O ontem e o amanhã, existem!

Tudo, acontece no presente



Ao pensarmos na constante e contínua transformação da vida, vamos constatar algo maravilhoso: A formação do passado, nosso histórico e nossa história, e do futuro, nosso anseio e perspectiva, é estabelecida dia a dia.

Como podemos gerar uma busca saudável com um aproveitamento excelente do nosso maior patrimônio (tempo)? Esta, sem dúvida, é uma das perguntas que costumo denominar de pergunta-chave.

Todos sabemos as fases de uma construção, quer seja física, mental, emocional e/ou espiritual. No entanto, vamos utilizar a partir daqui um pequeno roteiro, com as perguntas seguintes, que nos auxilie toda vez que precisarmos construir algo de forma prática e objetiva. São elas: O que construir (objetivo/alvo)? Porque construir (necessidade/desejo)? Onde construir (lugar/espaço)? Quando construir (início/término)? Como construir (projeto/plano)? Para que construir (aspiração/anseio)? Para quem construir (usuários/beneficiários). 

O que construir?

Todos somos autores. Tudo é uma obra. Cada coisa que realizamos, é uma obra que geramos. Todos os dias estamos gerando pequenas coisas e algumas delas poderão se tornar imensas na continuidade da vida.

Há construções que vão se iniciar de forma natural, mas na maioria das vezes será intencional. Teremos que estabelecer um objetivo/alvo.

Podemos e, por certo, construiremos uma formação acadêmica, profissional, empreendedora, familiar, etc. 

Porque construir?

Basicamente, as duas coisas que nos motivam, os seja, nos movem, são necessidade e desejo.

Ao construirmos algo podemos fazê-lo harmonizando nossos desejos com nossas necessidades ou não.

Quando o desejo e a necessidade estão alinhados tudo se torna mais realizável.

O nosso tempo disponível é o mesmo, ou seja, vinte e quatro horas diárias. 

Por mais excelentes que sejamos, teremos que fazer tudo dentro do tempo disponível já referido.

Para cada formação, pessoal, profissional, empreendedora, familiar, etc. teremos um consumo de tempo.

Não conseguiremos construir tudo, simultaneamente. Então, teremos que estabelecer prioridades.

Para isto usaremos a seguinte indagação: o que faço agora e o que programo para mais adiante?

Onde construir?

Nos dias atuais é incoerente, ao pensarmos em construir algo, não considerarmos os lugares físicos e os espaços virtuais (digitais).

Em se tratando de lugares físicos, podemos indagar: é no bairro, na cidade, no estado, no país, ou, simplesmente, em casa?

No caso de digital, as indagações podem ser: redes sociais, blog, site, podcast, vídeo, etc.

Para condicionamentos físicos, construiremos no corpo, para pensamentos, na mente, para sentimentos, no coração e para entendimentos, na alma. 

Quando construir?

Um dos meus amados filhos me disse uma vez: pai, é preciso saber esperar. Hoje, vou substituir essa frase por: é preciso saber começar e, também, terminar.

A formação de uma agenda (cronograma) é algo que pode nos ajudar de forma extraordinária. O estabelecimento de datas para início e, quando possível, para o término de algo é uma ação determinante e decisiva para o alcance dos nossos objetivos.

A construção de algo é uma jornada que deve ter o seu primeiro passo (início) definido para uma data previamente estabelecida.  

Como construir?

Tudo (expressão), começa num projeto mental e em seguida se torna documental, de alguma forma. Pode ser num orçamento solicitado, numa nota fiscal emitida, até mesmo num pequeno bilhete de recado emitido.

Com o plano não é diferente. Pode seguir o mesmo histórico do projeto. Tem projeto de construções que tiveram sua elaboração feita por um engenheiro, através do desenho de uma planta, que nunca se concretizaram totalmente.

Sabemos de outros projetos e planos que foram apenas pensados e que com a determinação e decisão do seu autor, mesmo sem a elaboração técnica, se concretizaram.

Vivemos um tempo em que encontramos passo a passo para tudo, na internet. O como fazer não é mais um segredo, para maioria das coisas.

Para que construir?

O motivo pelo qual nos dispomos a construir um negócio pode ser a necessidade e o desejo de termos uma renda própria. 

No entanto, caso pensemos em construir esse mesmo negócio para satisfazer necessidades e desejos do mercado, ou seja, das pessoas que serão alcançadas, estaremos construindo algo com uma aspiração (anseio) relevante para todos.

Para quem construir?

Pensemos na construção de um parquinho com escorregador na pracinha da rua. Por certo os usuários diretos são as crianças, mas os pais serão beneficiários, ou seja, usuários indiretos.

Em tudo que construirmos devemos pensar nos usuários diretos e indiretos (beneficiários).

O nosso presente define o nosso ontem e prepara o nosso amanhã. O que fazemos ou deixamos de fazer, a cada dia, constrói, ou não, o nosso ontem e estabelece, ou não, o alicerce, a estrutura que se tornará a imagem construída para o nosso amanhã.

Sendo o nosso ontem e o nosso amanhã definidos, estabelecidos e concretizados no hoje, eles, sem dúvida, existem.

Se desperdiçamos o nosso presente, não construímos o nosso melhor passado (histórico e história) e não projetamos o nosso melhor futuro (anseio e perspectiva).

No próximo artigo, traremos 03 (três) ações estruturadoras do êxito, 04 (quatro) fases para uma construção bem sucedida e 03 (três) sugestões de programas para o seu negócio.

 

 


Osmar Marinho

Consultoria Empresarial

Iniciou no SEBRAE, como Técnico estagiário, em 1983, em seguida, atuou como Assistente de RH, Auditoria Interna, Administrativo de Vendas, Coordenador de Vendas, Coordenador de RH, Gerente Administrativo, Gerente Operacional, Consultor Técnico, Consultor de Administração, Consultor Empresarial. Escreveu e publicoui de forma independente os livros CHAMADO PARA VENCER e o 7 JOÃOZINHOS 7 MARIAZINHAS - TRANSFORMANDO ATITUDES EMPREENDEDORAS EM SUCESSO. Seu maior objetivo é cumprir seu juramento de honrar a sua profissão de administrador ajudando a transformar pessoas, empresas e a sociedade, deixando um legado digno de sempre se importar com todos, sem acepção. Linkledin: linkedin.com/in/osmar-marinho-de-santana-21493972




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching