O que você pode aprender sobre empreendedorismo com Elon Musk?

O quê Elon Musk pode contribuir para aguçar seu espírito empreendedor



Na última década o termo empreendedorismo vem se tornando popular e é uma alternativa para aqueles que desejam se tornar seus próprios chefes e não manter vínculos com empresas de terceiros. O acesso a materiais sobre a manutenção de um negócio, cursos ministrados pelo SEBRAE e empresários que buscam motivar novos empreendedores tem se tornado um mercado lucrativo e está movimentando a economia. As pessoas estão saindo da zona de conforto e arriscando, abrir um negócio é um passo importante e deve ser bastante estudado para que o retorno seja satisfatório.

Como Elon Musk pode ajudar a iniciar um negócio?

É inegável que um dos nomes mais comentados quando se procura sobre empreendedores de sucesso é Elon Musk. Sua trajetória já foi apresentada em outros artigos e você deve, sim, se inspirar na carreira de Musk, afinal, ele construiu seu império com muito trabalho duro e o mantém com esforço. Sua carga semanal de trabalho varia entre 80 horas a 100 horas e em muitas entrevistas o empresário diz que isso é o que o diferencia de pessoas que pretendem trabalhar apenas 40 horas semanais, pois um empreendedor nunca para de trabalhar caso queira ter sucesso em sua empreitada.

Estudar é preciso

Outro ponto bastante abordado por Musk em suas entrevistas é que ele nunca para de estudar, é sempre bom se manter ativo e antenado nas novidades do mercado, aprimorando seus produtos e conseguindo avançar na tecnologia. As empresas gerenciadas por Elon Musk são de áreas diversificadas e todo o conhecimento que ele adquire em suas buscas é adaptado para finalidade que ele deseja, sempre com multidisciplinaridade.

Ter foco é essencial

Muitas pessoas iniciam um negócio sem fazer análise de mercado e acabam tendo que desistir de seu sonho por não ter criado uma fundação boa para a empresa. Por isso é importante, assim como em todas as áreas da vida, pesquisar, ver se há a aceitação do público para seu produto ou serviço, ter um bom capital para investimento (este que só terá retorno alguns anos depois) e foco, pois nem sempre os negócios irão ter um retorno positivo logo no início, por isso é bom manter os pés no chão e ter uma noção de onde você, como empreendedor, quer chegar e não desistir até chegar lá.

Conhecer todos os processos da empresa é indispensável

A exemplo de Elon Musk, que mantém algumas empresas e conhece o processo de cada uma delas, é importante saber tudo o que acontece em seu negócio. Caso tenha pessoas que trabalhem para você, é necessário verificar como o trabalho está sendo feito e aprender a fazê-lo em caso de necessidade. Controle é um termo bastante presente no gerenciamento de Musk, que divide sua rotina entre as empresas que trabalha, e busca saber tudo o que acontece na Tesla e na SpaceX, desde os avanços até os eventuais problemas que acontecem com seus funcionários.


Mario Meireles

Idealizador e Coordenador editorial

Mario H Meireles, atua como Life Coach desde 2012 e é apaixonado por desenvolvimento humano desde sempre. Fundador do Instituto Life Coaching, sua missão é difundir a paixão pelo conhecimento em todas as áreas da vida. Com 7 livros publicados, diariamente treina, mentora e inspira pessoas em todo o planeta. Encontrar sua missão causou uma grande mudança de rumo em sua trajetória e, hoje, auxilia pessoas que estão na mesma transição e despertar. Formalmente, é formado em Engenharia pela Universidade de São Paulo (USP) com estágio na SEAS - Schhool of Engineering and Applied Sciences da Universidade Americana de Harvard.




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching