Planejamento Estratégico de Negócios

Como desenvolver um cronograma de atividades para implantar o planejamento estratégico de negócios?



A pessoa que pretende assumir a roupagem de empreendedor deve, antes de qualquer coisa, acreditar 100% na sua ideia, que será transformada em negócio. Existirão tentações ao longo do percurso que colocarão à prova suas verdadeiras virtudes e fraquezas.

O empreendedor, é ao mesmo tempo, o diretor financeiro e o operacional.

Afinal, um grande empresário(a) além de dominar o serviço ou sobre o nicho também precisa ser criativo e inovador. Somente assim, será reconhecido e admirado pela concorrência e, principalmente, pelo público.

Para compor a estratégia, abaixo os passos para ajudarem o empreendedor(a) na implantação de um Planejamento Estratégico de Negócios:

  1. Definir o objetivo e o foco da empresa.
  2. Descrever a ideia, através dos produtos e serviços a serem oferecidos ao mercado.
  3. Apresentar o diferencial competitivo.
  4. Descrever os pontos fracos e fortes, seus e dos concorrentes.
  5. Apresentar o segmento de mercado pretendido.
  6. Descrever as informações gerais sobre os fornecedores e concorrentes.
  7. Descrever a cadeia de suprimentos da futura empresa.
  8. Apresentar os requisitos técnicos para os gestores e empregados.
  9. Apresentar a análise de viabilidade financeira.
  10. Descrever a origem (fontes) e destino (usos) dos recursos financeiros do empreendimento.
  11. Apresentar o demonstrativo de resultados contendo a lucratividade e a rentabilidade do negócio, e ainda, o prazo de retorno esperado.
  12. Apresentar o fluxo de caixa do empreendimento para no mínimo 3 anos.

O planejamento estratégico funciona como um guia para os negócios. Esse sistema ajuda a definir objetivos e, com base neles, determinar um caminho rumo ao sucesso. Parece bom, né? E o melhor é que qualquer empresa pode se beneficiar, independentemente do segmento e porte.

Bons negócios!


Nany Martins

Mentora e Executiva

Mentora, executiva e especialista em estruturação de negócios, Nany Martins, em seus 15 anos de experiência no mercado financeiro, se destacou e ganhou prêmios como executiva de inteligência de mercado. Formada em Administração de Empresas, pós-graduada em Finanças, com MBA em Negócios Internacionais e International Professional Master Coach - Institute of Coaching Professional Association (ICPA), órgão afiliado à HARVARD MEDICAL SCHOOL




NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300


2022 - Instituto Life Coaching