberação do Instagram Shopping em sua conta pode demorar algumas horas ou alguns dias. Essa liberação depende do Instagram.

3. Com a funcionalidade liberada, clique para adicionar uma nova foto, e faça as edições que considerar necessárias.

4. Na última etapa, selecione a opção marcar produtos, e depois clique sobre a imagem para escolher onde a TAG aparecerá. Funciona de forma parecida com a que você marca pessoas em suas fotos.

5. Provavelmente, não aparecerá imediatamente seu catálogo. Clique em Conectar um catálogo para continuar.

6. Selecione na lista o catálogo que você acabou de criar e clique na seta para voltar.

7. Logo em seguida, você verá a lista de produtos em seu catálogo. Os produtos poderão aparecer como em análise ou o exibir o preço. Mesmo que estejam em análise você pode marcá-lo na foto.

8. Pronto, o produto estará com a TAG do Instagram Shop e seus clientes poderão seguir para sua loja e completar o pedido!

Bons negócios e até o mês que vem!


Nany Martins

Mentora e Executiva

Mentora, executiva e especialista em estruturação de negócios, Nany Martins, em seus 15 anos de experiência no mercado financeiro, se destacou e ganhou prêmios como executiva de inteligência de mercado. Formada em Administração de Empresas, pós-graduada em Finanças, com MBA em Negócios Internacionais e International Professional Master Coach - Institute of Coaching Professional Association (ICPA), órgão afiliado à HARVARD MEDICAL SCHOOL




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