O Plano de Negócios que Fará Qualquer Investidor “Comprar” a sua Ideia

Você sabe o que investidores buscam em um plano de negócio antes de abrir a carteira para investir em um projeto?



Se você ainda não me conhece vou me apresentar, me chamo Nany Martins, sou a CEO da empresa Awee Business. Por 16 anos eu trabalhei no mercado financeiro, encerrei minha carreira como “empregada” atuando como especialista em estruturação de negócios e abri a minha própria empresa fazendo o mesmo trabalho, mas com um porém, ela foi desenhada para Micro e Pequenos negócios, ajudando o pequeno empresário(a) a crescer, afinal, o rico já está rico rs.

Eu analisava projetos milionários antes dos meus clientes investirem. Tantos anos nessa área me deram um “pouquinho” de noção de como funciona a cabeça de um investidor.

Vou te dar algumas dicas do que não pode faltar em um Business Plan para apresentação do seu negócio para um investidor ou até mesmo grandes agentes financeiros, como: bancos e o próprio BNDES.

1- Resumo Executivo

Escreva esta seção por último, para que possa resumir os pontos mais importantes de seu plano de negócios.
Forneça uma descrição concisa e positiva de sua empresa, incluindo os objetivos e as realizações. Por exemplo, se sua empresa já estiver estabelecida, considere descrever qual era seu objetivo inicial, como as metas foram realizadas até o momento e o que ocorrerá no futuro. Se for uma nova empresa, resuma suas intenções, como e quando você pretende realizar os objetivos e como você acha que conseguirá superar os principais obstáculos (como a concorrência).
Você também pode optar por usar os quatro subcabeçalhos seguintes para organizar e ajudar a apresentar as informações em seu resumo executivo.

2 – Destaques

Resuma os principais destaques de seu negócio. Por exemplo, você pode incluir um gráfico mostrando as vendas, as despesas e o lucro bruto de vários anos.

3 – Objetivos

Por exemplo, inclua um cronograma das metas que você espera atingir.

4 – Missão da empresa

Se sua empresa tem uma declaração de missão, inclua-a aqui. Inclua também quaisquer pontos essenciais sobre o seu negócio que não tenham sido apresentados em nenhum outro lugar do resumo executivo.

5 – Chaves para o sucesso

Descreva fatores exclusivos que ajudarão seu plano de negócios a obter sucesso.

6 – Descrição do negócio

Faça uma descrição positiva, concisa e baseada em fatos de seu negócio: o que vocês fazem e o que os torna únicos, competitivos e bem sucedidos.
Descreva as características especiais que fazem a sua empresa ser atraente para possíveis clientes e identifique os principais objetivos e metas de sua empresa.

7 – Produtos e serviços

Descreva seus produtos ou serviços e porquê há uma demanda por eles. Qual é o mercado em potencial? Como eles beneficiam os clientes? O que em seus produtos ou serviços lhe dá uma vantagem competitiva?
Se você está vendendo várias linhas de produtos ou serviços, descreva o que está incluso. Por que você escolheu este conjunto de ofertas? Como você ajusta essas ofertas para responder às demandas do mercado?
Para empresas que vendem produtos: você tem ou precisa de controle de inventário? Você precisa considerar o “tempo de espera” ao pedir novos itens? Você precisa de um sistema de auditoria ou de segurança para proteger seu inventário?

Ponto de atenção:
Se seus produtos e/ou serviços são mais importantes do que o local, coloque este tópico sobre os tópicos Local e Horário de funcionamento.
Se estiver oferecendo apenas produtos ou apenas serviços, exclua a parte deste cabeçalho que não se aplica ao seu negócio.

8 – Gerenciamento

Como seu histórico ou experiência o ajudará a tornar este negócio um sucesso? Quão participativo você será e que áreas de gerenciamento você delegará a outras pessoas?

Descreva qualquer outra pessoa que está/estará gerenciando seu negócio, incluindo o seguinte:

· Quais são suas qualificações e histórico? (Você pode incluir os currículos no Apêndice.)
· Quais são seus pontos fortes ou áreas de experiência que dão suporte ao sucesso de sua empresa?
· Quais são suas responsabilidades? Elas estão definidas claramente? (Especialmente importante em casos de sociedades.)
· Quais habilidades sua equipe de gerenciamento não tem e que precisa ser fornecida por fontes externas ou com novas contratações?

Se seu negócio tem funcionários, descreva a hierarquia. Qual treinamento e suporte (como um manual das políticas da empresa) você dará aos funcionários? Você oferecerá algum incentivo aos funcionários que melhorará o crescimento de sua empresa?
Se seu negócio é uma franquia, que tipo de auxílio você espera, e por quanto tempo? Inclua informações sobre os procedimentos operacionais e orientações relacionadas que tenham sido fornecidas a você pelo franqueador.

Outros pontos importantes que não podem faltar no seu business plan:

• Gerenciamento financeiro
• Resumo inicial/sobre aquisição
• Marketing
• Análise de mercado
• Segmento de mercado
• Concorrência
• Preços
• Publicidade e promoção
• Estratégia e implementação
• Despesas iniciais
• Determinando o capital inicial
• Fluxo de caixa
• Declaração da projeção de renda
• Declaração sobre lucros e perdas
• Balanço
• Previsão de vendas
• Análise do ponto de equilíbrio
• Documentos variados

O plano precisa demonstrar a paixão dos empreendedores pelo negócio. Pode parecer algo subjetivo, mas o ele precisa deixar explícita a confiança que os empreendedores têm no mercado, no negócio que estão propondo e na sua capacidade de execução. Tudo isso é claro, sem deixar parecer excesso de confiança.

 

 


Nany Martins

Mentora e Executiva

Mentora, executiva e especialista em estruturação de negócios, Nany Martins, em seus 15 anos de experiência no mercado financeiro, se destacou e ganhou prêmios como executiva de inteligência de mercado. Formada em Administração de Empresas, pós-graduada em Finanças, com MBA em Negócios Internacionais e International Professional Master Coach - Institute of Coaching Professional Association (ICPA), órgão afiliado à HARVARD MEDICAL SCHOOL




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