Algumas empresas desenvolvem novos produtos com novas marcas com objetivo de fazer os clientes se lembrarem de seu produto. Um bom exemplo disso, uma marca de amaciante de roupas e uma para sabão em pó.
Por outro lado, algumas empresas acreditam que seus produtos são excelentes. Portanto, usam apenas uma marca para todos os produtos, poupando gastos entre outros propaganda.
Em vez de pagar 10 vezes por 10 produtos, pagam uma única vez por 10 produtos.
MARCA GUARDA-CHUVA = TUDO COM A MESMA MARCA
Um ótimo exemplo disso é a Johnson & Johnson. Uma empresa que se utiliza dessa estratégia deve estar certa de que seu produto não é apenas bom, mas o melhor, pois essa estratégia é uma faca de dois gumes.
A vantagem é a economia de investimentos em marketing. Os clientes passam a confiar mais na marca, considerando que o primeiro produto seja bom, o consumidor acredita que o segundo também seja da mesma qualidade.
Por outro lado os clientes podem deixar de confiar na marca. Se houver um problema com um produto. Além de afetar a vendas dos próximos produtos.
Já a marca própria, é a criação de uma nova marca. Os clientes tem a sensação de que a nova marca é mais barata, mas com a mesma qualidade quando comparada a outra.
Você já deve ter visto nos hipermercados produtos com a marca própria, isso agrega valor na marca considerando o varejo, além do consumidor poder ter produtos de qualidade com menor preço.
Grande partes dos hipermercados usam os mesmos fabricantes de marcas famosas para fabricar seus produtos. Vale apena dar aquela olhadinha atras das embalagens.
Espero que eu tenha tirado suas duvidas sobre o que é marca guarda-chuva, até o mês que vem.
Mentora e Executiva
Mentora, executiva e especialista em estruturação de negócios, Nany Martins, em seus 15 anos de experiência no mercado financeiro, se destacou e ganhou prêmios como executiva de inteligência de mercado. Formada em Administração de Empresas, pós-graduada em Finanças, com MBA em Negócios Internacionais e International Professional Master Coach - Institute of Coaching Professional Association (ICPA), órgão afiliado à HARVARD MEDICAL SCHOOL
Desenvolvimento de lideranças como pilar estratégico do negócio
A demanda global por engenheiros, de todos os setores, no exterior cresce diariamente
Uma das coisas que precisamos estar bastante atentos é no mensageiro das notícias (postagens e mensagens) que recebemos.
NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300
2022 - Instituto Life Coaching