Manter-se ativo no mercado profissional é um dos caminhos para a longevidade, diz especialista

Número de pessoas acima dos 65 anos já superou a parcela de crianças entre zero e quatro anos, aponta pesquisa



Não é surpresa que o número de pessoas idosas vem crescendo ultimamente. Dados recentes divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU) revelaram que essa parcela da população já soma 705 milhões, superando o número de crianças de até quatro anos. A projeção para 2050 é de que a proporção seja de duas pessoas acima de 65 anos para uma entre zero e quatro anos.

Diante dessa nova tendência mundial, as relações no mercado de trabalho devem mudar nos próximos anos, já que um dos caminhos para viver mais é se manter ativo, segundo o neurocientista Jô Furlan.

“Em pesquisas acadêmicas, observei como as pessoas têm uma queda importante de suas condições mentais (capacidade cognitiva) quando reduzem drasticamente ou param com suas atividades, em especial as profissionais”, explica o especialista.

Para Furlan, pessoas com experiência de vida apresentam maiores condições de continuar produzindo e gerando resultados nos dias de hoje. O que acontece é que as oportunidades no âmbito profissional vão se tornando escassas, o que os força a abrir seus próprios modelos de negócio.

Empreendedorismo Sênior

O programa Empreendedorismo Sênior surgiu de uma parceria feita por Furlan e o empresário Paulo Sérgio Souza, e tem como principal objetivo ajudar a população mais idosa a se manter ativa. “Estamos ajudando pessoas a aproveitarem a fase como uma grande oportunidade para fazerem o que sempre quiseram, algo que lhes dê mais prazer e, de quebra, proporcione uma nova fonte de renda”, afirma o neurocientista.

Souza também destaca outros benefícios do programa, que vão desde a prevenção de doenças, como demência, síndrome do pânico, ansiedade e depressão, a rendimento financeiro: “É algo que, sobretudo, impacta diretamente na economia do país, com geração de receitas provenientes de tributos e empregos”, pontua o empresário.

Diana Cheng – Portal Money Times





NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching